PIB do agronegócio cresce mais que conjunto da economia em 2019 e 2020 - Portal Plural
Connect with us

Agro

PIB do agronegócio cresce mais que conjunto da economia em 2019 e 2020

Publicado

em


  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

 

O incremento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário neste ano e no próximo foi revisto para cima pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A previsão anterior era de crescimento de 0,5% em 2019 e a nova projeção marca 1,4%. No caso de 2020, a projeção de crescimento vai de 3,2% a 3,7%, conforme o prognóstico de safra.

Todos os percentuais estão acima do que é esperado para o conjunto da economia. Segundo o Ipea, em 2019 o PIB nacional deverá ter alta de 1%. Em 2020, o crescimento deve ficar em 2,3%. Historicamente, o agronegócio é responsável por um quinto do PIB nacional.

“O PIB do agronegócio vai puxar o crescimento do PIB nacional”, ressaltou o presidente do Ipea Carlos von Doellinger, em seminário sobre o agronegócio, em Brasília. “O setor agropecuário está tendo um comportamento com perspectiva muito favorável. É uma vocação do Brasil, o país sempre teve vantagem comparativa”, assinalou.

Apesar do histórico efeito no crescimento da economia, o impacto da agropecuária no conjunto da atividade econômica não é linear, varia conforme produto e extensão de sua cadeia de produção. “Depende do que está sendo produzido para onde para qual mercado. Não dá para analisar de forma tão simplista. A gente não tem como avaliar o impacto no PIB geral”, pontuou o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea José Ronaldo Souza Júnior, durante o seminário.

“Algumas coisas são exportadas diretamente, não geram outros efeitos em termos de indústria. No caso da carne, ela gera impacto na indústria de alimentos. No caso da soja, ela é pouco processada no Brasil, então ela não gera tanto impacto assim em termos de indústria”, completa o especialista em crescimento econômico.

Conforme o Ipea, o bom desempenho do agronegócio tem sido puxado pela produção de milho algodão e ovos para mercado interno, aliado ao crescimento das exportações de grãos e de venda de carne bovina, suína e frango.

Há ganho de produtividade nesses segmentos. Conforme Souza Jr, “está havendo melhora na produtividade agrícola. Tanto a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] quanto o IBGE não estão vendo ganho de área plantada e sim ganho de produtividade. O que mantém a tradição da agricultura brasileira ser um setor que continuamente tem melhorado a produtividade”.

AGB
Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agro

Secretaria de Agricultura realiza vacinação gratuita contra Brucelose

Publicado

em

portal plural secretaria de agricultura realiza vacinação gratuita contra brucelose
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Para auxiliar os produtores rurais do município e contribuir com a saúde animal, a Prefeitura de Santa Rosa por meio da Secretaria de Agricultura informa que está sendo realizada a vacinação contra a Brucelose. A imunização tem como objetivo auxiliar os produtores na proteção dos rebanhos, deixando em dia a vacinação junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

A equipe da Secretaria de Agricultura é responsável pela vacinação no município. A imunização contra a Brucelose é realizada em fêmeas bovinas e bubalinas de 03 a 08 meses, de forma gratuita, para os pecuaristas de Santa Rosa. O médico veterinário, Thiago Nicanor de Deus, destaca a importância de realizar a vacina, “Brucelose não tem cura nos animais e a principal forma de evitar a contaminação é por meio da vacinação. Causada por uma bactéria que acomete, principalmente, bovinos e bubalinos, com caráter zoonótico, a doença pode também ser transmitida para o homem, por isso é fundamental realizar a vacinação”.

Thiago ainda alerta que as fêmeas contaminadas com a doença podem ter retenção placentária, repetições de cio, queda de produção de leite, nascimentos prematuros e aborto no terço final da gestação. Já nos machos, pode ocorrer inflamação dos testículos, infertilidade permanente ou temporária e morte de bezerros no nascimento.

Os produtores rurais que tenham terneiras entre 03 a 08 meses e queiram realizar a imunização devem procurar a Secretaria de Agricultura e realizar o agendamento. Durante o ano de 2023, foram vacinadas 800 terneiras no município.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Governo começa em Ijuí ação para fechar vazio outonal no RS

Publicado

em

portal plural em ijuí, nesta quinta feira (1104), teve início no rio grande do sul ação do programa de sementes forrageiras para fechar o vazio outonal (período do pós colheita de verão e o plant
Foto: Assessoria Emater
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Em Ijuí, nesta quinta-feira (11/04), teve início no Rio Grande do Sul ação do Programa de Sementes Forrageiras para fechar o vazio outonal (período do pós-colheita de verão e o plantio de inverno). Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Embrapa (Passo Fundo) e Emater/RS-Ascar estiveram em três propriedades rurais do município em que os produtores de leite implantaram sementes adquiridas por meio do Programa.

“Eu vou plantar trigo para melhorar a pastagem do gado”, disse o produtor de Linha Oito Norte, Rudimar Bönmann. “Estamos confiantes que iremos progredir e melhorar as pastagens da propriedade”, concluiu Bönmann.

O engenheiro agrônomo da Embrapa, Cristiano Tomasi, irá manter contato permanente com os produtores a fim de monitorar o desempenho das forrageiras na lavoura. “A ideia é trazer opções de genética de materiais e cereais de inverno que tenham qualidade superior de forragem para tentar fechar o vazio outonal”, disse Tomazi. “Nós temos um volume de área gigantesco no Estado que normalmente não é aproveitado, ou por falta de opção, ou por falta de informação”, completou o pesquisador da Embrapa.

A Emater/RS-Ascar também irá acompanhar o trabalho dos produtores, com foco no manejo. “Vamos mensurar a produção de massa verde e orientar sobre adubação e manejo destes pastos, principalmente sobre o momento de entrada e saída de animais, para que o agricultor tenha maior rentabilidade destes materiais ofertados hoje pela Embrapa”, disse o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Gilberto Bortolini.

“Estamos aqui para conversar com os agricultores, ver as áreas onde as forrageiras serão implantadas. Queremos multiplicar estas informações para o maior número possível de produtores”, resumiu o representante da SDR, Jonas Wesz.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Agro

Dia de Feira do Peixe em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural dia de feira do peixe em santa rosa

  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Os amantes de frutos do mar têm um compromisso marcado para hoje em Santa Rosa: mais uma edição da renomada Feira do Peixe. O evento, que tem início às 08h30min com a cerimônia de abertura oficial, promete encantar os visitantes com uma ampla variedade de pescados frescos.

Sob a liderança do presidente Juca Batista, a feira prevê a comercialização de aproximadamente 14 toneladas de peixe.

Ao longo do dia, a feira continuará a receber os visitantes, garantindo o funcionamento normal das atividades. É uma oportunidade imperdível para adquirir produtos frescos e de qualidade diretamente dos produtores locais.

A Feira do Peixe é um evento tradicional em Santa Rosa, que celebra a riqueza da culinária regional e promove o comércio local de forma sustentável, e fica aberta até as 19h.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×