Partidos de Lula e Bolsonaro se unem para disputar eleições em 85 cidades do País
Connect with us

Política

Partidos de Lula e Bolsonaro se unem para disputar eleições em 85 cidades do País

Publicado

em

portal plural partidos de lula e bolsonaro se unem para disputar eleições em 85 cidades do país
Foto: Reprodução

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O Partido dos Trabalhadores (PT), liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está apoiando 12 candidatos do Partido Liberal (PL), o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, nas eleições municipais deste ano. Em contrapartida, o PL está no palanque de três candidatos a prefeito filiados ao PT. Essas alianças ocorrem em cidades pequenas, distantes da polarização ideológica que marca a política nacional.

No total, PT e PL estarão juntos em coligações de 85 municípios, a maioria no Nordeste. Quando não trocam apoios diretamente, ambos os partidos integram chapas lideradas por partidos do Centrão. Dos 12 candidatos do PL apoiados pelo PT, seis estão no interior do Maranhão, enquanto os outros estão em Sergipe, Paraná e São Paulo. Os três candidatos do PT com apoio do PL estão no Piauí e Maranhão.

As cidades envolvidas têm, em média, 30 mil habitantes, somando uma população total de 450 mil pessoas. A maior cidade com uma aliança direta entre PT e PL é Itabaiana (SE), com 75.568 eleitores, onde o PT apoia Valmir de Francisquinho (PL), ex-prefeito e ex-candidato ao governo de Sergipe.

Em Estreito e Viana, no Maranhão, a aliança entre PT e PL é uma repetição das eleições de 2020, quando os petistas apoiaram os atuais prefeitos, que permanecem no PL mesmo após a chegada de Bolsonaro.

Segundo a professora Mayra Goulart, especialista em política comparada, em cidades pequenas, as divergências partidárias nacionais tendem a ser deixadas de lado em favor de questões locais. Ela aponta que a relação entre o candidato e o eleitor é mais importante que ideologias em eleições municipais.

PT e PL estão juntos em 70 coligações com outros partidos, com destaque para o PSD (19) e o MDB (16). Além disso, em oito cidades, os candidatos apoiados por ambas as siglas são prefeitos em busca da reeleição sem adversários.

As únicas cidades com mais de 200 mil eleitores onde PT e PL estão juntos são São Luís (MA), onde apoiam Duarte Júnior (PSB), e Taboão da Serra (SP), com apoio ao atual prefeito José Aprígio (Podemos). A aliança em Taboão é motivada pela boa relação entre o prefeito e lideranças regionais dos dois partidos.

Essas coligações contrastam com a polarização que se mantém na cidade de São Paulo, onde Lula e Bolsonaro devem disputar, de forma indireta, o “terceiro turno” das eleições de 2022, com apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ao deputado Guilherme Boulos (PSOL), respectivamente.

Fonte: Jornal o Sul

Compartilhe

Destaque

Vereador propõe Projeto de Lei para Revogação de Diárias na Câmara de Vereadores de Crissiumal

Publicado

em

portal plural vereador propõe projeto de lei para revogação de diárias na câmara de vereadores de crissiumal
Foto: Redes Sociais
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

O Vereador Almiro Carvalho dos Santos (PSB) de Crissiumal, protocolou na manhã desta quarta-feira, dia 2 de abril, o Projeto de Resolução do Legislativo nº 07/2025, que propõe a Revogação das Resoluções de Mesa Diretora nº 003, 007 e 013 de 2023 da Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal. O objetivo da iniciativa é aumentar a transparência e garantir economicidade aos cofres públicos.
De acordo com o texto do projeto, a partir da Revogação das referidas Resoluções, não haverá mais pagamento de diárias fixas aos vereadores e servidores da Câmara que participarem de cursos, treinamentos, congressos ou reuniões em outros municípios. Ao invés disso, os deslocamentos serão reembolsados com base nas despesas efetivamente comprovadas com alimentação, transporte e hospedagem, mediante apresentação de notas fiscais.
Segundo o Vereador Almiro dos Santos, a proposta tem como finalidade evitar que as diárias sejam utilizadas como complemento salarial. “Nós, vereadores, já recebemos um salário mensal para desempenhar nossa função. As diárias devem apenas cobrir os custos reais das viagens necessárias para capacitação ou captação de recursos ao município, e não servir como forma de gerar ganhos extras”, justificou Almiro.
O projeto também prevê que os valores referentes a deslocamentos serão indenizados conforme a modalidade de transporte utilizada. Caso seja um veículo oficial da Câmara, será pago o abastecimento e eventuais pedágios. Para transportes coletivos, serão reembolsadas passagens de ônibus ou avião, sempre com a devida autorização da Presidência da Casa.
Outro ponto do projeto estabelece que a capacitação de servidores também passará por avaliação da presidência da Câmara, que irá analisar a pertinência dos pedidos. Os reembolsos serão efetuados em até cinco dias úteis após a apresentação das notas fiscais e um relatório descritivo das atividades realizadas.
Com essa medida, Almiro dos Santos acredita que haverá uma economia significativa nos recursos da Câmara, possibilitando uma maior devolução de verbas ao Executivo municipal ao final do ano. “Com esse dinheiro, poderemos contribuir para obras e serviços que beneficiem toda a população crissiumalense”, ressaltou o vereador ao Gaudério News
O projeto agora segue para análise e votação na Câmara Municipal.
Fonte: Gaudério News.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Ronaldo Caiado afirma que irá lançar chapa com Gusttavo Lima à Presidência

Publicado

em

portal plural ronaldo caiado afirma que irá lançar chapa com gusttavo lima à presidência

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse nesta quarta-feira (5), que deve começar em breve a pré-campanha à Presidência da República de 2026 ao lado do cantor Gusttavo Lima. O evento de lançamento da chapa está agendado para o dia 4 de abril, em Salvador. Caiado ressaltou que a parceria com Lima está confirmada, mesmo que a filiação partidária do cantor ainda não tenha sido definida e possa ocorrer apenas no ano da eleição.

 

Fonte: Jovem Pan.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Bancada do PT elege fim da escala 6×1 e isenção do Imposto de Renda como pautas para “salvar” popularidade de Lula

Publicado

em

portal plural bancada do pt elege fim da escala 6×1 e isenção do imposto de renda como pautas para “salvar” popularidade de lula

15 topo humberto pluralNuveraFAST AÇAÍ

A bancada do PT na Câmara, liderada por Lindbergh Farias (RJ), elegeu o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho e um de descanso) como uma de suas principais bandeiras na disputa política neste ano. O outro foco é a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A avaliação entre petistas é de que será preciso intensificar a defesa de medidas populares no Congresso para tentar alavancar a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com foco na tentativa de reeleição em 2026.

Ainda não está definido se o próprio governo fará campanha pela redução da jornada de trabalho no comércio e em parte do setor de serviços, mas a bancada se preparar para centrar esforços na discussão, já a partir da próxima semana. A investida ocorre num momento em que o governo muda sua articulação política e entrega a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) para o comando da presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

No último dia 25, a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece a escala 4×3 (quatro dias de trabalho e três de descanso). O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) também é autor de uma PEC que trata do assunto.

Petistas ainda apostam que a mudança na SRI deixará a equipe de Lula mais coesa nesse debate político. A escolha de Gleisi também faz parte do “modo campanha” adotado pelo governo Lula, após a popularidade da gestão Lula 3 despencar. O perfil combativo da presidente do PT, que é popular entre a militância da sigla, foi levado em conta no xadrez da reforma ministerial.

Ao longo dos últimos dois anos, Lula estabeleceu um “tripé de rejeição”, até amargar o derretimento da popularidade em todo o País. Os três fatores que empurram o governo ladeira abaixo são apontados por integrantes da própria base aliada a Lula: erros na economia, apatia política e desconexão com a vida real do brasileiro.

 

Fonte: Estadão Conteúdo.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×

Entre em contato

×