Professores brasileiros realizam chamada por reconhecimento facial – Portal Plural
Connect with us

Ensino

Professores brasileiros realizam chamada por reconhecimento facial

Publicado

em



 

Aplicativo com inteligência artificial usado foi criado em laboratório do próprio Instituto

Professores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão usando um novo método para realizar as chamadas dos alunos. Por meio do aplicativo IAmHere, que utiliza inteligência artificial, eles realizam as chamadas em sala de aula usando reconhecimento facial. A tecnologia assegura o controle de presença com mais rigidez e reduz o tempo para verificar quais alunos assistiram à aula.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções (Leds) do Ifes, Campus Serra. Ele foi pensado por professores do próprio laboratório e desenvolvido por quatro alunos do curso de graduação em Sistemas de Informação e do curso técnico em Informática. O app está em uso no instituto desde abril deste ano.

O coordenador do projeto e professor de Engenharia de Software, Fabiano Borges Ruy, afirmou que o objetivo principal é otimizar o tempo do professor dentro da sala de aula. “Uma chamada convencional que dura de 3 a 5 minutos é reduzida para 20 a 30 segundos”, disse. A tecnologia também armazena todas as informações, o que concede ao professor a possibilidade de conferir as presenças posteriormente.

Como funciona?
O cadastro dos alunos pode ser feito tanto com uma foto coletiva quanto individual. Alunos e professores podem cadastrá-las no aplicativo, que requer apenas o nome e o número de matrícula do estudante. A partir das fotos que são inseridas, o sistema é treinado para reconhecer as faces dos jovens.

Durante as chamadas, os professores abrem o aplicativo e pedem para os alunos olharem para a câmera de seu celular. Ao tirar uma foto da turma, o app identifica a face dos alunos presentes e as compara com as imagens cadastradas no sistema. Após confirmar a presença, os estudantes recebem uma notificação em seus telefones que ratificam o registro do comparecimento.

Atualmente, o IAmHere é utilizado por dois professores em turmas de tamanhos variados. Além disso, está em procedimento a integração do aplicativo com o sistema acadêmico do Ifes, fazendo com que os registros de frequência sejam transferidos diretamente para o sistema oficial da instituição.

Ampliação
Fabiano explicou que, inicialmente, o objetivo do projeto era dar início a vivência prática aos alunos, mas como a ideia foi um sucesso quase instantâneo, a intenção agora é ampliar sua utilização dentro da instituição e fora dela.

“O IAmHere está bem focado no registro de frequência em sala de aula, onde as pessoas estão juntas e têm o interesse de serem identificadas. Esses outros exemplos podem se tornar reais por meio de outras aplicações da tecnologia utilizada”, afirmou o professor.

Fonte: A Gazeta

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

CMEI Caminhos Inovadores de Três de Maio recebe impressora 3d

Publicado

em



Equipamento será utilizado pelos alunos do Programa Robótica Espacial

Na manhã de sexta-feira, 8 de outubro, o Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) Caminhos Inovadores recebeu uma impressora 3D, para ser utilizada no Programa Robótica Espacial, do governo federal.
A iniciativa é da Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira.

Conforme a secretária de Educação, Vera Kuhler, no Programa Robótica Espacial é utilizada uma plataforma de simuladores para que os alunos vivenciem, de forma bem realista, a criação e montagem de robôs, inspirados no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

A secretária adjunta da pasta, Gelci Assmann, salienta que o projeto conta com 250 escolas em todo o país, sendo que no Rio Grande do Sul, 34 escolas receberam a impressora 3D.

O prefeito municipal, Marcos Corso, esteve em Gramado recebendo o equipamento e participando da entrega da impressora 3D aos alunos do CMEI Caminhos Inovadores, que já montaram o equipamento.
Conforme os estudantes que participam do Programa Robótica Espacial em Três de Maio, a impressora 3D possibilitará a conclusão dos projetos já em execução e o início de novos

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Profissional do Futuro: primeira missão está liberada para acesso dos estudantes

Publicado

em



Se você é aluno do Ensino Médio, não perca a chance de participar do Profissional do Futuro – evento promovido pela Unijuí e que busca aproximar os estudantes da Universidade.

A iniciativa, que foi gamificada neste ano, desafia os jovens a cumprir quatro missões, concorrendo, ao final do jogo, a uma série de prêmios. Para participar, basta acessar unijui.edu.br/pf.

A primeira missão, Descobrindo o Universo, foi lançada na última quarta-feira, dia 6, e propõe aos estudantes um jogo com perguntas e respostas sobre as profissões do futuro. Nesta semana, dia 13 de outubro, será lançada a próxima missão – Caminhos para o Futuro, que vai proporcionar um tour virtual, 360º, nas estruturas da Instituição, nos campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos.

Na Missão 3, chamada de Ataque às Dúvidas, os alunos vão conhecer os cursos de graduação ofertados, por meio da interação com professores, estudantes e egressos, através do Youtube. O lançamento dessa missão acontece no dia 20 de outubro e será ao vivo para os participantes. Por fim, na Missão 4, Um Pequeno Grande Passo, os alunos se inscrevem e participam do Vestibular de Verão da Unijuí.

Os estudantes que participarem das quatro missões, realizando o processo seletivo e, no caso da aprovação, também efetivando a matrícula, concorrerão a vários prêmios: uma bolsa de estudos de 50% para todo primeiro semestre de 2022 e duas bolsas de estudos de 25% em todo primeiro semestre de 2022. Essas bolsas são válidas para todos os cursos de graduação presenciais da Unijuí, exceto Medicina. Os jogadores que completarem as quatro missões ainda concorrem a cinco bolsas integrais em curso de inglês online; um notebook e um kindle.

As escolas que fecharem o mínimo de 20 estudantes inscritos e que completarem as três primeiras missões do Profissional do Futuro serão habilitadas a participar do sorteio de uma TV smart 32” e uma caixa de som.

Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/pf. O estudante inscrito receberá, por e-mail e SMS, informações sobre o lançamento de cada missão. Escolas de toda região podem participar do evento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

IV Conferência Nacional de Educação – 2022

Publicado

em



Etapa Intermunicipal – Campina das Missões e Cândido Godói

Aconteceu no dia 4 de outubro a Etapa Intermunicipal – Campina das Missões e Cândido Godói – da IV Conferência Nacional de Educação tendo como temática: “COMPROMISSO COM A INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.
A abertura oficial contou com a presença de diversas autoridades e com os pronunciamentos das Coordenadoras do Fóruns Municipais de Educação Leani Ines Beck e Jaqueline dos Anjos Pinto, e dos prefeitos Valdi Luis Goldschmidt e Carlos Justen.
Para aprofundar os conhecimentos sobre o texto referência e da conjuntura atual da educação brasileira contamos com as contribuições da Professora Fátima Ellert. Na Sequência, foram realizadas as plenárias de Eixo que abordaram: O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação e a Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção. Em seguida, foram apresentadas e aprovadas as demandas que serão levadas para a Conferência Estadual com o intuito de contribuir com a melhoria da Educação brasileira. Na finalização dos trabalhos aconteceu um momento cultural com a participação de dançarinas do Grupo Troyka.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×