PL e PT crescem em meio à polarização e legendas de centro perdem filiados para eleições de 2024
Connect with us

Política

PL e PT crescem em meio à polarização e legendas de centro perdem filiados para eleições de 2024

Publicado

em

portal plural pl e pt crescem em meio à polarização e legendas de centro perdem filiados para eleições de 2024
Foto: Wilton Junior/Estadão

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A contagem regressiva para as eleições municipais de 2024 revela um panorama político marcado pelo fortalecimento do PL e do PT, em um contexto de crescente polarização no cenário nacional. Enquanto isso, legendas consideradas de centro enfrentam perdas significativas em seus quadros filiados, evidenciando uma mudança no espectro partidário.

Com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 16 milhões de eleitores estão inscritos em 29 siglas para as eleições municipais vindouras. O PT e o PL se destacam nesse cenário, tendo ganhado, juntos, cerca de 240 mil filiados nos últimos quatro anos. Por outro lado, partidos de centro, como União Brasil e MDB, experimentaram reduções em seus quadros filiados.

As informações, obtidas pelo Estadão, comparam os meses de abril de 2020 e 2024, anteriores às respectivas eleições municipais. O prazo para filiação partidária visando ao pleito de outubro próximo encerrou-se em 6 de abril. No entanto, nem todos os filiados apresentam intenções eleitorais.

De acordo com pesquisas, aproximadamente 70% das filiações dos últimos anos foram motivadas pelo engajamento nas atividades partidárias contra adversários políticos. Esse fenômeno, chamado de “engajamento pelo ódio”, contribui para o aumento das filiações partidárias, mesmo em um contexto de desconfiança em relação aos partidos tradicionais e à política em geral.

Em números absolutos, o PT e o PL se destacam. O Partido dos Trabalhadores, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve um saldo positivo de 118.795 filiados (7,7%), superando a marca de 1,6 milhão. O PL, por sua vez, ampliou sua base em 121.566 filiados (15,8%) em quatro anos, alcançando quase 900 mil inscritos.

Por outro lado, alguns dos principais partidos considerados de centro enfrentam uma redução contínua no número de filiados. O MDB, por exemplo, maior legenda do país, com mais de 2 milhões de eleitores inscritos, perdeu 78 mil filiados em quatro anos, registrando um saldo negativo de 3,6%.

O União Brasil, que uniu DEM e PSL, e o MDB enfrentaram dificuldades semelhantes, com o primeiro experimentando uma queda de 24,6% em seus filiados desde a eleição municipal anterior. O contexto político, especialmente as mudanças de posicionamento de líderes partidários, pode explicar essas oscilações.

Alguns partidos, no entanto, apresentam crescimento. PSD e Republicanos têm atraído prefeitos em todo o Brasil, com saldo positivo de filiados nos últimos anos. O PSD, liderado por Gilberto Kassab, registrou um aumento de 15% em seus filiados, enquanto o Republicanos, ligado à Igreja Universal do Reino de Deus, cresceu cerca de 18%.

Os maiores crescimentos percentuais foram observados em partidos ideológicos de menor porte, como UP, PCO, PSOL, Rede e Novo. O Novo, por exemplo, reverteu uma tendência de queda ao aceitar o uso de recursos públicos em campanha e ao contar com o apoio de figuras proeminentes, como o ex-deputado federal Deltan Dallagnol.

Fonte: Estadão

Compartilhe

Destaque

Vereador propõe Projeto de Lei para Revogação de Diárias na Câmara de Vereadores de Crissiumal

Publicado

em

portal plural vereador propõe projeto de lei para revogação de diárias na câmara de vereadores de crissiumal
Foto: Redes Sociais
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

O Vereador Almiro Carvalho dos Santos (PSB) de Crissiumal, protocolou na manhã desta quarta-feira, dia 2 de abril, o Projeto de Resolução do Legislativo nº 07/2025, que propõe a Revogação das Resoluções de Mesa Diretora nº 003, 007 e 013 de 2023 da Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal. O objetivo da iniciativa é aumentar a transparência e garantir economicidade aos cofres públicos.
De acordo com o texto do projeto, a partir da Revogação das referidas Resoluções, não haverá mais pagamento de diárias fixas aos vereadores e servidores da Câmara que participarem de cursos, treinamentos, congressos ou reuniões em outros municípios. Ao invés disso, os deslocamentos serão reembolsados com base nas despesas efetivamente comprovadas com alimentação, transporte e hospedagem, mediante apresentação de notas fiscais.
Segundo o Vereador Almiro dos Santos, a proposta tem como finalidade evitar que as diárias sejam utilizadas como complemento salarial. “Nós, vereadores, já recebemos um salário mensal para desempenhar nossa função. As diárias devem apenas cobrir os custos reais das viagens necessárias para capacitação ou captação de recursos ao município, e não servir como forma de gerar ganhos extras”, justificou Almiro.
O projeto também prevê que os valores referentes a deslocamentos serão indenizados conforme a modalidade de transporte utilizada. Caso seja um veículo oficial da Câmara, será pago o abastecimento e eventuais pedágios. Para transportes coletivos, serão reembolsadas passagens de ônibus ou avião, sempre com a devida autorização da Presidência da Casa.
Outro ponto do projeto estabelece que a capacitação de servidores também passará por avaliação da presidência da Câmara, que irá analisar a pertinência dos pedidos. Os reembolsos serão efetuados em até cinco dias úteis após a apresentação das notas fiscais e um relatório descritivo das atividades realizadas.
Com essa medida, Almiro dos Santos acredita que haverá uma economia significativa nos recursos da Câmara, possibilitando uma maior devolução de verbas ao Executivo municipal ao final do ano. “Com esse dinheiro, poderemos contribuir para obras e serviços que beneficiem toda a população crissiumalense”, ressaltou o vereador ao Gaudério News
O projeto agora segue para análise e votação na Câmara Municipal.
Fonte: Gaudério News.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

Publicado

em

portal plural ronaldo caiado afirma que irá lançar chapa com gusttavo lima à presidência

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse nesta quarta-feira (5), que deve começar em breve a pré-campanha à Presidência da República de 2026 ao lado do cantor Gusttavo Lima. O evento de lançamento da chapa está agendado para o dia 4 de abril, em Salvador. Caiado ressaltou que a parceria com Lima está confirmada, mesmo que a filiação partidária do cantor ainda não tenha sido definida e possa ocorrer apenas no ano da eleição.

 

Fonte: Jovem Pan.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Bancada do PT elege fim da escala 6×1 e isenção do Imposto de Renda como pautas para “salvar” popularidade de Lula

Publicado

em

portal plural bancada do pt elege fim da escala 6×1 e isenção do imposto de renda como pautas para “salvar” popularidade de lula

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A bancada do PT na Câmara, liderada por Lindbergh Farias (RJ), elegeu o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) como uma de suas principais bandeiras na disputa política neste ano. O outro foco é a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A avaliação entre petistas é de que será preciso intensificar a defesa de medidas populares no Congresso para tentar alavancar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com foco na tentativa de reeleição em 2026.

Ainda não está definido se o próprio governo fará campanha pela redução da jornada de trabalho no comércio e em parte do setor de serviços, mas a bancada se preparar para centrar esforços na discussão, já a partir da próxima semana. A investida ocorre num momento em que o governo muda sua articulação política e entrega a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) para o comando da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

No último dia 25, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a escala 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso). O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) também é autor de uma PEC que trata do assunto.

Petistas ainda apostam que a mudança na SRI deixará a equipe de Lula mais coesa nesse debate político. A escolha de Gleisi também faz parte do “modo campanha” adotado pelo governo Lula, após a popularidade da gestão Lula 3 despencar. O perfil combativo da presidente do PT, que é popular entre a militância da sigla, foi levado em conta no xadrez da reforma ministerial.

Ao longo dos últimos dois anos, Lula estabeleceu um “tripé de rejeição”, até amargar o derretimento da popularidade em todo o País. Os três fatores que empurram o governo ladeira abaixo são apontados por integrantes da própria base aliada a Lula: erros na economia, apatia política e desconexão com a vida real do brasileiro.

 

Fonte: Estadão Conteúdo.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×