Porto Vera Cruz intensifica as ações de prevenção ao Coronavírus – Portal Plural
Connect with us

Geral

Porto Vera Cruz intensifica as ações de prevenção ao Coronavírus

Publicado

em



Desdeo início da Pandemia causada pelo novo coronavírus, Porto Vera Cruz vem atuando de forma incansável para prevenir a população de um possível contágio. Com a análise da distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade (pirâmide etária de Porto Vera Cruz), fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010), nos alertamos ainda mais com a situação, tendo em vista a grande concentração de pessoas com idade superior aos 60 anos, que formam parte do grupo de risco vulnerável à infecção pelo COVID-19. Sobretudo, no cenário nacional temos um grande número de casos, inclusive com mortes de pessoas fora da idade de risco e sem precedentes de problemas de saúde que proporcionam o agravamento do quadro clíinico em razão do coronavírus.

Com a gravidade da situação, diversas medidas estão sendo tomadas visando proteger a população porto-vera-cruzense de um possível contágio. Destacamos algumas delas abaixo:
O Executivo Municipal expediu o Decreto 2.194 em 17 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (COVID-19), cria gabinete de acompanhamento e dá outras providências.

Não bastasse isso, com o agravamento da Pandemia no estado, através do decreto nº 2.195, de 20 de março de 2020, declarou estado de calamidade pública e dispôs sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do surto epidêmico de coronavírus (COVID-19). Com a calamidade pública em território municipal todo comércio não essencial manteve suas atividades suspensas.

Com os avanços do vírus, considerando a iniciativa tomada pelo estado e por todos os municípios da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, o Executivo Municipal de Porto Vera Cruz expediu o Decreto Municipal nº 2.200/2020 que “Reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território municipal para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), adota na íntegra o conteúdo do Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, dispõe sobre medidas de interesse exclusivamente local e de caráter supletivo, revoga o Decreto Municipal nº 2.195/2020 e dá outras providências”.

Analisadas as orientações do ministério da saúde, as considerações do Decreto Estadual e o posicionamento dos municípios que compõe a AMUFRON, através do Decreto nº 2.203, de 15 de abril de 2020, Porto Vera Cruz alterou o Decreto nº 2.200, de 02 de abril de 2020, flexibilizando a abertura do comércio desde que sejam observadas todas as medidas indispensáveis à promoção e à preservação da saúde pública. Paralelo à flexibilização, o município reuniu os comerciantes locais distribuiu álcool em gel e orientou para todos os cuidados necessários no controle do acesso aos estabelecimentos para evitar aglomerações e medidas de higienização, para reduzir a possibilidade de contágio.

Atentos às orientações do ministério da saúde para o uso de máscaras no combate ao vírus, através da Secretaria de Saúde foram adquiridos materiais e foram confeccionadas máscaras pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As confecções, junto a uma cartilha de manuseio e higienização, foram distribuídas em todo o comércio local e para os servidores municipais. Ademais, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalham na linha de frente de combate a pandemia, ainda receberam protetores faciais, que aliados às máscaras reduzem ainda mais a possibilidade de contágio.

Não bastasse todos os problemas causados pelo novo coronavírus, a baixa do rio Uruguai foi o estopim para a grande circulação de turistas nos pontos turísticos de Porto Vera Cruz. Preocupados com todo esse fluxo, na quinta-feira (30/04), pela parte da tarde, e no sábado (02/05) pela manhã, a equipe municipal de saúde, com o apoio da Brigada Militar atuou na entrada principal do município abordando todos os carros que acessavam a cidade, orientando da importância de ficar em casa, os métodos eficazes de higienização e da epidemia de dengue que assola toda nossa região.

Manteve-se a movimentação intensa durante todo o final de semana no Salto do Roncador, concentrando um grande número de pessoas que desrespeitaram a interdição do acesso até o rio, proposto pelo artigo 8º do Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, ao qual a municipalidade adotou na íntegra, no que diz: “Fica determinada, diante das evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde, observado o indispensável à promoção e à preservação da saúde pública, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), com fundamento no art. 3º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a interdição, excepcional e temporária, de todas as praias do litoral e das águas internas do Estado do Rio Grande do Sul”.

Nesse sentido, no decorrer dessa semana a equipe estará se mobilizando e os acessos ao Rio no Salto do Roncador e no Acesso Público junto ao Parque Municipal de Eventos serão interditados com maior rigorosidade, de forma a impedir o acesso ao rio para evitar as aglomerações verificadas no final de semana anterior. La no mês de março, (início da calamidade pública) o acesso ao Salto do Roncador já havia sido trancado pela Secretaria de Obras, porém foi desobstruído por pessoas com o objetivo de acessar o local.

Porto Vera Cruz se destaca pelo turismo e tem investido na exploração sustentável dos meios naturais que integram sua beleza. Porém, em razão da pandemia o momento requer que cada um de nós seja sensato e saia de casa somente quando necessário, para reduzir a possibilidade de contágio. Para que as aglomerações não voltem a se repetir, o Poder Executivo estará enviando ofício solicitando apoio efetivo da Brigada Militar e do Exército Brasileiro. Apelamos para que aguardem a normalização da situação para visitar nossa cidade. Até lá aguardamos ansiosos para encantá-los com o que temos de mais bonito, nossas belezas naturais.

As informações são da Secretária Municipal de Saúde de Porto Vera Cruz, Glaucia Milani Carbona

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Desmatamento na Amazônia bate recorde pelo 4º mês seguido

Publicado

em



 

A derrubada de mata em junho chegou a 1.061,88 km², aumento de desmate de 2,7%

 

Os alertas de desmatamento na Amazônia voltaram a bater recorde, pelo quarto mês consecutivo, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A derrubada de mata em junho chegou a 1.061,88 km², aumento de desmate de 2,7%, em relação ao mesmo mês de 2020, e o maior valor registrado na história recente do programa Deter, com início em 2016.

É o segundo mês seguido com valores de desmate acima de mil quilômetros quadrados.

O Deter é usado para auxiliar organismos ambientais na fiscalização de ilícitos. O programa, porém, também pode ser usado para observar tendências de desmate.

Desde março, os alertas mensais do programa vêm sendo recordes, sempre comparados ao mesmo mês de anos anteriores, desde 2016. Considerando só esse curto período de meses, foram derrubados 3.401 km² de Amazônia. O desmatamento em todo 2012, por exemplo, foi de 4.571 km².

Os meses de julho, agosto e setembro, parte do período seco, costumam ser críticos para a Amazônia por concentrarem intensa atividade de desmatamento e queimadas.

Dessa forma, o país chega a esse período com números já elevados de devastação.

Além dos números altos de desmate recente, junho também registrou o maior número de queimadas desde 2007. O fogo costuma ser usado para limpar áreas após a derrubada da vegetação, sendo, assim, intimamente relacionado ao desmate.

 

FONTE: NOTICIAS AO MINUTO

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Secretaria de Desenvolvimento Social no interior de Santa Rosa

Publicado

em



Mulheres da Comunidade do Tarumã participaram de uma atividade diferenciada, nesta semana. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser esteve na localidade. As demandas e necessidades das mulheres do interior foram tratadas durante o encontro.

Ouvir a comunidade e estimular atividades. Essa foi intenção da ação realizada no interior que teve como tema: “Qual o combustível que você se abastece?”. Segundo Rita Strasser, a intenção foi escutar e motivar o grupo, “Os carros precisam de combustível para andar e nós também precisamos estar motivadas diariamente para realizarmos nossas tarefas. Com essa ideia, oportunizamos uma ação muito positiva nessa comunidade, e acredito que renderá importantes frutos”.

Todas participantes tiveram oportunidade de falar sobre suas atividades, sonhos e projetos. A Secretária também ficou de retornar na comunidade e levar representantes do CRAS para explicar os serviços e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Pedágio ambiental distribuirá plantas nativas gratuitamente

Publicado

em



Todas as ações de educação ambiental sempre produzem bons frutos. Certas disso, as professoras da área de Ciências da Natureza e Matemática da Escola Visconde de Cairu, irão realizar um Pedágio Ambiental no dia 12 de julho, às 9h, na Avenida Expedicionário Weber, no entroncamento da Vila Flores e Bancários.

Neste dia, serão entregues gratuitamente mudas de árvores nativas e ornamentais, como já aconteceu em edições anteriores. Pedestres e motoristas estão convidados a retirar mudas e a colaborar com este projeto que visa fortalecer o plantio de árvores nativas em Santa Rosa e região.

A atividade será realizada voluntariamente pela comunidade escolar do Cairu e integra as várias ações pedagógicas realizadas pela escola – que em dezembro deste ano completa o seu centenário.

Vale destacar que serão tomados todos os cuidados de proteção contra o COVID 19. Mais informações (55) 3512-1323 ou 99698-2247.

Sugestão de Pauta: Pedágio ambiental distribuirá plantas nativas gratuitamente.
Quando: 12 de julho de 2021.
Hora: a partir das 9h.
Onde: Avenida Expedicionário Weber, no entroncamento da Vila Flores e Bancários.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×