Palestra sobre Inteligência Artificial contou com a participação do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado - Portal Plural
Connect with us

Ensino

Palestra sobre Inteligência Artificial contou com a participação do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado

Publicado

em


  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

A Inteligência Artificial está presente no dia a dia da sociedade, sendo um tema que atravessa todas as áreas do conhecimento, dada a crescente expansão da tecnologia. Com o objetivo de promover reflexões sobre esta temática, também convergente ao Salão do Conhecimento 2020 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), a Unijuí promoveu, na noite de terça-feira, dia 25, o evento “O futuro é hoje: debates sobre Inteligência Artificial”.

Com uma programação promovida pelas pelas Vice-Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o evento foi transmitido pelo canal da Unijuí no youtube, e contou com  a presença (virtual) de Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS. Esta programação foi o primeiro evento do Salão de Conhecimento deste ano, agregando, simultaneamente, milhares de participantes, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos da Unijuí e de outras instituições de ensino superior.

Segundo a Vice-Reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, na abertura da atividade, a inteligência artificial transpassa por todas as áreas do conhecimento: “qualquer profissional que tenha uma formação superior depende da tecnologia para exercer sua atividade”. Por sua vez, o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, observou que a temática debatida é muito importante para todo profissional ou futuro profissional, diante de todas as questões tecnológicas em que a sociedade está inserida, precisando ser aprofundado e debatido.

O debate sobre Inteligência Artificial

O professor do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng), Edson Luiz Padoin, foi quem apresentou a temática aos participantes: “este é um assunto presente em nosso cotidiano e é importante começarmos a debater. A informática está presente em todas as atividades, e, com o surgimento da internet conseguimos ter acesso a qualquer informação, por isso olhamos para o futuro conhecer a Inteligência Artificial é imprescindível”, ressaltou.

Para o secretário de Inovação, Luís Lamb, palestrante convidado da noite, o conhecimento da Inteligência artificial é imprescindível para que as empresas tenham bons resultados. Ele abordou como a história do desenvolvimento científico e previsões de mercado vão impactar na economia, por exemplo. “Em 2020 já estamos sentindo o impacto da inteligência artificial, sabemos que a inovação, ciência e tecnologia estão entrelaçadas e é necessário fazer uma mudança em nossa forma de pensar”, salientou.

O secretário questionou os alunos e pesquisadores de como será o mundo onde empresas com presença digital tem um valor cada vez maior, também mostrou estudos que projetam, para dez anos, um impacto muito forte na economia pela inteligência artificial, o que também impactará diretamente no trabalho em diferentes áreas do conhecimento. O secretário trouxe explicações sobre a importância de estar atento com estas mudanças tecnológicas para o melhor desenvolvimento de uma empresa e dos profissionais.

“O tema mais debatido em no ano de 2019 no Fórum Mundial de Davos foi o impacto da inteligência artificial sobre as empresas e as relações de trabalhos. Os países já estão desenvolvendo estratégias nacionais para isso. E esta pandemia, por um lado trouxe uma grande crise sobre todos nós, por outro, mostrou que as tecnologias digitais para o trabalho remoto e mediação e análises de dados vieram para ficar. O seu valor será ainda maior nos próximos anos”, finalizou.                 

Mais sobre o Salão do Conhecimento 2020

Neste ano desenvolve a temática  “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, convergente com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programações entre os dia 20 e 23 de outubro. Serão apresentados 853 trabalhos com 480 resumos expandidos.

Esta edição do evento também vai oportunizar discussões acerca dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, que compreendem 17 propostas concretas da Organização das Nações Unidas (ONU) para o planeta. No ato da submissão de trabalhos, o autor precisou informar a qual Objetivo o seu trabalho está associado, permitindo diálogos multidisciplinares durante o evento.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí conjuntamente com os Comitês Científico e de Extensão e Cultura.

Desafio de Inovação

No evento desta terça-feira, os participantes também foram convidados a participarem do Desafio de Inovação Social, um evento multidisciplinar que se propõe a buscar soluções de mercado  para os grandes desafios apresentados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  visando a criação e o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental positivo, a partir de problemas que serão apresentado às equipes durante a realização do evento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de setembro, de forma individual, no site do evento, clicando neste link, com o preenchimento do formulário de inscrição. O evento é limitado a 80 participantes.

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência e estudante de Jornalismo da Unijuí.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ensino

EMEIs do bairro Cruzeiro realizaram a 2ª edição da Caminhada pela Paz

Publicado

em

portal plural emeis do bairro cruzeiro realizaram a 2ª edição da caminhada pela paz
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Rosa
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Com a proximidade da Páscoa, cinco Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs do bairro Cruzeiro, realizaram a 2ª edição da Caminhada pela Paz. O objetivo foi promover uma reflexão nesta época do ano, que traz à tona os sentimentos de renovação, comunhão e fraternidade. A ação aconteceu na noite desta terça-feira (26), na Avenida Flores da Cunha, em Cruzeiro. A atividade foi acompanhada pela Secretaria de Educação e Cultura e promovida pelas escolas: EMEI Criança Esperança, EMEI Mundo Encantado, EMEI Caminhos do Saber, EMEI Criança Feliz e EMEI Amor Perfeito.

O evento reuniu servidores e famílias das cinco escolas, que confeccionaram cartazes e faixas com frases sobre a paz. Na oportunidade, a Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, também realizou o percurso e prestigiou a atividade, “É importante promovermos momentos de reflexão e semear a paz dentro das nossas escolas, das famílias e da comunidade em geral. É um movimento para que todos consigam olhar seus semelhantes com carinho, afeto e respeito”.

As escolas da Rede Municipal Ensino, ao longo de todo o ano, organizam e promovem ações neste sentido, com o objetivo de aproximar as famílias da escola e incluir na rotina, atitudes que fortaleçam o respeito mútuo e as boas práticas em sociedade.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Botão do Pânico é implementado em toda a Rede Municipal de Ensino em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural botão do pânico é implementado em toda a rede municipal de ensino em santa rosa (1)
Foto: Divulgação
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

A segurança das escolas municipais de Santa Rosa ganhou um importante reforço. A partir de agora, as 34 escolas (20 EMEIs e 14 EMEFs), que fazem parte da Rede Municipal de Ensino vão contar com o botão do pânico. O botão de emergência é uma iniciativa para fortalecer a rede de proteção coletiva aos alunos, professores e funcionários das escolas. O dispositivo ficará disponível via aplicativo e terá comunicação instantânea com as forças de segurança para casos de ameaças.

Uma equipe da empresa ABASE Sistemas, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo de Segurança EducarWeb, esteve no município para apresentar o app para os diretores das escolas. A atividade ocorreu no quartel da Brigada Militar e contou com representantes da Secretaria de Educação e Cultura e órgãos de segurança. Na oportunidade, A Secretária de Educação, Lires Zimmermann, destacou que esta é uma medida que vai beneficiar mais de sete mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino e lembrou que a Gestão tem ampliado as ações de proteção aos estudantes, “Desde que começaram a ocorrer os atentados em escolas pelo Brasil, a secretaria ampliou os esforços para garantir a segurança da comunidade escolar. Agora, com o Botão do Pânico, temos mais uma ferramenta tecnológica, um dispositivo que vai trazer mais segurança para todos, profissionais, pais e alunos”.

O software vai ser acessado somente por alguns profissionais treinados e pré-cadastrados pela SMEC. A ferramenta só será utilizada em situações graves e de emergência. Assim que acionado o botão, a Brigada Militar irá receber uma notificação por meio de alarme sonoro. Além disso, a tecnologia compartilha a localização da escola por meio do GPS. O app de Segurança também suspende todos os sons e notificações do celular do usuário. Durante a apresentação do app aos diretores, esteve representando a Brigada Militar de Santa Rosa, o capitão Anderson Machado. De acordo com ele, ao receber a notificação, a Brigada irá para a escola o mais rápido possível, “O aplicativo é uma ferramenta importante, pois vai agilizar o atendimento. Assim que acionado o botão, toda a estrutura da Brigada vai se deslocar para aquela ocorrência”.

A partir desta semana, a equipe da Secretaria de Educação e Cultura irá realizar o cadastro dos servidores responsáveis pelo acionamento do Botão do Pânico em cada escola municipal. Os servidores vão passar por treinamentos e receber orientações de como proceder em casos de emergência.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Ensino

Governo do Estado investe mais de R$ 700 mil em escolas da Rede Estadual

Publicado

em

portal plural governo do estado investe mais de r$ 700 mil em escolas da rede estadual
Foto: Foto: Cintia Pereira/SOP
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Com uma reforma concluída e os trabalhos começando em mais quatro instituições de ensino, o governo do Estado investe mais de R$ 700 mil em escolas estaduais ao longo do mês de março, atendendo a quase 2,7 mil alunos. A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Tricentenário, em São Borja, cujas obras foram finalizadas, recebeu quase R$ 270 mil. Mais R$ 434,5 mil estão sendo aplicados em escolas de Santiago, Vacaria e Porto Alegre.

Na Tricentenário foi feita reforma total da cobertura, com a colocação de telhas com isolamento termoacústico. Executada pela Comercial de Tintas Santo Antônio e fiscalizada pela 10ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Uruguaiana, a obra foi entregue no início do mês. Localizada na rua Eurico Batista da Silva, 1353, bairro Paraboi, a escola tem 431 alunos.

Em Porto Alegre, serviços de reforma começaram em duas escolas na última semana. Na EEEM Roque Gonzales, o trabalho consiste na recuperação do telhado, da rede de drenagem e do muro. Com investimento de mais de R$ 83 mil, a obra está a cargo da Integral Construções, fiscalizada pela 1ª Crop, de Porto Alegre. A conclusão das melhorias está prevista para 60 dias. Com 557 estudantes, a escola fica na avenida da Cavalhada, 2433, bairro Cavalhada.

Outra obra na Capital ocorre na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, que está recebendo quase R$ 44 mil para reformar a cozinha e a estrutura de escoamento no telhado. Os trabalhos também são executados pela Integral Construções e fiscalizados pela 1ª Crop. O prazo de conclusão é de 60 dias. São 322 alunos atendidos pela escola, que fica na rua Dona Helena, 100, bairro Santa Teresa.

No Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, em Vacaria, R$ 197 mil são destinados ao cercamento parcial do terreno. Com execução da empresa Jorge Henrique Soares de Assis e fiscalização da 4ª Crop, de Caxias do Sul, a obra tem prazo de conclusão de 90 dias. A escola tem 1.214 estudantes e fica na rua Três de Dezembro, 75, bairro Centro.

Em Santiago, a EEEF João Eduardo Witt Schmitz está recebendo uma reforma da torre do reservatório. São quase R$ 110 mil destinados à obra, realizada pela Ermes Construtora e fiscalizada pela 10ª Crop, de Uruguaiana. O prazo de conclusão é de 60 dias. Localizada na rua Tio Virgílio, bairro Carlos Humberto, a escola atende 170 alunos.

Fonte: Governo do Rs/Ascom

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×