Proantar: 39 anos de importantes pesquisas no Continente Antártico – Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

Proantar: 39 anos de importantes pesquisas no Continente Antártico

Cabe ao Proantar planejar, coordenar e executar estudos científicos

Pável Bauken

Publicado

em



O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) completou, nesta semana, 39 anos. Desde sua criação, em 1982, o Proantar vem estudando o Continente Antártico, seus fenômenos, e a influência que exerce sobre o clima global – garantindo, ao Brasil, a condição de membro consultivo do Tratado da Antártida e, consequentemente, o direto do país em participar das decisões sobre o futuro do continente gelado.

De acordo com a Marinha brasileira, o Brasil é o sétimo país mais próximo da Antártida. Devido a essa proximidade, o país – e o Continente Sulamericano – sofre influência direta dos fenômenos naturais que lá ocorrem.

“A [Região] Antártica tem papel essencial nos sistemas naturais globais e regionais, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas, e influenciando o clima e condições de vida no globo, com destaque para o hemisfério sul, por isso, é fundamental para o Brasil estudar a Antártica, origem de fenômenos naturais que atingem o território nacional”, informa a Marinha por meio de seu site, ao destacar circunstâncias e motivações estratégicas que levaram o Brasil a aderir ao Tratado da Antártida, em 1975, dando início ao que viria a ser institucionalizado como Proantar, sete anos depois.

Com a entrada do Brasil no chamado Sistema do Tratado da Antártida (STA), foi aberta à comunidade científica brasileira oportunidade para desenvolver e participar de atividades que, em conjunto com as pesquisas espaciais e oceânicas, constituem, de acordo com a Marinha, “as últimas grandes fronteiras da ciência internacional”.

Segundo o Ministério da Defesa, a implantação da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) ocorreu em 1984, durante a segunda operação brasileira implementada naquele continente. Em 2012, aconteceu a tragédia: um incêndio destruiu 70% das instalações da estação brasileira. Foram necessários oito anos para que uma nova estação fosse inaugurada, com 4,5 mil metros quadrados.

Cabe ao Proantar planejar, coordenar e executar as operações de pesquisas desenvolvidas na Antártida (denominadas Operantar). “As ações são anuais e, normalmente, ocorrem entre os meses de outubro e novembro com a ida do navio de apoio oceanográfico Ary Rongel e do navio polar Almirante Maximiano”, detalha, em seu site, o Ministério da Defesa.

“A região possui reservas de recursos minerais estratégicos ainda não explorados. Segundo as pesquisas, além de influenciar no clima do nosso país, os recursos minerais da Antártica são capazes de atender a economia mundial por 200 anos”, complementa.

De acordo com a marinha, cerca de 170 tipos de minerais, como ouro, prata, ferro e gás natural, já foram mapeados. A decisão sobre a exploração, ou não, desses recursos está prevista para ser decidida a partir de 2048, quando as partes consultivas ao Sistema do Tratado da Antártida vão se reunir para definir, novamente, o futuro do continente.

ebc

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uncategorized

Últimos ajustes do projeto “Cabo Weber”

Pável Bauken

Publicado

em



Estão ocorrendo os últimos ajustes para receber os empresários e investidores da região de Santa Rosa, que farão acontecer o  Grande Projeto “Cabo Weber”, um filme documental e outro Longa-metragem, que contará a história de Norberto Weber. Cabo Weber, nascido em Santa Rosa, filho de imigrantes alemães, lutou e tombou pela pátria contra o nazi-facismo na Itália.

O projeto foi idealizado pelo honorável Cel. Vladimir Ribas da Brigada Militar em trabalho conjunto com a Oracle Films a qual fez o projeto tomar tamanha proporção.

O projeto contará com a Direção de Werner Schunemann e Co-Direção de Thiago Lacerda. Outras grandes estrelas e astros também estão no elenco.

Em breve mais novidades, serão divulgados mais detalhes.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Uncategorized

Ministério da Educação anuncia investigação de fraudes no Fies

Ministro se manifestou em redes sociais após divulgação em jornais

Pável Bauken

Publicado

em

© Marcello Casal JrAgência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) informou hoje (12) que possíveis irregularidades no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) são investigadas desde novembro do ano passado. Segundo a pasta, imediatamente após ter apurado suspeitas de fraudes, foi solicitada abertura de investigação pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF). 

A manifestação do ministério foi divulgada após uma matéria jornalística informar que a investigação, que corre em segredo de Justiça, apura o suposto repasse de recursos para faculdades que não poderiam participar do programa em função de dívidas tributárias.

Pelo Twitter, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que o o Fies é primordial para o futuro do país e tem como um de seus pilares a transparência para os estudantes e para a sociedade.

“A transparência e lisura na utilização de recursos públicos são premissas do Governo Federal, tornando a medida, que investigações dessa natureza, um dever e uma resposta ao cidadão brasileiro”, disse o ministro.

ebc

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Mulher morre após levar 20 golpes de facas na madrugada deste sábado.

Reporter Regional

Publicado

em



Uma mulher de 36 anos foi morta com cerca de 20 facadas, na madrugada deste sábado, no Loteamento Cipriano da Rocha, no Bairro Pinheiro Machado em Santa Maria. De acordo com a Brigada Militar (BM), a guarnição foi acionada por volta das 5h na Rua Belo Horizonte, onde a vítima foi assassinada dentro de casa. Ela foi identificada como Indiara Silva da Rosa.

De acordo com informações preliminares relatadas aos policiais militares, antes do crime, três suspeitos, com pedaços de pau, haviam abordado dois familiares da vítima e cobrado uma dívida de cerca de R$ 80 que Indiara tinha com traficantes. Os familiares conseguiram fugir e se esconder do trio, onde ficaram por uma hora e ouviram dois tiros.

 

Fonte: BEI Diario SM.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×