Pedidos de seguro-desemprego recuam quase 20% no Rio Grande do Sul – Portal Plural
Connect with us

Geral

Pedidos de seguro-desemprego recuam quase 20% no Rio Grande do Sul

Reporter Global

Publicado

em



 

 

O número de pedidos de seguro-desemprego iniciou 2021 em baixa no Rio Grande do Sul. Em janeiro, foram 26.318, o que representa queda de 19,9% frente a igual mês do ano passado. É o menor volume para o intervalo desde 2010, indicam dados do Ministério da Economia.

 

O movimento de recuo ganhou força ao longo do segundo semestre de 2020. Segundo especialistas, a recente trégua reflete, em parte, a reabertura de atividades nos últimos meses, depois de demissões em massa no começo da pandemia. Outro fator citado é a adesão a medidas do governo federal para suporte a empresas e trabalhadores, o que estimulou negócios e freou cortes de vagas em 2020.

A questão é que programas como o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda), que autorizou redução de jornada e salários, terminaram na virada do ano. O Ministério da Economia já sinalizou que estuda renovar o BEm, mas a volta ainda não foi confirmada. O impasse acende sinal de alerta no mercado de trabalho, já que os números da pandemia pioraram em parte do país, elevando restrições em diversas regiões.

O seguro é destinado a trabalhadores formais demitidos sem justa causa. Em 2020, os pedidos dispararam com a chegada do coronavírus. Na fase inicial da pandemia, o Estado chegou a registrar 66.827 solicitações apenas em maio.

Na sequência, os requerimentos perderam fôlego em meio à reabertura de empresas. No acumulado de 2020, o Rio Grande do Sul teve 419.458 pedidos do benefício, quase o dobro da população de Alvorada (211,4 mil habitantes). O número do ano passado representa avanço de 1,9% frente a 2019. À época, houve 411.505 requerimentos.

 

FONTE: O Sul

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Corsan suspende atendimento presencial e disponibiliza canais digitais

Reporter Global

Publicado

em



 

 

Após a determinação de bandeira preta em todas as regiões do Rio Grande do Sul e da adoção de diversas medidas de prevenção ao contágio da Covid-19, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) suspendeu nesta segunda-feira os atendimentos presenciais aos usuários em todas as unidades de saneamento.

 

A medida deve vigorar pelo menos até o próximo domingo (7).

Conforme a gestora da Corsan em Imbé, Maria Clara Silveira, o atendimento ao cliente em todo o Estado será realizado exclusivamente por telefone e por meio das plataformas digitais da companhia. Um dos canais de atendimento é o telefone 0800-646-6444, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. A ligação é gratuita e pode ser realizada a partir de telefone fixo ou de celular. “Por meio dele é possível encontrar solução para questões relativas às contas de água, alteração de endereço de entrega da fatura, novas ligações de água, segunda via, emissão em braile e reclamações de falta de água”, cita a responsável pela estatal na cidade.

 

Canais

Outra alternativa são os canais da companhia na internet, através do site www.corsan.com.br ou do aplicativo Corsan, disponível para smartphones e tablets. Entre os serviços oferecidos pela empresa nestes canais estão a consulta de histórico de consumo e do extrato das últimas faturas, o cadastro de informação de vazamento, a solicitação de troca de titularidade a consulta de situação de abastecimento nas localidades atendidas pela companhia, entre outros.

 

FONTE: O Sul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

STF garante porte de arma para guardas municipais

Reporter Global

Publicado

em



 

 

O STF (Supremo Tribunal Federal) manteve nesta segunda-feira (1º) a decisão que garantiu porte de armas de fogo para todos os guardas municipais do país.

 

De acordo com a decisão, que teve maioria de votos, o plenário virtual da Corte referendou liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes. Em 2018, o ministro suspendeu dois artigos do Estatuto do Desarmamento, aprovado em 2003, que limitava o porte de armas com base no número de habitantes do município.

Pela norma, os guardas das capitais e de municípios com mais de 500 mil habitantes conseguiram autorização para andar armados durante o trabalho e nos momentos de folga. Quem trabalhava em municípios com mais 50 mil e menos de 500 mil pessoas só poderia usar armamento em serviço. Por sua vez, nos lugares com menos de 50 mil habitantes, o porte foi totalmente proibido.

A decisão foi motivada por uma ação do DEM. Ao entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade, o partido alegou que o estatuto criou uma restrição ilegal ao porte de arma entre uma mesma categoria de integrantes da segurança pública.

 

FONTE: O Sul

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

TRABALHOS REALIZADOS NA SEMANA, INFORMADOS PELA SECRETARIA DE OBRAS DE PORTO XAVIER

Reporter Global

Publicado

em



 

Confira abaixo os trabalhos realizados pela Secretaria de Obras no decorrer da semana, trabalhos estes, com o objetivo de melhorar a infraestrutura do município, proporcionando melhor qualidade de vida aos munícipes.

-Terraplanagem no pátio de galpão de recebimento de grãos para Cooperativa local;

-Abertura de açude para criação de peixes e bebedouro de animais;

-Ligação de caixa d’água à rede hidráulica instalada em Linha São Francisco.

 

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "PORTO XAVIER GVE. ABERTURA DE AÇUDES PARA CRIAÇÃO DE PEIXES E BEBEDOURO DE ANIMAIS"

Pode ser uma imagem de árvore, ao ar livre e texto

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto que diz "TERRAPLANAGEM EM PÁTIO DE GALPÃO DE RECEBIMENTO DE GRÃOS PORTO PORTOXAVIER XAVIER GOVERNO GV."

 

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO XAVIER

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×