Polícia prende cinco envolvidos no maior assalto da história de Santa Catarina – Portal Plural
Connect with us

Segurança

Polícia prende cinco envolvidos no maior assalto da história de Santa Catarina

Reporter Cidades

Publicado

em



Policiais responsáveis pela investigação do assalto ao aeroporto Quero-Quero, em Blumenau, Santa Catarina, afirmaram em entrevista coletiva nesta segunda-feira (13) que o caso foi confirmado como o maior roubo da história do Estado. Conforme informações do portal NSC Total, a ação foi planejada pelos mesmos envolvidos em grandes assaltos pelo Brasil, como o que ocorreu em Viracopos, na região de Campinas, São Paulo, em outubro de 2019.

A Operação Aeroporto 1, anunciada nesta segunda, indiciou oito pessoas pelo crime e confirmou a prisão de cinco. Outros sete indivíduos participaram do assalto, mas ainda precisam ser identificados.

A ação criminosa em Blumenau, ocorrida em março de 2019, deixou dois vigilantes feridos e causou a morte de uma funcionária de empresa vizinha ao aeroporto. A morte de Edivania Oliveira, 22 anos, fez com que os envolvidos respondessem também por latrocínio.

Os criminosos entraram no aeroporto com dois carros de luxo blindados. Os homens usavam armas pesadas, incluindo oito fuzis AK-47 — não utilizados por nenhum órgão brasileiro —, e uma metralhadora calibre .50 — de uso exclusivo das Forças Armadas, capaz de perfurar tanques de guerra.

Após a ação, o grupo fugiu de Blumenau em uma ambulância e usou um caminhão de lixo para levar o valor roubado até São Paulo. A operação dos criminosos passou, então, para a fase seguinte: evasão do fruto do roubo para outros países e lavagem de dinheiro. Ao todo, o grupo roubou R$9,8 milhões, dos quais apenas uma pequena quantia foi recuperada até agora.
Planejamento

O delegado da Divisão de Roubos e Antissequestros da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Anselmo Cruz, afirmou que o crime foi planejado por, ao menos, seis meses. Os criminosos arcaram com os custos de aluguéis, compras de equipamentos, carros, entre outros — um valor total estimado em, pelo menos, R$800 mil.

Eles teriam começado a preparar a ação entre agosto e setembro de 2018. Seis imóveis foram alugados, dentre eles uma casa em um morro perto do aeroporto, dando visão da pista para os criminosos e possibilitando a filmagem da operação de transporte de valores na Quero-Quero.

A investigação da Polícia Civil ao longo dos 10 meses envolveu policiais em diversos Estados do Brasil. Das cinco pessoas presas até agora, apenas duas foram detidas em Santa Catarina. O responsável por planejar o assalto foi detido em novembro em Caruaru, Pernambuco, enquanto na semana passada outros dois envolvidos foram presos no Paraná e em São Paulo.

— Esses criminosos são responsáveis pelos maiores assaltos no Brasil nos últimos anos. Acreditamos que para o roubo em Blumenau atuaram ao menos 15 pessoas. Estamos montando um quebra-cabeças de mais de 20 mil peças, um trabalho muito grande e complexo da Polícia Civil de Santa Catarina que está sendo feito com integração entre outras polícias, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça. São criminosos interestaduais e até com atuação internacional (Paraguai) — afirmou Cruz.

Gaúcha/ZH

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Casa Lotérica é alvo de criminosos

Reporter Cidades

Publicado

em



 

Na madrugada desta quinta-feira, 09 de julho, a ST lotérica de Ametista do Sul foi alvo de criminoso, (os). O estabelecimento localizado na Avenida Bento Gonsalves com esquina da Rua Castro Alves teve as portas arrombadas e uma quantidade em dinheiro além de outros objetos levados do local. A polícia ainda não sabe se a ação teve a participação de mais que um ladrão.

O crime foi percebido no início da manhã quando a proprietária e funcionarias chegaram para trabalhar. O criminoso arrombou uma porta nos fundos no estabelecimento e também utilizou uma janela para fazer o saque.

Segundo informações apuradas no local pelo Portal In Foco RS, fios foram cortados impedindo de o alarme disparar.  Imagens de monitoramento poderão ajudar a polícia na identificação dos responsáveis pelo crime.

A Polícia Civil foi comunicada e esteve no local atendendo a ocorrência. A Brigada Militar também esteve no local no início da manhã.

A proprietária, assim como a população em geral exige mais segurança no município.

Fonte: In Foco RS

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Segurança

Acidente deixa dois feridos na BR 472 em Santa Rosa

Reporter Cidades

Publicado

em



A equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada pela Polícia Rodoviária Estadual ás para prestar socorro à vítima de acidente veicular na BR 472/km 161, chegando ao local havia ocorrido um acidente envolvendo uma camioneta Ranger, conduzida por um homem de 51 anos que relatou que seu veículo aquaplanou, saiu da pista e se chocou contra uma árvore. O condutor do veículo estava no banco traseiro do veículo, foram realizados os primeiros atendimentos, imobilizado e conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h). A equipe do SAMU, prestou o atendimento para a caroneira de 74 anos que também foi encaminhada a UPA.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Homicídios no RS caem 21,9% em junho e fecham semestre abaixo de mil pelo segundo ano seguido

Reporter Cidades

Publicado

em



 

Número de vítimas voltou a cair na comparação com o ano anterior, e crimes patrimoniais mantêm retração

Mesmo diante dos menores índices de criminalidade da última década, alcançados no ano passado, o Rio Grande do Sul conseguiu aprofundar as reduções no primeiro semestre de 2020. Com a retração de 21,9% no número de homicídios em junho, na comparação com o mesmo mês de 2019, o total acumulado na primeira metade deste ano também fechou em queda, de 8,7%. Divulgados pela Secretaria da Segurança Pública nesta quinta-feira (9/7), os indicadores de criminalidade mostram ainda que os crimes patrimoniais continuam em franco declínio.

Fonte: Estado RS

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×