PF cumpre mandados contra quadrilha que movimentou 4 toneladas de cocaína do Paraguai para o RS – Portal Plural
Connect with us

PF cumpre mandados contra quadrilha que movimentou 4 toneladas de cocaína do Paraguai para o RS

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (5), mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma organização criminosa do Vale do Sinos. Foram identificados alvos no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.

De acordo com a investigação, a quadrilha movimentou quatro toneladas de cocaína, do Paraguai para o Rio Grande do Sul, nos seis meses de monitoramento da PF. Semanalmente, os carregamentos somavam de 100 a 400 quilos da droga.

Além de lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas, são investigados crimes contra o Sistema Financeiro Nacional. Ao todo, 295 ordens judiciais são cumpridas.

A PF sequestrou mais de R$ 20 milhões em bens dos traficantes, entre dezenas de veículos de luxo e 110 imóveis. Também estão sendo bloqueadas 111 contas bancárias de pessoas físicas e de empresas — cujos valores serão contabilizados após o cumprimento das medidas judiciais, segundo a polícia.

Nas ruas desde a madrugada, foram mobilizados 200 policiais federais, que cumprem 35 mandados de prisão preventiva e 39 mandados de busca e apreensão. A Brigada Militar também participa das buscas, com mais de cem PMs. Além do RS, há ordens sendo cumpridas no Estado do Paraná.

Os crimes investigados são organização criminosa, tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, operação de instituição financeira sem a devida autorização, operação de câmbio não autorizada e lavagem de dinheiro. A operação foi batizada de “Antracnose”.

Uma quantidade ainda não contabilizada de pacotes de cocaína foi encontrada embaixo do piso de um dos locais de busca e apreensão. A PF utilizou um pé de cabra para retirar a lajota, onde a droga estava armazenada.

 

g1/zh

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×