Destaque
Prazo para reserva de oxigênio do submersível desaparecido chega ao fim
De acordo com as estimativas, a reserva de ar respirável dentro do submersível turístico desaparecido deverá terminar na manhã desta quinta-feira (21). As buscas ao submersível que transportava cinco pessoas em direção aos destroços do Titanic entraram no quinto dia. As equipes de resgate já exploraram extensivamente uma vasta área do Oceano Atlântico na tentativa de localizar o submarino, que desapareceu no domingo (18).
Segundo o portal g1, as especificações fornecidas pela empresa, o submersível possuía um suprimento de ar para 96 horas, o que indica que o oxigênio pode se esgotar na manhã desta quinta-feira. No entanto, especialistas afirmam que a disponibilidade de ar depende de diversos fatores, como a integridade do veículo e sua capacidade de gerar energia.
As operações de busca
A Guarda Costeira dos Estados Unidos está liderando uma operação multinacional de busca, com o apoio de Canadá e França. O Capitão Jamie Frederick, da Guarda Costeira dos EUA, expressou esperança durante a operação de busca e resgate.
Boias sonares estão sendo usadas para tentar localizar o dispositivo submerso. Aeronaves e embarcações estão realizando buscas na superfície do oceano na região, caso o submarino tenha emergido, mas perdido a comunicação.
Na tarde dessa quarta-feira, o Capitão Frederick mencionou que havia cinco “ativos” de superfície (termo usado para descrever navios ou aeronaves) e dois veículos operados remotamente procurando pelo submersível.
As equipes vasculharam uma área de mais de 26 mil quilômetros quadrados de mar aberto, equivalente aproximadamente ao tamanho do Líbano.
Frederick informou que mais “ativos” devem chegar nos próximos dias. Entre eles um navio de pesquisa francês equipado com um robô capaz de mergulhos em águas profundas, além de um sistema especializado de resgate capaz de içar objetos grandes, volumosos e pesados, como aeronaves ou pequenas embarcações do mar.
Recursos importantes
Cinco barcos, aos quais outros cinco deveriam unir-se nesta quinta-feira, equipados com sonares e tecnologia de ponta, estão varrendo uma área de 20.000 km², aproximadamente o tamanho do estado de Sergipe, e a uma profundidade de quase quatro quilômetros, enquanto aviões sobrevoam o local em busca de qualquer sinal do submersível.
O Pentágono anunciou o envio de um terceiro avião C-130 e de outros três C-17, enquanto um robô submarino, enviado pelo Instituto Oceanográfico francês, será incorporado às buscas nas próximas horas.
A Marinha Real do Canadá enviou um navio com câmara hiperbárica a bordo e especialistas com assistência médica, que se une a outra embarcação de serviço da Guarda Costeira equipado com instrumentos de sonar avançados.
A Horizon Maritime, empresa proprietária do Polar Prince, o barco que lançou o submersível, também está enviando outra embarcação com uma equipe de buscas em águas profundas.
Ruídos detectados
Na terça e quarta-feira, foram captados ruídos semelhantes a batidas em uma área onde as buscas estavam sendo conduzidas. O Capitão Frederick afirmou que as equipes ainda não sabem a origem desses sons, mas concentraram suas operações na região onde eles foram ouvidos.
As dificuldades da operação de resgate
As condições climáticas, a falta de luminosidade durante a noite, as condições do mar e a temperatura da água são fatores que afetam as operações de busca e resgate no oceano.
O resgate de pessoas debaixo d’água é ainda mais desafiador do que na superfície. Muitos veículos subaquáticos possuem dispositivos que emitem sinais sonoros para facilitar a detecção por equipes de resgate. No entanto, não se sabe ao certo se o submarino Titan, que está desaparecido, possui esse tipo de equipamento.
Se o Titan estiver no fundo do oceano, a pressão da coluna d’água a 3.800 metros de profundidade e a escuridão dificultarão bastante o resgate. Tim Maltin, especialista em Titanic, afirmou que é quase impossível realizar um resgate nessas condições.
Caso o Titan consiga retornar à superfície, será difícil localizá-lo em mar aberto, segundo especialistas. O submarino está hermeticamente fechado com parafusos do lado externo, o que impede que a tripulação consiga escapar.
Relembre o caso
No domingo (18), um submersível que levava cinco pessoas a bordo em direção aos destroços do navio Titanic — localizados a 3,8 mil metros de profundidade no fundo do Oceano Atlântico — perdeu contato com a superfície após duas horas de descida.
Naufragado em 1912, os destroços do Titanic estão localizados a 650 km da costa do Canadá. Os mergulhos exclusivos para visitar o histórico transatlântico custam US$ 250 mil (aproximadamente R$ 1,19 milhão). A expedição até as profundezas do mar foi estimada em oito dias, com uma opção de mergulho de oito horas até o espólio do navio.
Durante a expedição, a equipe documenta o que sobrou do Titanic com câmeras de alta definição, que são capazes de monitorar a deterioração da embarcação e seus detalhes.
Como a capacidade do submersível é de cinco pessoas, a tripulação é composta por um piloto, três clientes e um funcionário que a empresa chama de “especialista em conteúdo”.
Perigo da expedição
Nos últimos dias foi revelado um relatório sobre as falhas de segurança na embarcação. David Lochridge, ex-diretor de operações marítimas da OceanGate Expeditions, a empresa fabricante, demitido por questionar a segurança do Titan, mencionou em uma ação judicial que o submersível é resultado de um “projeto experimental e não testado”.
De acordo com Lochridge, uma parte do submersível foi concebida para resistir à pressão a 1.300 metros de profundidade, e não a 4 mil metros.
Tripulação
Um dos tripulantes do submersível é o bilionário e aviador britânico Hamish Harding. No domingo, ele escreveu em seu Instagram que estava orgulhoso de finalmente anunciar que participaria como especialista da Missão RMS Titanic, que desceria até os destroços do famoso navio.
“Devido ao pior inverno em Terra Nova em 40 anos, é provável que esta seja a primeira e única missão tripulada até o Titanic em 2023”, diz trecho do post do britânico.
De acordo com a imprensa internacional também estavam a bordo o explorador francês Paul-Henry Nargeolet, o executivo da Oceangate Stockton Rush, o empresário britânico Shahzada Dawood e seu filho, Sulaiman Dawood.
Até o momento, as cinco pessoas que estavam na embarcação continuam desaparecidas e as buscas pelo Titan continuam.
O Titan
O veículo subaquático Titan, é uma embarcação da empresa privada OceanGate Expeditions. O dispositivo possui 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura, pesando mais de 10 toneladas. Feito de fibra de carbono e titânio, a embarcação é controlada por meio de um joystick semelhante a um controle de videogame. Com quatro propulsores, o veículo leva até cinco pessoas a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h).
Não sendo autônomo, como um submarino de grande porte, o Titan precisou ser transportado na superfície do mar por 643 km até a área de descida.
Fonte: GZH
Destaque
Portal Plural recebe Comenda da Brigada Militar pelos serviços prestados à comunidade
Na manhã desta terça-feira (10), o Portal Plural foi agraciado com uma comenda da Brigada Militar em reconhecimento aos serviços prestados à comunidade, o ato de entrega ocorreu no auditório da Brigada e a Comenda foi entregue em mãos para o Diretor da empresa, Lucian Zorzan Andreola que e reafirmou o compromisso do portal em continuar servindo a comunidade com qualidade e integridade.
“Esse reconhecimento é para todos, nossos colabores e seguidores. Graças a comunidade, nosso trabalho ganhou reconhecimento e chega cada vez mais longe. Obrigado a todos que fazem parte desta história, é um momento muito importante, onde um trabalho árduo foi reconhecido”, disse o diretor da empresa.
A comenda, destaca a importância do Portal Plural na disseminação de informações relevantes e na promoção da segurança e bem-estar da população.
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Início do pagamento antecipado do IPVA 2025 começa hoje (11) no RS
A partir desta quarta-feira (11), começa o pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Os valores podem ser consultados no site do Detran.
No Rio Grande do Sul, são mais de 7,7 milhões de veículos emplacados. Os motoristas – pessoas físicas – que pagarem o imposto até 30 de dezembro terão uma redução de até 28,13%, considerando os descontos máximos por antecipação, Bom Motorista e Bom Cidadão, além da não variação da UPF/RS. Para pessoas jurídicas, a redução é de 10,16%. Há também descontos para quem pagar o imposto nos primeiros meses de 2025. Quem optar por realizar o pagamento até 31 de janeiro terá uma redução de até 24,80%. Pagamentos até 28 de fevereiro podem ter desconto de 22,40%, e até 31 de março, o desconto pode ser de 20,80%, sempre considerando os descontos máximos do Bom Motorista e Bom Cidadão.
Descontos para Antecipação
- De 11 a 30 de dezembro: até 28,13%
- Até 31 de janeiro de 2025: até 24,80%
- Até 28 de fevereiro de 2025: até 22,40%
- Até 31 de março de 2025: até 20,80%
Bom Cidadão
Por meio do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), o benefício do Bom Cidadão pode conceder até 5% de redução no tributo para motoristas que solicitarem pelo menos 150 notas fiscais com CPF. Os proprietários de veículos que pedirem entre 100 e 149 notas recebem 3% de desconto, e aqueles que contabilizarem entre 51 e 99 notas terão um desconto de 1%. Para o IPVA 2025, são consideradas as compras realizadas no período de 1º de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024.
Bom Motorista
O desconto do Bom Motorista é decorrente da aplicação da Lei nº 11.400/99. Será concedido um desconto de até 15% no valor do IPVA 2025 ao condutor e proprietário de veículo automotor que não tenha incorrido em infração de trânsito conforme os seguintes períodos:
- Sem multas de 1º/11/2023 a 31/10/2024: 5%
- Sem multas de 1º/11/2022 a 31/10/2024: 10%
- Sem multas de 1º/11/2021 a 31/10/2024: 15%
Para a aplicação dos descontos do Bom Motorista, será considerada a data da inserção do registro da infração nos sistemas de informação do Estado.
Pagamento Parcelado
Outra opção é parcelar o valor em até seis vezes, entre janeiro e junho do próximo ano. O parcelamento não tem juros, e o condutor que optar por essa modalidade deve pagar a primeira parcela até o dia 31 de janeiro. As parcelas podem ser pagas nos bancos conveniados ou por meio de Pix. As parcelas com vencimento em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.
Prazo de Pagamento
Os motoristas que não optarem pela antecipação ou parcelamento terão até o dia 30 de abril para quitar o IPVA. Neste ano, não haverá dias diferentes para cada final de placa. Quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não terá descontos de antecipação, apenas os do Bom Motorista e Bom Cidadão.
Formas de Pagamento
- Via Pix: Acesse o QR Code no site da Receita Estadual, no site do Detran, ou no aplicativo IPVA disponível na AppStore e Google Play.
- Rede Bancária Credenciada: Sem guia de arrecadação, informando PLACA e RENAVAM ao banco.
Bancos Conveniados
- Banrisul (inclusive para não correntistas no caixa, correspondentes bancários e Banripontos)
- Sicredi (inclusive para não correntistas no caixa)
- Sicoob (inclusive para não correntistas no caixa)
- Lotéricas da Caixa Econômica Federal (inclusive para não correntistas nas casas lotéricas)
- Banco do Brasil (não correntistas pelo www.bb.com.br/cidadao, autoatendimento WhatsApp/TAA/Mobile/Internet, correspondentes bancários)
- Bradesco (somente para correntistas – canais de autoatendimento)
Fonte: GZH
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