Acesse aqui
Rádio Web Portal Plural
Prefeitos não podem afrontar decisão do governador sob pena de crime de responsabilidade e Improbidade Administrativa – Portal Plural
Connect with us

Horizontina

Prefeitos não podem afrontar decisão do governador sob pena de crime de responsabilidade e Improbidade Administrativa

Portal Plural News HZ

Publicado

em



Os prefeitos da Associação de Municípios da Fronteira Noroeste AMUFRON, após ouvir as entidades de classe representativa dos prestadores de serviços, comerciantes e da cadeia produtiva em geral, adotaram novos decretos e na terça dia 31 de março e nesta quarta-feira 1º de abril vários estabelecimentos voltaram ao atendimento, seguindo, evidentemente as regras sanitárias quanto a higiene e evitando as aglomerações.

No entanto o novo decreto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, contrapõe essa flexibilização, fixando através de ação do governador, que somente serviços essenciais tem a sua funcionalidade permitida, diante da necessidade de manter o isolamento social para combate ao Corona Vírus.

Os prefeitos dos municípios da região, imediatamente foram buscar em seus órgãos que prestam serviços de assessoria indicativos de como adequar-se a esse decreto, sem prejudicar os comerciantes e prestadores de serviços, que amargando sérios prejuízos e riscos aos seus empreendimentos tentam gradativamente retomar as atividades.

Tanto a CDP, quanto a DPM, orientaram os chefes dos executivos municipais que os decretos das prefeituras, simplesmente tornam-se sem efeito, e vale o novo decreto do Estado, diante da hierarquia intergovernamental. Os prefeitos que não observarem o cumprimento do decreto estadual em vigor, podem responder por crime de responsabilidade, em caso de aumento de contágio na crise epidêmica, bem como serem enquadrados em crime de Improbidade Administrativa.

Empresários reagem com indignação

Dezenas de empresários reagiram com indignação durante esta quarta-feira a decisão do governador do estado. Todos, sem exceção reconhecem que devemos em primeiro lugar estar atentos à saúde, especialmente das pessoas que pertencem aos grupos de risco, porém as decisões do governador até aqui impactam a economia, manda fechar, mas não traz no horizonte uma ação sequer de como auxiliar os empreendimentos. O Governo Federal, já anunciou recursos de emergências aos MEIs e trabalhadores informais, linhas de crédito para assegurar o pagamento dos salários pelas empresas, prorrogação de prazos para recolhimento de impostos, entre outras medidas ainda em construção.

O Governador do RS que segundo eles dizia que a crise financeira do Estado era fluxo de caixa, não baixa impostos, não deixa de cobrar os tributos, não sinaliza prioridades de enfrentamento a crise, por exemplo, reduzir parte dos salários dos agentes políticos, do orçamento dos deputados, do Ministério Público, do Judiciário, afinal questionam, o tempo não é de Calamidade Pública? Não poderia reduzir os cargos de confiança temporariamente? Garantir os pagamentos aos profissionais da saúde e da segurança?

Os empresários ainda questionam a nossa reportagem entre outros aspectos: Se a vida e a saúde dos caminhoneiros, funcionários de postos de saúde, farmácias, supermercados, prestadores de serviços essenciais, da saúde, da agricultura teria o mesmo valor? Esses também estão expostos, com os cuidados estão trabalhando, então governador, quem pode ficar, fica em casa, mas quem precisa e também pode, trabalha, pois não é só o Covid que mata!

FONTE/FOTO: portal folha cidade

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Horizontina

Horizontina registra o 4° óbito por corona vírus

Portal Plural News HZ

Publicado

em



O COES – Comitê de Emergência em Saúde para Enfrentamento ao Corona Vírus, divulga neste dia 28 de Outubro seu boletim de número 223 de informação continuada à comunidade horizontinense.

No boletim de hoje, o COES – Comitê de Emergência em Saúde para Enfrentamento ao Corona Vírus, lamenta a perda de mais uma vida para a Covid 19. Faleceu nesta data junto a Unidade UTI Abosco em Santa Rosa paciente de Horizontina, 72 anos, do sexo masculino.

Nas últimas 24 horas dois pacientes testaram positivo para Covid 19, ambos do sexo masculino de 63 e 30 anos.

Tivemos de ontem para hoje 5 altas do monitoramento clínico e isolamento domiciliar, sendo que DUAS altas se referem a pacientes que testaram positivo para Covid 19 e estão recuperados.

Nas últimas 24 horas 5 pessoas ingressaram para o monitoramento clínico e isolamento domiciliar, sendo casos de síndromes gripais leves e contatos domiciliares com pacientes suspeitos ou confirmados. Neste momento temos 43 pacientes em monitoramento clínico em casa.

No dia de hoje prosseguimos com 14 pacientes ATIVOS COM CORONA VÍRUS em isolamento e tratamento. Quatro são pacientes que necessitaram internação hospitalar por SRAG – Síndrome Respiratória Aguda Grave. Os outros 10 casos são de pacientes que não necessitaram internação neste momento e não apresentam sintomas mais graves.

RELATÓRIO DE REGISTROS CUMULATIVOS DO COES 19/03 a 28/10:
-169 casos de COVID 19 confirmados;
-152 TOTALMENTE CURADOS.
-14 CASOS ATIVOS
-QUATRO ÓBITOS: Paciente de 58 anos com comorbidades, dia 01/06 e 74 anos, com comorbidades em 29/06, ambos homens. Paciente sexo feminino 74 anos em 25/10. E paciente sexo masculino 72 anos em 28/10.

TOTAL DE EXAMES APLICADOS ATÉ 23/10 = 1045

ATENÇÃO!
-Pacientes monitorados não devem sair de casa. Quem tiver qualquer sintoma de gripe, precisa informar obrigatoriamente o serviço municipal de saúde. Dúvidas com relação aos sintomas ligue para o COES: (9-9938 4212). Das 8h ás 20h inclusive sábados e domingos.

Denúncias acione os fiscais da vigilância pelo fone 99927-6755.

VAMOS REVISAR E REFORÇAR NOSSOS CUIDADOS!
-Crianças, pacientes de risco e idosos devem cumprir as regras do distanciamento, sempre que possível Fique em Casa.
-Evite as aglomerações e em caso de reuniões necessárias ou encontros, siga as regras do distanciamento entre pessoas, uso de máscara e o cuidado com a higiene das mãos.
-Nas viagens a outras cidades tome todos os cuidados necessários com a higiene das mãos, uso de máscara e o distanciamento.
-Higienize suas mãos quantas vezes for necessário e na impossibilidade de lavar com água e sabão ou sabonete, use álcool gel 70%.
-Não relaxe no uso de máscaras: Máscara deve cobrir boca e nariz não adianta usar máscara no queixo: Jamais tire a máscara para conversar com outra pessoa (é nesse momento que se transmite o vírus)
-Cumprimente as pessoas evitando abraços, beijos e apertos de mãos.
-Não compartilhe chimarrão, tererê, copos com bebidas.
Quando solicitada a distância correta nas filas nos atendimentos de serviços públicos, comércio e serviços, vamos acatar esses cuidados simples, eles foram adotados para nos manter afastados do vírus.
LEMBRE-SE: A grande maioria das pessoas pode estar com corona vírus e não apresentar sintomas. Mesmo assim pode transmitir a doença a outras pessoas e aos grupos de risco. Por isso tenha os cuidados sugeridos.
SAÚDE PARA TODOS. ATÉ NOSSO PRÓXIMO BOLETIM!

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Horizontina

Incêndio de grandes proporções destrói empresa no interior de Horizontina

Portal Plural News HZ

Publicado

em



Por volta das 21h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio na localidade de Boa Vista, interior do município de Horizontina.

O sinistro ocorreu na empresa (AMPV Eletrônica Industrial) de Laércio Leal Machado.

Conforme informações obtidas por nossa reportagem, a empresa instalada a 02 meses em Horizontina, prestava atendimentos na região. De acordo com relatos dos proprietários, O incêndio causou perda total com prejuízo estimado em R$ 800 mil reais. O proprietário é natural de Horizontina e retornou do Estado do Paraná para recomeçar vida em sua cidade natal ao lado de sua esposa e seus 3 filhos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, muitos equipamentos como geradores de energia que estavam no local foram completamente destruídos, bem como toda estrutura e ferramentas de trabalho. Os proprietários relatam que não havia seguro de nenhum material que estava no interior do imóvel.

Foto /fonte: proprietários, corpo de bombeiros.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Horizontina

Amufron vai recorrer da classificação da bandeira vermelha do distânciamento controlado

Portal Plural News HZ

Publicado

em



O Governo do Estado divulgou no final da tarde desta sexta-feira, dia 10, a nova classificação das regiões gaúchas no Distanciamento Controlado de Enfrentamento à COVID 19 elevando o grau de risco de contágio na Região Fronteira Noroeste e classificando como Bandeira Vermelha, de alto risco de contágio e que obrigaria adoção de medidas mais severas com reflexos pesados, especialmente a setores do comércio e prestação de serviços.

Conforme o Vice-Prefeito de Horizontina Jones Jehn da Cunha, que participa em nome do município nas atividades da Associação Municipalista da Fronteira Noroeste – AMUFROM, uma equipe da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa encontra-se fazendo análise dos dados divulgados pelo Estado como motivos para essa reclassificação, e a região vai recorrer das novas medidas.

Pela nova avaliação as regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Santa Rosa, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que estavam em bandeiras laranja, passaram para bandeira vermelha. As mudanças decorrem pela contínua piora dos indicadores de propagação e de capacidade do sistema de saúde, tanto regionais quanto macrorregionais.

Segundo Cunha, em contato com o presidente da entidade, prefeito de Boa Vista do Buricá Vilmar Sidney Horbach, a manifestação da entidade é por apresentar recurso, pois já foram tomadas medidas de enfrentamento, entre elas a ampliação de leitos de UTI.

Prefeitura pode tentar reavaliação individual do município de Horizontina

Cunha destaca ainda, que caso não haja reconhecimento do recurso via associação municipalista, a Prefeitura de Horizontina buscará a reclassificação da situação diferenciada para o município, pois entende-se não haver necessidade da medida mais extrema.

No dia de hoje o município possui 5 casos ativos confirmados, com somente um paciente internado, e que contraiu o vírus fora de Horizontina onde estava nos últimos 30 dias. Outros 4 casos estão em isolamento domiciliar sem sintomas graves e apenas um paciente por Síndrome Respiratória Aguda ou Grave e´caso suspeito aguardando análise do Lacen. O município tem ainda 48 pacientes monitorados por quadro gripal leve.

A manifestação regional contrária ao Estado será feita durante esse sábado, dia 11 e apresentada ao governo ainda no final de semana.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×