Destaque
Programa Santa Rosa Mais Bela incentiva a adoção de espaços públicos em Santa Rosa

Desde 2024, as empresas e instituições de Santa Rosa têm a oportunidade de contribuir para a preservação e manutenção dos espaços públicos da cidade por meio do programa Santa Rosa Mais Bela. Instituído pela Lei 5.430/18 e alterado pela Lei 5.855/24, o programa permite que empresas adotem parques, praças e outros locais públicos, promovendo melhorias e revitalizações. Para formalizar essa parceria, é necessário a celebração de um termo de cooperação entre as partes envolvidas.
De acordo com o programa, são passíveis de adoção uma variedade de espaços públicos, incluindo parques, praças, jardins, rótulas, pontos de abrigo de ônibus, e outros elementos de bens públicos, como quadras esportivas, monumentos e até mesmo mobiliários urbanos como bancos, pergolados e placas indicativas. Essa iniciativa busca além de embelezar a cidade, também proporcionar locais mais seguros e acessíveis para a comunidade. Nesta semana, a empresa Multicar Manutenção Automotiva entregou para a Prefeitura, um abrigo de ônibus no bairro Timbaúva. A empresa adotou o local e investiu mais de 12 mil reais para revitalizar o espaço, que agora conta com nova iluminação e uma tomada para carregar aparelhos celulares, proporcionando mais conforto para os usuários do transporte público. Além disso, outra parada de ônibus já foi adotada pela empresa Parktur, localizada no Centro, entre a Caixa Econômica Federal e o Supermercado Nacional.
Para empresas ou instituições interessadas em adotar um espaço público, o processo é simples. Elas devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, apresentar uma proposta detalhada especificando o local a ser adotado e aguardar a análise da secretaria. A proposta será deferida ou não conforme os critérios estabelecidos. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder, destaca que no conceito de Cidades Inteligentes existe uma fase que se chama “Compartilhada”, que é quando se tem um grau de maturidade dos cidadãos, que de forma voluntária, ajudam na gestão dos bens ou problemas das cidades. A adoção de espaços públicos, é um exemplo disto, “Essa é uma ação que visa engajar o setor privado, além de moradores e empresários, na melhoria da nossa cidade, ao mesmo tempo em que oferecem visibilidade para seus produtos e serviços. O programa é uma oportunidade de participação ativa na transformação da cidade, contribuindo para o desenvolvimento de Santa Rosa e o bem-estar dos nossos cidadãos”.
Ao adotar um espaço, a empresa poderá também divulgar seus produtos e serviços, promovendo sua marca por meio de publicidade, como banners, placas ou outras formas de comunicação, conforme as regras estabelecidas pela legislação municipal.
Destaque
Ação solidária com galetos neste sábado busca ajudar santa-rosense em tratamento pós-cirúrgico

No dia 14 de março, Fernando Schmidt passou por uma cirurgia de grande porte. O que todos esperavam ser um processo de recuperação difícil, mas administrável, acabou se tornando um verdadeiro desafio. “Nós sabíamos que a cicatrização não seria fácil, mas não imaginávamos que chegaria a esse ponto”, conta Fernando.
No início, os curativos eram simples — apenas gases e esparadrapo. No entanto, a intensa secreção fez com que o tratamento básico não fosse suficiente. Isso resultou em uma infecção, abertura dos pontos e, em pouco tempo, Fernando estava com um corte de mais de 30 centímetros aberto na perna.
Foi então que surgiu uma nova esperança: o Tratamento por Pressão Negativa (TPN), também conhecido como curativo a vácuo. “Nos primeiros sete dias, o curativo drenava cerca de 800ml de secreção por dia. Desde então, sigo com esse tratamento, que tem ajudado muito, mesmo que de forma bem gradativa”, explica.
Esse tipo de tratamento é relativamente novo na medicina e ainda não é coberto pelo SUS, o que significa que todos os custos precisam ser pagos de forma particular. Para seguir com a recuperação, Fernando e seus amigos o estão organizando uma ação solidária.
Ação com venda de galetos será neste sábado na Vigor
Neste sábado, será realizada uma venda de galetos na Vigor com o objetivo de arrecadar fundos para o tratamento. Os cartões estão à venda no Papa Burguer, na própria Vigor, ou diretamente com Fernando, pelo WhatsApp (55 9 9222-8665) e Instagram (@schmidt_com_schmidt).
“Tenho uma turma de amigos e familiares que estão me apoiando muito. Eles têm sido essenciais nas vendas e na organização. Algumas empresas da região também estão contribuindo para que tudo aconteça da melhor forma”, agradece Fernando. “Sou muito grato por todos!”, finaliza.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Santa Rosa amplia serviços de reabilitação auditiva e intelectual com anúncio de novo prédio do CER II

A Prefeitura de Santa Rosa anunciou uma grande novidade para a área da saúde. Foi assinada a ordem de início da construção do novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual – CER II. Com investimento superior a R$ 5 milhões, repassados pelo Ministério da Saúde, a nova sede vai qualificar o atendimento especializado para pessoas com deficiência, beneficiando não apenas o município, mas outras seis cidades da região Noroeste.
Após uma década da implantação do CER II em Santa Rosa, o serviço referência em reabilitação auditiva e intelectual vai ganhar uma nova estrutura. O prefeito Anderson Mantei assinou a ordem de início para as obras da nova sede do centro, que será construída em uma área total de 1.430,89 m², localizada na Rua Germano Dockhorn, ao lado do CRAS de Cruzeiro, “Essa é uma obra que simboliza cuidado, respeito e investimento em quem mais precisa. É uma conquista para Santa Rosa e toda a região”, enfatizou o prefeito.
O projeto foi elaborado pela equipe de arquitetos e engenheiros da Prefeitura e prevê uma infraestrutura moderna, pensada para acolher e qualificar ainda mais os atendimentos. Serão 10 salas de consultório e 6 salas de terapias que permitirão o desenvolvimento de atividades práticas, ações em grupo e estimulação precoce. O prédio contará ainda com vestiários, sanitários com acessibilidade, fraldários, depósito, almoxarifado, copa, sala de reuniões, recepção, sala administrativa, sala de audiometria com tratamento acústico completo e um auditório com capacidade para 36 pessoas.
Um dos grandes diferenciais do novo espaço está no atendimento ao público com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As salas destinadas a esse grupo receberão tratamento acústico especial, e as áreas de atividade prática e estimulação precoce contarão com estruturas metálicas para atividades suspensas, trabalhadas pelos profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional. Segundo o Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, a nova sede representa um avanço importante na qualidade do atendimento, “Cada profissional terá sua própria sala de atividades, o que vai permitir um cuidado mais individualizado e uma qualificação ainda maior nos serviços oferecidos aos nossos usuários”. A previsão de conclusão da obra é de 540 dias, conforme estipulado em contrato.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Governo Municipal de Três de Maio firma parceria com Instituto Refatti em projeto de voleibol

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, deu um importante passo na valorização do esporte entre os jovens da cidade ao firmar um acordo de prestação de serviço com o Instituto Refatti. A parceria foi oficializada nesta quarta-feira, 16 de abril, com a assinatura do contrato pelo prefeito Marcos Corso e o representante legal do Instituto, Willian Reffatti – R19.
O projeto piloto, que será desenvolvido na EMEF Germano Dockhorn, atenderá 20 crianças da rede municipal, com idades entre 10 e 12 anos, de ambos os sexos. As atividades ocorrerão no contraturno escolar, sempre às quartas-feiras, na quadra esportiva da escola. A iniciativa segue até dezembro de 2025.
O principal objetivo é fomentar o interesse e ampliar a prática do voleibol, esporte olímpico em constante crescimento entre os alunos e que Três de Maio leva um histórico de orgulho em atletas do esporte. A proposta surgiu da observação da crescente demanda pela modalidade na escola, e visa não apenas ao desenvolvimento esportivo, mas também à transformação social e pessoal das crianças envolvidas.
O Governo Municipal tem a intenção de expandir o projeto futuramente, tanto em número de beneficiados quanto em abrangência, levando a iniciativa para outras escolas da rede municipal.
A parceria representa mais um passo concreto na valorização do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento de crianças e adolescentes, reforçando o compromisso do Governo Municipal com o ensino de qualidade.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM