Polícia Civil conclui inquéritos da Operação Bijuteria no noroeste do Estado – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Polícia Civil conclui inquéritos da Operação Bijuteria no noroeste do Estado

A operação investigou o comércio de sementes de soja piratas

Publicado

em

Operação Bijuteria da Polícia Civi conclui inquérito que apreendeu 450 toneladas de sementes de soja piratas em agosto - Foto: Imagens/Polícia Civil


A Polícia Civil, através da DECRAB/Bagé (Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato), concluiu as investigações que apuraram o comércio de sementes de soja piratas na região noroeste do Rio Grande do Sul. Oito investigados foram indiciados. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Estas ações, em conjunto com os demais órgãos, traz um resultado muito positivo para a sociedade, principalmente para aqueles que são produtores legalizados, para aqueles que tem um comércio legalizado”, destaca Rafael Lima, chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários da SEAPDR.

A operação

Em 06 de agosto do corrente ano a Polícia Civil deflagrou a Operação Bijuteria, onde foram apreendidas 450 toneladas de sementes de soja piratas. Na ocasião, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. A ação foi em decorrência de uma investigação da DECRAB/Bagé que apurava a venda de sementes de soja de forma irregular nos municípios de Almirante Tamandaré do Sul e Santa Bárbara do Sul.

Os suspeitos comercializavam, em larga escala, para várias regiões do Estado, sementes de soja piratas (produtos de baixa qualidade e com um custo menor) como se fossem sementes certificadas. As sementes de soja certificadas apresentam, em razão de sua qualidade, valor de mercado mais elevado e possuem nomes (variedades) reconhecidos, tanto pelos órgãos de fiscalização como pelos produtores de soja.

Na ocasião também foram apreendidas armas de fogo, defensivos agrícolas de origem estrangeira e proibidos no Brasil (produtos extremamente lesivos ao meio-ambiente), documentos, equipamentos e eletrônicos. Também foram identificados crimes ambientais nas propriedades onde ocorreram buscas. A Polícia Federal foi informada quanto aos produtos de origem estrangeira apreendidos. A investigação foi uma das primeiras realizadas nesse sentido no Estado.

Os policiais da DECRAB/Bagé analisaram por quatro meses documentos, equipamentos apreendidos e colheram depoimentos. Diante do farto material probatório apurado no curso das investigações, oito pessoas foram indiciadas por concorrência desleal, crime ambiental e posse de arma de fogo.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Santa Rosa já aplicou até o momento, 37.782 doses da vacina contra COVID

Publicado

em



Na tarde de sexta-feira (18), chegou em Santa Rosa, 1.158 novas doses para D1 (Primeira Dose) e 850 doses para D2 (Segunda Dose), sendo destas 450 de AstraZeneca e 400 de CoronaVac. Na segunda-feira (21), a partir das 13h30, estas doses já estarão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde. Para D1 serão vacinadas pessoas a partir de 51 anos, mediante agendamento prévio por telefone ou presencial.

Para a aplicação das Segundas Doses (D2), as UBS’s entrarão em contato para agendar a vacinação. Todos que forem se vacinar precisam levar documento com foto, CPF, Cartão SUS e caderneta de vacinação. Santa Rosa já aplicou até o momento, 37.782 doses. Do total, 28.030 foram de primeira dose (D1), o que representa mais de 1/3 da população do município e 9.752de segunda dose (D2).

* Importante: Pessoas que se vacinaram contra a Influenza (GRIPE) precisam aguardar o prazo de 14 dias para poder receber a vacina contra a COVID-19

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Bombeiros ajudam salvar criança de afogamento em Santa Rosa

Publicado

em



Na sexta-feira (18/06), a guarnição do Corpo de Bombeiros, deslocou para atender uma ocorrência de afogamento, em uma criança de 2 anos e 4 meses em Santa Rosa.

O local não foi informado, os pais ligaram para o Corpo de Bombeiros, enquanto a guarnição foi até o local, o Bombeiro Militar seguiu passando por telefone as manobras de desobstrução de vias aéreas, as quais foram realizadas pelos pais, conseguindo êxito na desobstrução.

Ao chegar à residência foi encontrada a criança consciente, com as vias aéreas liberadas, para realizar um atendimento completo ela foi conduzida até a UPA de Santa Rosa, acompanhado de seu pai de 36 anos.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Acidente deixa skatista gravemente ferido na Planalto em Santa Rosa

Publicado

em



No início da noite desse sábado (19/06), um acidente envolvendo skatista  que estava na companhia de uma criança de bicicleta, deixou o jovem gravemente ferido. Segundo as informações no local, um veículo EcoSport de cor vermelha acabou atropelando o homem em seu skate que caiu.

O Corpo de Bombeiros e SAMU compareceram no local realizar os primeiros atendimentos, encaminhando o homem para a UPA de Santa Rosa, com a colisão o jovem perdeu bastante sangue. A Brigada Militar registra o acidente na rua Bem Vindo Giordani. O motorista do veículo e o homem ferido são moradores do Bairro Planalto.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Rosa, a guarnição ao chegar no local a vítima de 17 anos estava consciente, com hemorragia no crânio e algia no membro superior esquerdo, foi realizado os primeiros socorros e a imobilização da vítima, após entregue a equipe do SAMU que estava no local que conduziu a UPA.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×