Pátio do presidio Estadual deverá ser coberto – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Pátio do presidio Estadual deverá ser coberto

A ação será realizada através de uma parceria com uma empresa privada

Silvio Brasil

Publicado

em



O Objetivo é evitar os arremessos de objetos ilícitos para dentro da casa prisional

Na última quarta-feira, 13 de maio, o Diretor do Presidio Estadual de Santa Rosa, Rubesmar Antônio Goebel foi o entrevistado do Programa Plural Entrevistas, onde falou abertamente sobre os problemas ocorridos no complexo prisional.

A tensão no local começou no domingo de Dia das Mães, 10 de maio, com a ocorrência de uma briga no pátio entre dois apenados utilizando armas brancas (Estoques artesanais), uma briga que chamou a atenção da sociedade pela violência e contesto em que aconteceu, ou seja, durante o banho de sol de apenados.

A briga foi filmada por um detento e postado nas redes sociais, onde rapidamente virilizou deixando a população atônita e preocupada. O presidiário ferido com golpes de estoques foi conduzido pelos próprios agentes penitenciários até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h), onde recebeu atendimento e horas depois foi liberado.

O outro detento acabou sendo transferido no mesmo dia para a Penitenciária Modulada de Ijuí. Após alguns dias do ocorrido, a Superintendência do Serviços Penitenciários (Susepe) com seu agentes, apoio da Brigada Militar e reforço de cães, realizou uma operação na galeria A que resultou na apreensão de armas, drogas e aparelhos celulares.

Na última segunda-feira, 11 de maio, um segundo vídeo feito por apenados chocou mais uma vez a sociedade e desta vez sem cenas de violência, mas, com depoimentos preocupantes, onde os presos agradeciam ao Diretor do Presidio pela devolução das drogas e armas apreendidas na operação realizada.

A resposta da Susep foi rápida e já na manhã de terça-feira, 12 de maio, ocorreu uma segunda operação de revista em todas as galerias do presidio, onde foram apreendidas as armas exibidas no vídeo, porém, a droga não era real. Segundo o Diretor Rubesmar Antônio Goebel, para fazer as imagens foram utilizados farinha de trigo e açúcar.

A comunidade após assistir ambos os vídeos fez vários questionamentos, um deles foi: De que forma as armas, drogas e celulares podem chegar até as mãos dos detentos? Conforme o diretor geral, através de arremessos realizados sobre a tela que cerca o pátio, inclusive flagrados em imagens das câmeras de segurança. Os arremessadores utilizam o terreno de uma montadora de máquinas agrícolas para efetuar a ação.

Visando acabar com essa prática, está ocorrendo uma negociação com a empresa privada próxima para que haja um suporte na contenção e vigilância do terreno que dá acesso ao pátio do presidio.

A conversação estava avançada, porém, com a pandemia do Coronavirus, a negociação sofreu uma pausa, no entanto, de imediato a empresa se prontificou a fazer uma contenção na tela ampliando sua altura para evitar a facilidade do arremesso e na sequencia instalar uma cobertura metálica total no pátio com telhas de aluzinco pondo um fim nos arremessos.

Seria um primeiro caimento com o aluzinco e um segundo com uma sobre tela. Rubesmar Goebel explicou que já ocorreram várias prisões em flagrante de pessoas que estavam jogando material ilícito para dentro do presidio. O material cai em cima da tela de proteção e os presidiários fazem uma pirâmide humana para resgatar os materiais.

É uma corrida dos detentos para evitar que os agentes da Susepe confisquem os objetos. Antes os arremessos eram realizados da frente do presidio, mas como havia certa dificuldade, a maneira mais fácil de ter êxito no arremesso foi usar o terreno da montadora. A maioria dos arremessos é realizado a luz do dia durante as visitas. O projeto está sendo ainda orçado em valores para após ser concretizado.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

7° BPM Apreende 147 Tijolos de Maconha

Portal Plural News HZ

Publicado

em



Na sexta-feira (29/05), às 23h30min policiais militares apreenderam 147 tijolos de maconha, pesando 104,363 quilos na localidade de Barra Funda, fronteira com a Argentina em Tiradentes do Sul. A droga estava depositada em uma matagal pronta para ser transportada. Foram efetuadas buscas, na tentativa de prender o possível transportador, mas ninguém foi localizado. A droga foi apreendida e encaminhada para Delegacia de Polícia.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Jovem Gustavo Savian Voss, 18 anos perde a vida em acidente envolvendo moto e caminhão em Vista Nova, interior de Crissiumal – RS

Portal Plural News HZ

Publicado

em



Na tarde deste sábado (30), ocorreu um grave acidente de trânsito envolvendo uma moto e um caminhão na localidade de Vista Nova, Interior de Crissiumal – RS.

Uma motocicleta que era conduzida pelo jovem Gustavo Savian Voss, 18 anos, acabou colidindo contra um caminhão de leite com placas de Alegria/RS. O jovem acabou falecendo com o impacto.

A vítima é filho mais velho do empresário  Paulo Voss e Tania Savian proprietários da Óptica e Relojoaria Ouro e Prata em Crissiumal – RS. Gustavo também trabalhava com os pais no empreendimento.

Gustavo conduzia sua motocicleta sentido Vista Nova / Cidade, o caminhão trafegava em sentido contrário.

A ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

A Brigada Militar , Polícia Civil e PRE de Santo Augusto estiveram no local.

FONTE/FOTO: Top Sul Notícias

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mulher tenta suicídio no centro de Santa Rosa

Silvio Brasil

Publicado

em



Uma triste cena ocorreu na manhã desse sábado (30/05), no centro de Santa Rosa, uma mulher subiu em uma árvore entre a Avenida Rio Branco e Rua Buenos Aires, amarrou uma corda em um tronco e outro lado no pescoço ameaçando cometer suicídio, o Corpo de Bombeiros e Brigada Militar foram acionadas, as equipes de resgate começaram a conversar para a calmar a mulher a qual revelou que queria cometer o ato devido aos seus cães terem sido recolhidos.

Durante a conversa com a mulher as equipes de segurança conseguiram cortar a corda retirando a mulher em segurança do local sendo encaminhada a UPA. A mulher solicitou a presença do repórter Silvio Brasil do Portal Plural no hospital para conversar.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

O que você achou do site novo do Portal Plural?

Trending

×