Porto Vera Cruz intensifica as ações de prevenção ao Coronavírus – Portal Plural
Connect with us

Geral

Porto Vera Cruz intensifica as ações de prevenção ao Coronavírus

Publicado

em



Desdeo início da Pandemia causada pelo novo coronavírus, Porto Vera Cruz vem atuando de forma incansável para prevenir a população de um possível contágio. Com a análise da distribuição da população por sexo, segundo os grupos de idade (pirâmide etária de Porto Vera Cruz), fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2010), nos alertamos ainda mais com a situação, tendo em vista a grande concentração de pessoas com idade superior aos 60 anos, que formam parte do grupo de risco vulnerável à infecção pelo COVID-19. Sobretudo, no cenário nacional temos um grande número de casos, inclusive com mortes de pessoas fora da idade de risco e sem precedentes de problemas de saúde que proporcionam o agravamento do quadro clíinico em razão do coronavírus.

Com a gravidade da situação, diversas medidas estão sendo tomadas visando proteger a população porto-vera-cruzense de um possível contágio. Destacamos algumas delas abaixo:
O Executivo Municipal expediu o Decreto 2.194 em 17 de março de 2020, que dispõe sobre medidas de enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (COVID-19), cria gabinete de acompanhamento e dá outras providências.

Não bastasse isso, com o agravamento da Pandemia no estado, através do decreto nº 2.195, de 20 de março de 2020, declarou estado de calamidade pública e dispôs sobre medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do surto epidêmico de coronavírus (COVID-19). Com a calamidade pública em território municipal todo comércio não essencial manteve suas atividades suspensas.

Com os avanços do vírus, considerando a iniciativa tomada pelo estado e por todos os municípios da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste – AMUFRON, o Executivo Municipal de Porto Vera Cruz expediu o Decreto Municipal nº 2.200/2020 que “Reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território municipal para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), adota na íntegra o conteúdo do Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, dispõe sobre medidas de interesse exclusivamente local e de caráter supletivo, revoga o Decreto Municipal nº 2.195/2020 e dá outras providências”.

Analisadas as orientações do ministério da saúde, as considerações do Decreto Estadual e o posicionamento dos municípios que compõe a AMUFRON, através do Decreto nº 2.203, de 15 de abril de 2020, Porto Vera Cruz alterou o Decreto nº 2.200, de 02 de abril de 2020, flexibilizando a abertura do comércio desde que sejam observadas todas as medidas indispensáveis à promoção e à preservação da saúde pública. Paralelo à flexibilização, o município reuniu os comerciantes locais distribuiu álcool em gel e orientou para todos os cuidados necessários no controle do acesso aos estabelecimentos para evitar aglomerações e medidas de higienização, para reduzir a possibilidade de contágio.

Atentos às orientações do ministério da saúde para o uso de máscaras no combate ao vírus, através da Secretaria de Saúde foram adquiridos materiais e foram confeccionadas máscaras pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As confecções, junto a uma cartilha de manuseio e higienização, foram distribuídas em todo o comércio local e para os servidores municipais. Ademais, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que trabalham na linha de frente de combate a pandemia, ainda receberam protetores faciais, que aliados às máscaras reduzem ainda mais a possibilidade de contágio.

Não bastasse todos os problemas causados pelo novo coronavírus, a baixa do rio Uruguai foi o estopim para a grande circulação de turistas nos pontos turísticos de Porto Vera Cruz. Preocupados com todo esse fluxo, na quinta-feira (30/04), pela parte da tarde, e no sábado (02/05) pela manhã, a equipe municipal de saúde, com o apoio da Brigada Militar atuou na entrada principal do município abordando todos os carros que acessavam a cidade, orientando da importância de ficar em casa, os métodos eficazes de higienização e da epidemia de dengue que assola toda nossa região.

Manteve-se a movimentação intensa durante todo o final de semana no Salto do Roncador, concentrando um grande número de pessoas que desrespeitaram a interdição do acesso até o rio, proposto pelo artigo 8º do Decreto Estadual nº 55.154, de 1º de abril de 2020, ao qual a municipalidade adotou na íntegra, no que diz: “Fica determinada, diante das evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde, observado o indispensável à promoção e à preservação da saúde pública, para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus), com fundamento no art. 3º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, a interdição, excepcional e temporária, de todas as praias do litoral e das águas internas do Estado do Rio Grande do Sul”.

Nesse sentido, no decorrer dessa semana a equipe estará se mobilizando e os acessos ao Rio no Salto do Roncador e no Acesso Público junto ao Parque Municipal de Eventos serão interditados com maior rigorosidade, de forma a impedir o acesso ao rio para evitar as aglomerações verificadas no final de semana anterior. La no mês de março, (início da calamidade pública) o acesso ao Salto do Roncador já havia sido trancado pela Secretaria de Obras, porém foi desobstruído por pessoas com o objetivo de acessar o local.

Porto Vera Cruz se destaca pelo turismo e tem investido na exploração sustentável dos meios naturais que integram sua beleza. Porém, em razão da pandemia o momento requer que cada um de nós seja sensato e saia de casa somente quando necessário, para reduzir a possibilidade de contágio. Para que as aglomerações não voltem a se repetir, o Poder Executivo estará enviando ofício solicitando apoio efetivo da Brigada Militar e do Exército Brasileiro. Apelamos para que aguardem a normalização da situação para visitar nossa cidade. Até lá aguardamos ansiosos para encantá-los com o que temos de mais bonito, nossas belezas naturais.

As informações são da Secretária Municipal de Saúde de Porto Vera Cruz, Glaucia Milani Carbona

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Vagas SINE, sexta-feira, 24

Publicado

em



📶 ANALISTA TRIBUTÁRIO(A)
📶 INSPETOR DE QUALIDADE
📶 AGENTE FISCAL DE QUALIDADE
📶 ANALISTA DE PCP ( COM EXPERIÊNCIA )
📶 02 VAGAS- ELETROTÉCNICO
📶 TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
📶 AUXILIAR EM MANUTENÇÃO PREDIAL
📶 REPOSITOR DE MERCADORIAS
📶 02 VAGAS- AUXILIAR DE LIMPEZA
📶 AUXILIAR DE CARGA E DESCARGA
📶 ATENDENTE DE LOJA
📶 04 VAGAS- CONSULTOR(A) DE VENDAS
📶 04 VAGAS- VENDEDOR PRACISTA
📶 AUXILIAR DE COSTURA
📶 04 VAGAS- COSTUREIRA
📶 02 VAGAS- COZINHEIRO(A)
📶 AUXILIAR DE ESTOQUE
📶 05 VAGAS- AUXILIAR DE LIMPEZA
📶 LUBRIFICADOR DE AUTOMÓVEIS
📶 03 VAGAS- ELETRICISTA PREDIAL
📶 ELETRICISTA DE VEÍCULOS- LINHA PESADA
📶 AUXILIAR DE MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
📶 AUXILIAR OPERACIONAL DE LOGÍSTICA ( NECESSÁRIO TER
📶 CURSO DE OP. DE EMPILHADEIRA
📶 MONTADOR DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
📶 PROGRAMADOR DE CORTE LASER DE CHAPAS METÁLICAS
📶 OPERADOR DE EMPILHADEIRA
📶 OPERADOR DE RETRO- ESCAVADEIRA
📶 OPERADOR DE CENTRO DE USINAGEM
📶 OPERADOR DE FRESA (CONVENCIONAL)
📶 OPERADOR DE MÁQ. DE DOBRAR (LASER)
📶 OPERADOR DE ROBÔ DE SOLDAGEM
📶 AUXILIAR DE PRODUÇÃO DE ARTEFATOS DE CONCRETO
📶 MECÂNICO DE TRATORES
📶 AUXILIAR DE MECÂNICO DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS
📶 PINTOR INDUSTRIAL
📶 SOLDADOR
* OBS: As entrevistas/processo de seleção é de responsabilidade das empresas.
________________________________________________________
⏰Horário de Atendimento: Segunda-feira a Quinta-feira: 08h
às 16:30h, Sexta-feira das 08h as 16h, sem fechar ao meio-dia.
🏠Endereço: Avenida Rio Branco – 634 – Centro – Santa Rosa.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Últimos ajustes para o início da Copa RS de Futebol de Campo 2022

Publicado

em



O Celtic de Santa Rosa recebe a forte equipe Profissional do Elite de Santo Ângelo neste domingo, dia 26 de junho – às 15 horas, no estádio Carlos Denardin. O objetivo, além do natural entrosamento da equipe, é testar a estrutura de portaria, a segurança, a copa e a captação de imagens para os jogos oficiais, uma vez que Santa Rosa será uma das sedes do evento.

A equipe Santa-rosense também busca captar recursos para arcar com as despesas da competição e, para isso, lança a rifa do “Galo Zeca”, mascote do Clube, a fim de viabilizar o transporte de atletas durante a Copa RS 2022, aos interessados em concorrer a um dos prêmios basta procurar atletas ou integrantes da diretoria do clube.

Segundo a diretoria do Celtic F.C., já na próxima terça-feira, dia 28 deste mês, acontecerá o congresso técnico na Federação Gaúcha de futebol e, a partir daí, teremos definições de adversários e datas oficiais da competição.

É hora de lotar o Estádio e apoiar o retorno do futebol de campo Santa-rosense. Domingo, às 15 horas todos os caminhos levam ao Estádio Carlos Denardin.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Ministro da Cidadania estará em Santa Rosa dia 29

Publicado

em



O Ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento estará na região na próxima quarta-feira (29). No período da tarde ele participa de visita técnica em Giruá visitando o Projeto Roda Bem Caminhoneiro, e por volta das 17h ele estará no ato de inauguração da nova unidade da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais -APADEV. Bento virá acompanhado do deputado Federal Osmar Terra.

Conforme Vanice de Matos, que coordena a agenda a pedido de Terra, durante visita na região, o ministro deve se reunir com lideranças regionais. A expectativa é que ocorra um jantar na noite da quarta-feira (29), quando serão apresentadas demandas da região, além dos projetos do ministério.

Ronaldo Vieira Bento deve pernoitar em Santa Rosa e retornar a Brasília no dia 30.

Sobre a inauguração da APADEV:

A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadev) inaugurará suas novas instalações, mais amplas do que as anteriores. As obras a cargo da Brabol estão em fase de acabamentos. O investimento é de R$ 667,1 mil, dos quais R$ 414,6 mil oriundos do Ministério da Cidadania através de emenda parlamentar do deputado Osmar Terra e R$ 228,7 mil de contrapartida do município.

O novo prédio de 235,67 m² que abrigam sala de direção, ambulatório, banheiros masculino e feminino com acessibilidade, sala de convivência, cozinha, refeitório, despensa, área de serviço e sala de repouso.

 

jn digital

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×