Destaque
PIB gaúcho cai 0,7% no primeiro trimestre de 2023
O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul caiu 0,7% no primeiro trimestre de 2023, quando comparado com o desempenho dos três meses imediatamente anteriores. Na relação com igual período do ano passado, entretanto, em razão de quebras na safra agrícola, houve alta de 1,7%, o que aponta para os impactos diretos da última estiagem na economia do Estado.
De acordo com os dados divulgados nessa quinta-feira (22), pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), o recuo é resultado de desempenhos negativos na agropecuária (-21,3%) e na indústria (-4,4%). Já os serviços apresentaram leve crescimento no período (+0,3%).
Com base na performance do país, que teve alta de 1,9% de janeiro a março deste ano sobre o resultado apurado no quarto trimestre de 2022, a atividade econômica gaúcha reflete efeitos opostos aos nacionais e que tem origem no campo.
Martinho Lazzari, chefe da Divisão de Análise Econômica do DEE/SPGG, explica que o impacto da agricultura traz essa volatilidade, que acaba por contaminar os demais setores. Segundo o pesquisador, a tendência é de que nas próximas medições haja certa recuperação. Uma das razões é o ingresso de parte da soja colhida no Estado, que diferentemente do restante do Brasil, ainda não foi inteiramente capturada pelo indicador.
Na comparação do primeiro trimestre com igual período de 2022, a agropecuária apresentou taxa de crescimento de 13,6%, puxada pelo avanço da soja (+57,7%), milho (+37,8%) e uva (+19,8%). O resultado positivo se justifica pela menor intensidade da estiagem de 2023, em relação aos três primeiros meses do ano passado, quando as consequências da falta de chuva foram ainda mais vigorosas.
O economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, acrescenta que o resultado melhor nessa base de comparação pode gerar estranheza, mas não significa que as “coisas tenham melhorado”:
– Significa que esse mesmo período no ano passado foi tão ruim que as coisas, mesmo que descontadas em 2023 aparentam melhoria. Esse crescimento é a medida da distância entre o ruim de hoje e o muito ruim do ano passado. Ter crescido nessa base nos retira do fundo do poço em que estamos desde o ano passado.
Destaque
PT investe mais em Boulos do que em petistas
Até segunda-feira, 14, o partido colocou 44 milhões de reais na campanha do candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo.
Embora tenha quatro candidatos próprios disputando o segundo turno das eleições municipais em capitais, o PT, de Lula e Gleisi Hoffmann, preferiu concentrar investimentos na campanha do deputado do PSOL, Guilherme Boulos, em São Paulo.
Até segunda-feira, 14, o partido colocou 44 milhões de reais na campanha do candidato à prefeitura da capital paulista.
Somando as campanhas de Maria do Rosário, em Porto Alegre, Evandro Leitão, em Fortaleza, Natália Bonavides, em Natal, e Lúdio Cabral, em Cuiabá, a legenda colocou 41,7 milhões de reais, registrou o Poder 360.
Entre os candidatos petistas, a candidatura de Maria do Rosário foi a que mais recebeu recursos: cerca de 11,97 milhões de reais.
A de Lúdio Cabral, por outro lado, foi a que recebeu menos: 7,93 milhões de reais.
Apesar do candidato do PSOL ser o cabeça de chapa em São Paulo, Lula e o PT indicaram a ex-prefeita Marta Suplicy como vice.
Lula admite ‘flop’ do PT no primeiro turno
Lula afirmou na sexta-feira,11, que é necessário “rediscutir” o papel eleitoral do PT em relação ao primeiro turno das eleições municipais. Ele ressaltou que, embora o partido tenha eleito mais candidatos do que em 2020, o desempenho ficou aquém do esperado.
“Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje, 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais ganhamos as cidades que já governávamos (Contagem e Juiz de Fora), mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, e até Araraquara, onde tínhamos certeza da vitória. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema… Em Teresina, todos consideravam certa a eleição do candidato do PT (Fábio Novo)”, disse Lula em entrevista à rádio Povo/CBN.
A derrota da petista Eliana Honain em Araraquara serviu de termômetro para o partido sobre o cenário eleitoral em São Paulo. A cidade é governada há oito anos pelo ex-ministro de Dilma Rousseff Edinho Silva. Mesmo assim, o candidato do PL, Doutor Lapena, foi o escolhido pela população. Nesta semana, Edinho, cotado para a presidência do PT, atribuiu o insucesso ao ambiente de polarização que, segundo ele, prejudicou o partido.
FONTE: O ANTAGONISTA
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Tape Porã terá ciclovia interna
Um dos locais mais frequentados pelas famílias santa-rosenses, o Tape Porã, vai contar com uma ciclovia interna. A ordem de início para a execução da obra dentro do parque linear foi assinada pelo prefeito Anderson Mantei. Mais de R$ 570 mil serão investidos no local.
O projeto prevê a construção de uma pista de concreto que vai do quartel até o pórtico da Oktoberfest.
Além da ciclovia, o Tape Porã tem recebido outras melhorias. Neste ano, foi concluída a etapa III de ampliação do local, que vai da Vila Beatriz até a Vila Oliveira. A obra de 460 metros contemplou uma área total de 10.889,03 m². Mais de R$ 1,4 milhão de recursos próprios foram investidos no projeto.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Cerca de 248 mil trabalhadores ainda não sacaram valores do PIS/Pasep
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM