Geral
Pedidos de seguro-desemprego recuam quase 20% no Rio Grande do Sul

O número de pedidos de seguro-desemprego iniciou 2021 em baixa no Rio Grande do Sul. Em janeiro, foram 26.318, o que representa queda de 19,9% frente a igual mês do ano passado. É o menor volume para o intervalo desde 2010, indicam dados do Ministério da Economia.
O movimento de recuo ganhou força ao longo do segundo semestre de 2020. Segundo especialistas, a recente trégua reflete, em parte, a reabertura de atividades nos últimos meses, depois de demissões em massa no começo da pandemia. Outro fator citado é a adesão a medidas do governo federal para suporte a empresas e trabalhadores, o que estimulou negócios e freou cortes de vagas em 2020.
A questão é que programas como o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), que autorizou redução de jornada e salários, terminaram na virada do ano. O Ministério da Economia já sinalizou que estuda renovar o BEm, mas a volta ainda não foi confirmada. O impasse acende sinal de alerta no mercado de trabalho, já que os números da pandemia pioraram em parte do país, elevando restrições em diversas regiões.
O seguro é destinado a trabalhadores formais demitidos sem justa causa. Em 2020, os pedidos dispararam com a chegada do coronavírus. Na fase inicial da pandemia, o Estado chegou a registrar 66.827 solicitações apenas em maio.
Na sequência, os requerimentos perderam fôlego em meio à reabertura de empresas. No acumulado de 2020, o Rio Grande do Sul teve 419.458 pedidos do benefício, quase o dobro da população de Alvorada (211,4 mil habitantes). O número do ano passado representa avanço de 1,9% frente a 2019. À época, houve 411.505 requerimentos.
FONTE: O Sul
Geral
Corsan suspende atendimento presencial e disponibiliza canais digitais

Após a determinação de bandeira preta em todas as regiões do Rio Grande do Sul e da adoção de diversas medidas de prevenção ao contágio da Covid-19, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) suspendeu nesta segunda-feira os atendimentos presenciais aos usuários em todas as unidades de saneamento.
A medida deve vigorar pelo menos até o próximo domingo (7).
Conforme a gestora da Corsan em Imbé, Maria Clara Silveira, o atendimento ao cliente em todo o Estado será realizado exclusivamente por telefone e por meio das plataformas digitais da companhia. Um dos canais de atendimento é o telefone 0800-646-6444, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada a partir de telefone fixo ou de celular. “Por meio dele é possível encontrar solução para questões relativas às contas de água, alteração de endereço de entrega da fatura, novas ligações de água, segunda via, emissão em braile e reclamações de falta de água”, cita a responsável pela estatal na cidade.
Canais
Outra alternativa são os canais da companhia na internet, através do site www.corsan.com.br ou do aplicativo Corsan, disponível para smartphones e tablets. Entre os serviços oferecidos pela empresa nestes canais estão a consulta de histórico de consumo e do extrato das últimas faturas, o cadastro de informação de vazamento, a solicitação de troca de titularidade a consulta de situação de abastecimento nas localidades atendidas pela companhia, entre outros.
FONTE: O Sul
[mailpoet_form id="1"]Geral
STF garante porte de arma para guardas municipais

O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve nesta segunda-feira (1º) a decisão que garantiu porte de armas de fogo para todos os guardas municipais do país.
De acordo com a decisão, que teve maioria de votos, o plenário virtual da Corte referendou liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes. Em 2018, o ministro suspendeu dois artigos do Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, que limitava o porte de armas com base no número de habitantes do município.
Pela norma, os guardas das capitais e de municípios com mais de 500 mil habitantes conseguiram autorização para andar armados durante o trabalho e nos momentos de folga. Quem trabalhava em municípios com mais 50 mil e menos de 500 mil pessoas só poderia usar armamento em serviço. Por sua vez, nos lugares com menos de 50 mil habitantes, o porte foi totalmente proibido.
A decisão foi motivada por uma ação do DEM. Ao entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade, o partido alegou que o estatuto criou uma restrição ilegal ao porte de arma entre uma mesma categoria de integrantes da segurança pública.
FONTE: O Sul
[mailpoet_form id="1"]Geral
TRABALHOS REALIZADOS NA SEMANA, INFORMADOS PELA SECRETARIA DE OBRAS DE PORTO XAVIER

Confira abaixo os trabalhos realizados pela Secretaria de Obras no decorrer da semana, trabalhos estes, com o objetivo de melhorar a infraestrutura do município, proporcionando melhor qualidade de vida aos munícipes.
-Terraplanagem no pátio de galpão de recebimento de grãos para Cooperativa local;
-Abertura de açude para criação de peixes e bebedouro de animais;
-Ligação de caixa d’água à rede hidráulica instalada em Linha São Francisco.
FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO XAVIER
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo1 ano atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque12 meses atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque12 meses atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized12 meses atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized1 ano atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Destaque11 meses atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized11 meses atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Uncategorized1 ano atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM