Preços registram aumento de 0,46% em maio, impactando principalmente os alimentos por consequência das chuvas no RS
Connect with us

Destaque

Preços registram aumento de 0,46% em maio, impactando principalmente os alimentos por consequência das chuvas no RS

Publicado

em

portal plural preços registram aumento de 0,46% em maio, impactando principalmente os alimentos por consequência das chuvas no rs (1)
Foto: Divulgação

NuveraAcademia PersonaFAST AÇAÍtopo humbeto plural

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (11), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país, registrou um aumento de 0,46% em maio.

O principal impulsionador desse aumento de preços foi o grupo de Alimentação e Bebidas, que teve uma elevação de 0,62% em comparação com abril. Destaca-se dentro deste grupo o significativo aumento nos preços dos tubérculos, raízes e legumes, com destaque para a batata, que teve um aumento de 20,61% em apenas um mês.

O IBGE observa que as intensas chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul no mês passado, consideradas as maiores da história, já estão começando a impactar a economia brasileira, contribuindo para o aumento da inflação. O peso da capital Porto Alegre na inflação brasileira é de 8,61%, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

André Almeida, gerente da pesquisa do IBGE, comenta que “em maio, com o fim da safra das águas e um início mais lento da safra das secas, houve uma redução na oferta de batatas. Além disso, parte da produção foi prejudicada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, uma das principais regiões produtoras”.

Almeida também aponta que os impactos do desastre ambiental no estado podem ser sentidos nos próximos meses em várias cadeias logísticas, incluindo interrupções na produção, problemas logísticos, danos ao solo e perdas de equipamentos.

No mês anterior, em abril, os preços haviam subido 0,38%, o que demonstra uma continuidade na aceleração da inflação brasileira. No acumulado do ano, a inflação já atinge 2,27%, enquanto nos últimos 12 meses, o índice acumula um aumento de 3,93%.

É a primeira vez desde outubro do ano passado que a inflação acumulada em 12 meses acelera em relação ao mês anterior.

Apesar da aceleração, a inflação permanece dentro da meta estabelecida pelo Banco Central do Brasil para 2024, que é de 3%, com uma variação permitida entre 1,5% e 4,5%.

O resultado superou as expectativas do mercado financeiro, que esperava um aumento de 0,42% na inflação em maio.

Fonte: G1

Compartilhe

Destaque

Atletas de Santa Rosa são eleitos campeões de torneio internacional de Futsal

Publicado

em

portal plural santa rosa foi mais uma vez muito bem representada internacionalmente no esporte. sete atletas do município da associação noroeste de futsal asr, disputaram no último final de se
Foto: Divulgação/ ASR
topo humbeto pluralAcademia PersonaFAST AÇAÍNuvera

Santa Rosa foi mais uma vez muito bem representada internacionalmente no esporte. Sete atletas do município da Associação Noroeste de Futsal – ASR, disputaram no último final de semana, o 5° ASB Futsal Internacional, na Espanha. A equipe sub-12 trouxe para casa o título de campeã após 7 jogos invictos. Ao todo, 28 times de escolas de futsal e clubes de diversos países, como: Espanha, Itália, Portugal, Inglaterra, França, Brasil, Irlanda, Holanda e Austrália, participaram da competição.

O torneio foi organizado na região da Catalunha na Espanha, nas cidades de Barcelona, Reus e Salou. Na última terça-feira (18), os atletas retornaram para o Brasil e foram recepcionados pelas famílias e torcedores com direito a desfile pelas ruas de Santa Rosa. O prefeito Anderson Mantei e o vice-prefeito Aldemir Ulrich, participaram das boas-vindas e parabenizaram a ASR Futsal pela conquista, “É uma alegria ver jovens atletas representando tão bem a nossa cidade em outros países. Estamos implementando diversas melhorias no esporte, para oferecer mais infraestrutura para os atletas de Santa Rosa. Fica os nossos parabéns e o incentivo para que mais títulos possam ser alcançados”, destacou Anderson.

Além do time conquistar o primeiro lugar na 5ª edição do ASB Internacional de Futsal, a equipe também teve o atleta Guilherme Hamerski reconhecido como melhor goleiro e Solano Walter como artilheiro.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vida & Saúde promove programação de aniversário de 89 anos

Publicado

em

portal plural a sexta fvida & saúde promove programação de aniversário de 89 anos
Foto: Divulgação/ HVS
topo humbeto pluralAcademia PersonaFAST AÇAÍNuvera

O Hospital Vida & Saúde celebra 89 anos de história no dia 27 de junho. Para comemorar a data, o Hospital programou uma série de atividades.

No dia em que celebra o aniversário, o Vida & Saúde inicia com um momento de agradecimento e fé, com uma celebração que reunirá diferentes representantes religiosos. O ato é aberto a comunidade e inicia às 08h, na Praça Julia Lima – pátio interno do hospital. Ao longo do dia, atividades na matriz e na Unidade Dom Bosco, serão destinadas aos profissionais do Hospital, como lanche especial e momentos de relaxamento.

Já na manhã do dia 29, o Hospital celebra com a comunidade de Giruá, com a atividade “Unidade São José em Ação”, onde oferecerá ações de saúde como aferição de pressão e testes de glicose, apresentará serviços e disponibilizará espaço para crianças.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

A sexta-feira deve ser marcada por chuvas em todo o Estado

Publicado

em

portal plural a sexta feira deve ser marcada por chuvas em todo o estado
Foto: Divulgação
NuveraAcademia Personatopo humbeto pluralFAST AÇAÍ

Hoje (21), o Rio Grande do Sul terá chuvas em quase todas as regiões, conforme a previsão meteorológica. Áreas como as Missões, o Sul, a Região Central, o Noroeste, o Norte, a Região Metropolitana, os Vales e a Serra enfrentarão períodos de chuva intensa. Mesmo com o sol aparecendo entre muitas nuvens, espera-se que ocorram pancadas de chuva na Campanha e na Fronteira Oeste.

No segundo dia de inverno, os maiores volumes de chuva são esperados em Vitória das Missões e Unistalda, com previsão de cerca de 40 milímetros, representando até 31% da média histórica de junho para essas regiões. Em Porto Alegre, o acumulado pode chegar a 20 milímetros, aproximadamente 17% do total esperado para o mês.

As temperaturas no estado variarão pouco. As mínimas estão previstas para 10°C em São José dos Ausentes, na Serra, e em Pedras Altas, no Sul. As máximas, por outro lado, alcançarão 28°C em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, localizadas no norte do estado. Em Porto Alegre, as temperaturas oscilarão entre 17°C e 21°C.

Os moradores de diversas regiões devem se preparar para um dia de chuva generalizada e monitorar as condições climáticas para quaisquer desdobramentos.

Fonte: O Bairrista

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×