Prescrição Médica um problema antigo – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Prescrição Médica um problema antigo

Publicado

em



 

Conversando com algumas pessoas que já trabalharam como atendentes em farmácias, chegamos à conclusão que o problema relacionado ao entendimento da letra do médico é bastante antigo. O assunto chegou a ser expressão de pessoas mais velhas, que diziam quando a criança escrevia uns garranchos “é letra de médico?”.

Para Ademir Rosa, Diretor de Gestão Estratégica da FUMSSAR  “uma receita mal escrita pode induzir o atendente a dispensar errado o medicamento, pois existem muitos medicamentos com nome muito parecido. Todos os prescritores sabem que letra ilegível no receituário pode gerar problemas graves a saúde ou até mesmo a morte de pacientes”.

A legibilidade das receitas é obrigatória desde 1973, através da Lei Federal Nº 5.991, onde relata que, somente será aviada a receita que estiver escrita de modo legível. Além de infringir uma Lei Federal, ao escrever de forma ilegível, também está sendo ferido o Código de Ética Médica, onde no capítulo III, artigo 11, veda ao médico “receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível”.

Através do programa de melhorias que está em andamento na Farmácia Municipal, foi levantado os principais problemas que atrapalham o bom funcionamento do setor e, após foi aplicado uma ferramenta de qualidade para fazer a priorização, onde constatou que entre os 5 maiores problemas, 3 se referia ás receitas e laudos com problemas. Ademir ainda ressalta que os problemas das receitas não se resumem somente em legibilidade, mas também em alguns casos de dosagem ou de falta de informações como nome, data ou tempo de tratamento e outros.

Considerando a relevância do assunto e a busca de melhorias para reduzir os riscos para os usuários e agilizar os atendimentos, foi criada e aprovada uma resolução na FUMSSAR sob o Nº002/2019, a qual normatiza a prescrição e dispensação de medicamentos do SUS. Esta resolução já está disponível para todos os servidores da rede pública de saúde, para o Hospital Vida e Saúde e para a UPA. Também estamos disponibilizando no site da Fundação Municipal de Saúde, WWW.fumssar.com.br

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

Curso para motoristas no SEST/SENAT Santa Rosa

Publicado

em



👉 O SEST/SENAT Santa Rosa, está com vagas abertas e GRATUITAS para inscrições no projeto Escola de Motoristas Profissionais para toda comunidade.
🚌O projeto tem por objetivo formar motoristas profissionais para o Transporte de cargas e conta com aulas teóricas, práticas e de simulador de direção.
💡é totalmente gratuito.
Porém as vagas são limitadas!!! Corra até a unidade do SEST SENAT Santa Rosa e garanta a sua. 🏃‍♂️🏃‍♀️

✅O Projeto tem Carga horaria de 107 horas/aula;
✅ Totalmente Certificado;
✅ Inclui curso especializado reconhecido pelo CONTRAN (MOPP)
Também terá o NR 20 Intermediário- Classe III
✅ Tem a marca SEST SENAT de qualidade;
✅ Ministrado por corpo docente gabaritado.
Requisitos:
Ter no mínimo categoria C, D ou E;

☎️Mais informações pelo telefone (55) 2013-8080 – whats ((61) 2017-0073

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Programa Arborização + Segura garante plantio de 300 árvores

Publicado

em



A RGE está implementando o projeto de embelezamento seguro, de ruas e avenidas, em Santa Rosa. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Santa Rosa, ocorre o plantio de 300 mudas adequadas ao ambiente urbano. Medida acontece de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões.

No município de Santa Rosa serão implementadas as espécies Ipê Branco, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Escova de Garrafa e Cerejeira do Japão, de forma com que as espécies estejam em harmonia com a infraestrutura do local. Os locais contemplados incluem a Avenida Bráulio de Oliveira, América e Borges de Medeiros.

A RGE disponibiliza as espécies adequadas as e equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte.

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Semana começa com chuva

Publicado

em



Em Porto Alegre, espera-se chuva com intervalos de tempo nublado, e temperaturas variando entre 16ºC e 23ºC (veja detalhes para diferentes cidades e regiões mais abaixo). As baixas temperaturas devem se intensificar a partir da quarta-feira (17) em razão da chegada de uma nova frente fria.

REGIÃO NOROESTE :
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
SANTA ROSA:

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Os termômetros variam de 19°C a 26°C.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×