Poluição do ar em Nova Délhi atinge nível de emergência durante visita do príncipe Charles

Imagem de 15 de outubro mostra smog sobre a capital | Foto: Sajjad Hussain / AFP / CP
Apoiadores:

 

A poluição do ar da capital da Índia atingiu novamente níveis de “emergência” nesta quarta-feira, coincidindo com a visita do príncipe britânico Charles. Nova Délhi se viu asfixiada durante semanas, já que a poluição industrial e do tráfego, combinada com a fumaça da queima de resíduos dos cultivos, lançam uma camada de smog sobre a metrópole. Enquanto o governo enfrenta novas críticas sobre as medidas adotadas para combater a poluição, o representante da monarquia inglesa visitou o departamento de meteorologia durante sua viagem de dois dias ao país.

O herdeiro do trono, que se pronuncia com frequência sobre temas ambientais, foi informado sobre a crise pela ativista Sunita Narain. Ela, que em um comentário na semana passada afirmou que “a cada respiração nos envenenamos”, não revelou detalhes de suas conversas com o príncipe britânico. A ativista pediu decisões mais rápidas para que a Índia se afaste do carvão e de outros “combustíveis sujos” como fontes de energia. Segundo ela, as autoridades estão fazendo “pouco demais e tarde demais”.

Uma pesquisa publicada neste ano afirma que a neblina tóxica no norte do país diminui a vida de cerca de um milhão de pessoas por ano. O governo do estado de Délhi tomou medidas e, por enquanto, as construções estão paradas. Também limitou a circulação nas estradas segundo um esquema de rodízio. As restrições de circulação deveriam terminar na sexta-feira, mas o ministro principal de Délhi, Arvind Kejriwal, disse que poderiam ser prolongadas caso seja necessário.

CP
Apoiadores:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui