Pentágono demonstra preocupação com ameaças de Trump para conter protestos nos EUA – Portal Plural
Connect with us

Segurança

Pentágono demonstra preocupação com ameaças de Trump para conter protestos nos EUA

Presidente sugeriu usar o Ato de Insurreição, que permite a utilização de força militar para evitar a desordem

Reporter Global

Publicado

em

Documentário na Netflix trata sobre a carreira de Michael Jordan | Foto: Reprodução / Facebook / CP


Oficiais da Defesa norte-americana, que trabalham no Pentágono, expressaram nesta terça-feira preocupação com as ameaças do presidente Donald Trump para conter a série de protestos que têm ocorrido em diversas cidades do Estados Unidos. O chefe de Estado anunciou que está pronto para autorizar o uso de força militar para garantir ordem em solo americano. As informações são da rede de notícias CNN.

Em sua fala, Trump foi claro e deu um aviso a governadores e prefeitos de cidades que estejam registrando distúrbios relacionados à morte de George Floyd, um negro morto por asfixia por um policial branco em Minneapolis. Se os líderes estaduais e municipais se recusarem a tomarem atitudes para defender a vida e a propriedade dos moradores da região, ele irá invocar o Ato de Insurreição, datado de 1807, que é uma lei que permite que o presidente use militares norte-americanos para coibir a desordem civil.

Conforme a CNN, alguns oficiais do Pentágono têm tentado responder à situação alegando que o caso ainda não obriga o presidente a chamar forças militars da ativa. Segundo essas fontes, a convocação de soldados só seria necessária se um governador argumentasse que as tropas são extremamente necessárias.

Um oficial da Defesa consultado pela CNN afirmou que o desejo é por resolver a situação com o auxílio das polícias locais. Na avaliação de alguns integrantes do Pentágono, já há um desconforto pelo uso da Guarda Nacional, que nunca tinha sido tão acionada como agora.

Correio do Povo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Secretaria da Agricultura apresenta balanço do piloto do Programa Sentinela

Reporter Cidades

Publicado

em

Piloto do Programa Sentinela reuniu equipes da Seapdr e da BM no marco de fronteira Brasil-Uruguai, em Aceguá - Foto: Francisco Lopes/Seapdr

Mais de 1,2 mil quilômetros percorridos na região de fronteira – a maior parte em estradas vicinais de chão batido –, atividades de educação sanitária com mais de cem produtores concomitantes às atividades de fiscalização, recolhimento de 40 bovinos em estradas vicinais (todos devolvidos às propriedades rurais de seus proprietários), cinco barreiras fixas e 11 volantes, fiscalização e contagem de rebanho em duas propriedades de alta movimentação. Este é o balanço do piloto do Programa Sentinela, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), realizado entre os dias 17 e 24 de junho, nos dez municípios localizados entre Chuí e Dom Pedrito.

“O projeto piloto foi um sucesso. Agora vamos ampliar para fortalecer a fiscalização em toda a fronteira com Argentina e Uruguai. Manteremos os critérios técnicos e, assim, garantiremos maior segurança no campo e para os nossos pecuaristas”, afirma o secretário Covatti Filho.

As equipes da secretaria envolvidas na operação totalizaram quatro médicos veterinários, dois técnicos agrícolas e dois motoristas e tiveram colaboração de duas equipes da Brigada Militar. A corporação dá apoio de segurança às atividades, com o suporte do Programa Vigia, Operação Hórus.

“Entendemos que o piloto do programa provou que a idealização do Sentinela foi bem construída. Apenas algumas pequenas correções de materiais e procedimentos serão realizadas. Em um panorama geral, tudo aconteceu dentro do previsto e foi possível realizar uma grande ação com repercussão muito positiva na região”, afirma o coordenador do programa, Francisco Lopes.

Conforme estipulado no escopo do programa, as atividades de barreiras fixas, barreiras volantes, fiscalização de propriedades, recolhimento de animais criados nas faixas de domínio “gado de corredor” e atividades de educação sanitária ocorreram nos municípios de Jaguarão, Pinheiro Machado, Bagé, Dom Pedrito e Aceguá. Neste último, foi registrada a maior concentração de animais na faixa de domínio: 241 bovinos, 77 equinos e 68 ovinos.

A implantação efetiva do programa começa no dia 8 de julho, nos quatro blocos (Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Santa Rosa), contando com 12 equipes que fortalecerão a fiscalização dos 1,2 mil quilômetros de fronteira com o Uruguai e a Argentina, uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para mudar o status sanitário do Estado.

Programa cobre 1,2 mil quilômetros, envolvendo 59 municípios nas fronteiras com Uruguai e Argentina – Foto: –

Programa Sentinela

O Programa Sentinela tem área de abrangência de 1,2 mil quilômetros, envolvendo 59 municípios nas fronteiras com Uruguai e Argentina, com 64.842 propriedades rurais e rebanho de 4,4 milhões de cabeças. A metodologia de trabalho prevê a distribuição das equipes e o gerenciamento das atividades em quatro blocos: Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja e Santa Rosa. Ele é fruto da integração entre os órgãos e instituições de defesa, segurança e sanidade agropecuária em prol de ações para mitigação de risco sanitário e combate ao abigeato.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Segurança

Homem é detido ao tentar entregar crack escondido em pedaços de carne no Presídio

Reporter Cidades

Publicado

em



 

Neste domingo (5), os agentes penitenciários do Presídio de Cerro Largo (Missões), ao revistarem a sacola de um visitante, descobriram nove pedras de crack dentro de pedaços de carne, acondicionados num pote de comida destinada a um apenado.

Os agentes acionaran a Brigada Militar que conduziu o homem à Delegacia de Policia local, para registro de boletim de ocorrência, e os encaminhamentos dos trâmites judiciais.

Fonte: Susepe

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Segurança

Tentativa de assalto acaba com homem baleado e preso pela BM, em Santo Ângelo

Reporter Cidades

Publicado

em



 

Uma tentativa de assalto a mão armada foi registrado por volta das 9 horas da manhã desta segunda-feira, 6, em Santo Ângelo. A ocorrência foi registrada em um escritório de advocacia na Travessa Augusto Nascimento e Silva, fundos da Catedral Angelopolitana.

O criminoso chegou armado e foi ao andar de cima. Na oportunidade , o proprietário após ir ao cofre reagiu e atirou no criminoso com uma 380.

O disparo acabou acertando a mão do assaltante. O criminoso que entrou no escritório já foi preso pela Força Tática da BM. Primeiramente foi ecaminhado ao HSA onde passará por uma intervenção cirúrgica na mão baleada. Um revólver .38 foi apreendido. Um segundo elemento que estava em uma moticicleta está sendo procurado pel polícia.

 

O assaltante baleado é natural da cidade de Giruá.

 

RADIOCIDADESA

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

×