Pessoas com demência que praticam exercícios têm menor risco de mortalidade, sugere pesquisa
Connect with us

Geral

Pessoas com demência que praticam exercícios têm menor risco de mortalidade, sugere pesquisa

Publicado

em

portal plural pessoas com demência que praticam exercícios têm menor risco de mortalidade, sugere pesquisa
Foto: Photographee.eu/Adobe Stock

FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

Recentemente, um relatório da renomada revista científica The Lancet revelou que 45% dos casos de demência, incluindo o Alzheimer, poderiam ser prevenidos por meio da adoção de 14 hábitos ou condições de saúde, entre eles, a prática de exercícios físicos. Agora, um novo estudo reforça a ideia de que os exercícios não só ajudam a prevenir o quadro, mas também reduzem o risco de mortalidade após o diagnóstico.

Mesmo pessoas que começaram a praticar atividade física após o diagnóstico de demência apresentaram benefícios significativos. O estudo revelou que o risco de mortalidade entre esses indivíduos foi 20% menor em comparação com aqueles que permaneceram inativos. A pesquisa, conduzida na Coreia do Sul e publicada no British Journal of Sports Medicine, analisou dados de 60.252 prontuários de pacientes diagnosticados com demência entre 2010 e 2016.

Os pesquisadores examinaram os check-ups anuais desses pacientes dois anos antes e dois anos após o diagnóstico, separando-os em grupos para o acompanhamento. Em quase quatro anos de observação, ocorreram 16.431 mortes. Os resultados mostraram que aqueles que continuaram a praticar exercícios físicos após o diagnóstico reduziram o risco de mortalidade em 29% quando comparados aos sedentários. A prática de qualquer tipo de atividade física – leve, moderada ou intensa – foi associada à diminuição das chances de morte.

Kye-Yeung Park, autor principal da pesquisa, explicou que “a prática regular de atividade física está associada à melhora da saúde física e da função cognitiva, retardando possivelmente o progresso da demência”. O pesquisador, da Faculdade de Medicina da Universidade de Hanyang, acrescentou que, embora o estudo tenha se concentrado na mortalidade, os resultados sugerem outros benefícios, como uma melhor qualidade de vida.

Estudos anteriores também indicaram resultados semelhantes, como o realizado pela Universidade da Califórnia em 2012, que observou que pacientes com Alzheimer que praticavam atividades físicas, mesmo caminhadas, apresentavam estabilidade na função cognitiva.

Os pesquisadores sul-coreanos acreditam que, além da atividade física, uma alimentação balanceada e estímulos mentais também podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes com demência – um tema que será investigado em estudos futuros. “Queremos avaliar como a combinação dessas mudanças no estilo de vida pode impactar os resultados relacionados à demência. Também queremos explorar se programas estruturados de exercícios, adaptados para diferentes graus de demência, podem melhorar a qualidade de vida”, contou Park.

Por que o exercício é benéfico para o cérebro?

De acordo com Nei Lima, educador físico e especialista em gerontologia, diversas áreas do cérebro são ativadas durante a prática de exercícios. Quanto mais desafiadora for a atividade, mais estímulos o cérebro recebe. “Se eu caminho desviando de obstáculos, subindo degraus e raciocinando durante o percurso, há maior exigência cognitiva, o que traz benefícios cardiovasculares, neuromusculares e cognitivos”, explica Lima.

Esses efeitos são positivos tanto para prevenção quanto para aqueles que já apresentam sintomas de demência, pois o envolvimento constante em atividades que estimulam o cérebro aumenta a reserva cognitiva, protegendo contra processos neurodegenerativos.

Embora o estudo sul-coreano não tenha especificado os tipos de exercício, Lima destaca que tanto atividades aeróbicas quanto treinos de força (como musculação e pilates) trazem benefícios ao cérebro. No entanto, os exercícios resistidos podem ser ainda mais eficazes, pois a contração muscular aumenta a produção de miocina, uma proteína que favorece a comunicação entre os neurônios.

Porém, Lima ressalta que é mais fácil incentivar pacientes com demência a praticarem exercícios aeróbicos, como caminhar ou pedalar, já que essas atividades são repetitivas e automáticas para o cérebro. “O treinamento resistido, por exigir aprendizagem, pode ser mais desafiador para aqueles com problemas de memória”, acrescenta.

Benefícios metabólicos e desafios para pacientes com demência

Mychael Lourenço, neurocientista da UFRJ, explica que a atividade física também melhora o funcionamento metabólico geral, reduzindo o risco de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol elevado. Indiretamente, isso ajuda a preservar o cérebro. No entanto, ele destaca que a prática regular de exercícios pode ser difícil para pacientes com demência, especialmente os idosos, que muitas vezes enfrentam limitações de mobilidade ou problemas esqueléticos.

Possíveis novas abordagens farmacológicas

Lourenço acredita que os resultados do estudo sul-coreano podem abrir portas para novos tratamentos farmacológicos para pacientes com demência. Embora não se trate de substituir a atividade física por medicamentos, ele sugere que remédios possam ser desenvolvidos para proporcionar os benefícios neuroquímicos do exercício. “Embora nunca haja uma ‘pílula do exercício’, moléculas derivadas da atividade física podem oferecer um efeito neuroprotetor, prevenindo ou retardando a degeneração cerebral”, especula o pesquisador.

Fonte: Estadão

Compartilhe

Clima/Tempo

Cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da América do Sul nesta quinta-feira

Publicado

em

portal plural cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da américa do sul nesta quinta feira
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira (23) mais um dia de calor intenso, com temperaturas acima de 40ºC, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste. Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 42,4ºC à sombra, a maior temperatura do País e uma das mais altas da América do Sul desde o começo do ano, segundo a gaúcha Metsul.

De acordo com o site da Metsul, o Estado enfrentará outro dia de calor nesta sexta-feira (24), mas com temperaturas um pouco mais amenas do que as de quinta-feira, devido à possibilidade de chuvas no Oeste pela manhã e em outras áreas do Estado à tarde.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Taquari, as máximas poderão superar os 35ºC, com sensação de abafamento intensa.

As máximas dessa quinta-feira foram:

– 42,4ºC em Quaraí
– 39,4ºC em Alegrete
– 39,3ºC em Uruguaiana e Santiago
– 39,0ºC em São Borja
– 38,9ºC em São Gabriel e São Vicente do Sul
– 38,8ºC em Teutônia e Estrela
– 40,8ºC em Tupanciretã
– 40,7ºC em Uruguaiana
– 40,3ºC em Porto Xavier
– 40,2ºC em Maçambará
– 40ºC em Alegrete
– 39,5ºC em São Paulo das Missões
– 39,4ºC em Rosário do Sul
– 39,3ºC em Teutônia
– 39ºC em Santa Cruz do Sul
– 38,9ºC em Vila Nova do Sul, Itaqui, Cacequi e Pejuçara
– 38,8ºC em Estrela e Barra do Quaraí
– 38,7ºC em Santa Rosa
– 38,6ºC em Colinas, Lajeado e Venâncio Aires
– 38,3ºC em Ijuí, Porto Vera Cruz, São Luiz Gonzaga e Espumoso
– 38,1ºC em Parobé
– 38ºC em São Leopoldo
– 37,5ºC em Campo Bom
– 36,4ºC em Novo Hamburgo
– 35,7ºC em Gravataí
– 34,7ºC em Porto Alegre (estação do Jardim Botânico)

Tempestades também marcaram a quinta-feira, com fortes chuvas e vendavais no final da tarde. Em São Borja, uma chuva de curta duração causou danos e transtornos, incluindo falta de energia elétrica. A Metsul explicou que a combinação de calor e umidade gerou áreas de instabilidade, trazendo chuvas e tempestades isoladas para o Noroeste e a Fronteira Oeste, afetando cidades como Santa Rosa, Ijuí, São Borja, Santiago e São Vicente do Sul.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Não conseguiu ver o alinhamento dos planetas? Prepare-se para um ainda mais impressionante, com sete astros no céu!

Publicado

em

portal plural não conseguiu ver o alinhamento dos planetas prepare se para um ainda mais impressionante, com sete astros no céu!
Foto: Getty Images
NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Não se desanime caso tenha perdido o alinhamento planetário de 21 de janeiro. Um novo espetáculo cósmico está prestes a acontecer e promete ser ainda mais impressionante. No dia 28 de fevereiro, sete planetas — Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus, Mercúrio e Saturno — estarão visivelmente alinhados no céu.

Esse fenômeno raro é visto por especialistas em esoterismo como um momento de grande potencial para fortalecer energias cósmicas, sendo um dia ideal para canalizar pensamentos positivos e atrair boas vibrações.

Os sete planetas formarão um imenso arco celeste, criando uma experiência única para os entusiastas da astronomia. Embora não se alinhem perfeitamente, sua proximidade visual criará a ilusão de uma “fila”, conforme explica o Star Walk.

O evento atingirá seu pico no dia 28 de fevereiro, marcando o ápice de um fenômeno que começou neste mês. Marte estará em sua posição mais alta no céu, acima do horizonte sul, na constelação de Gêmeos. Júpiter, o segundo planeta mais brilhante, estará na constelação de Touro.

Urano será visto em Áries, próximo da borda de Touro, enquanto Vênus ficará em Peixes. Também em Peixes, Netuno aparecerá um pouco acima do horizonte oeste.

Se você olhar na constelação de Aquário, verá Mercúrio. O planeta Saturno, no entanto, será o mais difícil de observar durante esse alinhamento. Ele estará em Aquário, mas só será visível após o Sol se pôr.

Fonte: Só notícia boa

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Homem sofre choque anafilático e morre após comer camarão em SC

Publicado

em

portal plural homem sofre choque anafilático e morre após comer camarão em sc

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

Um homem de 37 anos sofreu um choque anafilático e morreu após comer camarão nesta quinta-feira, dia 23, por volta das 14 horas, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, no Litoral catarinense.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima teve uma reação alérgica em razão da ingestão do alimento. Em seguida, o homem entrou em parada cardiorrespiratória. Ele foi encontrado caído na calçada, ao lado da esposa e populares, que realizavam massagem cardíaca.

Os socorristas tentaram reverter o quadro através de manobras de reanimação por cerca de uma hora, inclusive com o auxílio da equipe do helicóptero Águia e do Samu, mas infelizmente o óbito foi confirmado no local.

A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio aos familiares e aguardar os órgãos competentes.

A alergia a camarão é uma situação potencialmente perigosa, pois pode impedir a respiração quando leva ao inchaço da glote na garganta, provocando asfixia e podendo levar à morte, dependendo do tempo que a pessoa fica sem oxigênio.

 

Fonte: Oeste Mais.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×