Pesquisa vai acompanhar hábitos alimentares de brasileiros por 10 anos – Portal Plural
Connect with us

Geral

Pesquisa vai acompanhar hábitos alimentares de brasileiros por 10 anos

Publicado

em

Agência Brasil


Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) vai acompanhar, por dez anos, os hábitos de alimentação de 200 mil brasileiros. O estudo, chamado NutriNet Brasil, será coordenado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP em parceria com o Ministério da Saúde.

A intenção da pesquisa é identificar padrões de alimentação praticados em diferentes regiões do país e analisar a relação deles com o risco de doenças crônicas que afetam os brasileiros.

“A alimentação inadequada lidera o ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo. É o fator de risco que mais contribui para mortalidade”, destacou a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Atenção Primária, do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini.

De acordo com a coordenadora, a alimentação também é o segundo fator que mais contribui para a perda de anos de vida, superando, inclusive, o uso de álcool, drogas, tabagismo e inatividade física. “Nesse sentido, o estudo NutriNet Brasil nos apoiará no aprimoramento das políticas públicas de nutrição no país”, ressaltou.

Segundo o Ministério da Saúde, a alimentação exerce enorme influência sobre a saúde das pessoas, aumentando, em particular, o risco para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e enfermidades como obesidade, diabetes e hipertensão. 

“Mais do que um ou outro alimento isolado, é o padrão de alimentação das pessoas, ou as quantidades e proporções dos diferentes grupos de alimentos, que vai definir o risco de doenças. O levantamento trará maior compreensão sobre tais hábitos e suas consequências”, destacou.

EBC

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo reduz prazo de isolamento de trabalhadores com Covid

Publicado

em



O governo federal reduziu o tempo que trabalhadores infectados por Covid-19 devem ficar afastados das atividades laborais. A norma atualizada prevê de sete a dez dias de isolamento – antes o tempo de afastamento era de 14 dias. Portaria conjunta do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (25).

As novas regras seguem a orientação divulgada pela Saúde no dia 10 de janeiro, que passou a recomendar isolamento de cinco dias para assintomáticos e dez dias para pessoas com sintomas.

De acordo com o texto, as empresas podem diminuir de dez para sete dias o tempo de afastamento de trabalhadores que estejam sem febre há 24 horas, sem uso de medicamento antitérmico e com remissão de sinais e sintomas respiratórios.

“A organização deve considerar como primeiro dia de isolamento de caso confirmado o dia seguinte ao dia do início dos sintomas ou da coleta do teste por método molecular (RT-PCR ou RT-Lamp) ou do teste de antígeno”, diz a portaria.

O documento também flexibiliza o modelo de trabalho para pessoas com mais de 60 anos. Agora, fica a critério do empregador decidir se esses funcionários devem fazer trabalho presencial ou home office. Caso o modelo presencial seja escolhido, a empresa será responsável por fornecer aos empregados máscaras cirúrgicas ou do tipo PFF2.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Grade de Shows e valores de ingressos serão divulgados no dia 18 de março

Publicado

em



O presidente da Comissão de Bilheteria, Ivan Squinzani confirmou que nesta edição o público poderá comprar ingresso e pagar com cartão de crédito e também via pix. “Estamos implantando um sistema ágil, facilitando assim a experiência do visitante. Nos próximos dias divulgaremos o valor do ingresso, que seguirá a preço popular, e outras novidades”, informou Ivan. Outra novidade administrativa é que a feira terá controle instantâneo sobre visitantes. “Saberemos quantas pessoas acessaram, saíram e que permanecem no parque. A mesma estatística também servirá nos estacionamentos, para que auxilie na logística dos visitantes”.
Já a grade de shows da Fenasoja 2022 será conhecida oficialmente em um evento com a imprensa regional, marcado para a noite da sexta-feira (18 de março), no Centro Cívico de Santa Rosa. A grade está sendo construída em parceria com o Divino Club, empresa terceirizada para explorar o espaço.
Segundo o presidente da Comissão de Promoções, Vitor Dutra os shows são a celebração de bons negócios propiciados pela Fenasoja, e para a escolha são levada em conta várias questões. “Optamos sempre em garantir ao público preços populares, e atrações nacionais a contento do que tem de novidade no mercado. Serão entre 6 e 7 noite de apresentações na Arena VIA CERTA”.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Câmara de Porto Mauá aprova reajustes de vencimentos e vale alimentação de servidores

Publicado

em



A Câmara de Vereadores de Porto Mauá realizou sessão extraordinária da noite desta segunda, 24, para votar vários Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo,  que previam a revisão salarial dos servidores municipais, reajuste do vale alimentação, revisão salarial dos conselheiros tutelares, revisão dos salários dos Vereadores  e revisão dos salários dos Secretários, Vice-prefeito e Prefeito.

De acordo com o Projeto do Executivo, o vale alimentação concedido aos servidores do município, passará a ser de R$ 300,00. A Mesa Diretora da Câmara, através do Presidente Jacir Junior Taffarel,  sugeriu duas emendas a este Projeto, suprimindo do Projeto Original do Prefeito o Artigo 7º, que exclui servidores detentores de  cargo de comissão e função gratificada, de algumas situações em que estes poderiam perder o direito a receber o vale alimentação.  Uma segunda emenda proposta pela Mesa Diretora, retira do Projeto original o artigo 12, que diz que “É o Poder Executivo autorizado a regulamentar as disposições desta lei, por decreto que couber”. Ambas emendas foram aprovadas por unanimidade assim como o Projeto de Lei.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×