País tem 3,9 milhões de animais em condição de vulnerabilidade – Portal Plural
Connect with us

Geral

País tem 3,9 milhões de animais em condição de vulnerabilidade

Publicado

em



 

A população pet no Brasil é de cerca de 140 milhões de animais, entre cães, gatos, peixes, aves e répteis e pequenos mamíferos. A maioria é de cachorros (54,2 milhões) e felinos (23,9 milhões), num total de 78,1 milhões de animais. Desses, 5% são Animais em Condição de Vulnerabilidade (ACV), o que representa 3,9 milhões de pets.

Do total da população ACV, cães representam 69% (2,69 milhões), enquanto os gatos correspondem a 31% (1,21 milhões). Os dados são do Instituto Pet Brasil (IPB). Os Animais em Condição de Vulnerabilidade são aqueles que vivem sob tutela das famílias classificadas abaixo da linha de pobreza, ou que vivem nas ruas, mas recebem cuidados de pessoas.

Não estão incluídos entre os ACV os animais abandonados, que são aqueles que vivem por um determinado tempo sem um tutor definido. A maioria desses pets abandonados vivem sob tutela de Organizações não Governamentais (ONGs), denominadas popularmente como Proteção Animal, ou protetores que assumem a responsabilidade de manter esses animais e promover a adoção voluntária.

O levantamento do Instituto Pet Brasil apurou a existência de 370 ONGs atuando na proteção animal. Dessas 46%, ou 169 ONGs, estão na região Sudeste, seguida pelas regiões Sul (18%), Nordeste (17%), Norte (12%) e, por fim, Centro-Oeste (7%). Essas instituições tutelam mais de 172 mil animais. Desses, 165.200 (96%) são cães e 6.883 (4%) são gatos.

As ONGs e protetores forneceram informações diversas sobre a sua capacidade de acolhimento e o acolhimento real do momento. Com base nesses dados, o IPB classificou as entidades e estimou sua capacidade máxima de acolhimento. As de pequeno porte conseguem abrigar até cem animais, as de médio porte, de 101 a 500, e as de grande porte abrigam mais de 501 animais.

O acolhimento máximo foi estimado de acordo com os critérios de classificação definidos pelo Instituto Pet Brasil, com base nesses critérios e observando as características das ONGS, o Brasil possuí hoje 172.083 animais abandonados sob a tutela das ONGs e grupos de Protetores. Dos mais de 172 mil animais tutelados, 165.200 (96%) são cães e 6.883 (4%) são gatos. Os abrigos de médio porte destacam-se por tutelar mais de 89 mil animais. Portanto, são responsáveis por mais de 52% da população de pets disponíveis para adoção.

De acordo com os dados, 0,0002% da população total de cães, de 54,2 milhões, e de gatos, de 23,9 milhões, evolui efetivamente para a condição de abandono. “Segundo esses números, verificamos que 4% dos animais em condição de vulnerabilidade evoluem para o abandono completo. Nesse caso, conseguimos dizer com segurança que eles são acolhidos por entidades de proteção”, afirma Nelo Marracini Neto, conselheiro de Comércio e Serviços do IPB.

Outra questão é a saúde veterinária. Dados divulgados pelo IBGE apontam que o Brasil vacina cerca de 75% da sua população de cães e gatos. Estima-se que em 2018 mais de 59 milhões desses animais foram vacinados em todo o território nacional. Esse resultado indica que aproximadamente 19 milhões deles não foram imunizados contra raiva. A região com índice de vacinação mais alto é a Sudeste, com 84%, seguida da Centro-Oeste (82%), da Nordeste (70%), da Norte (67%) e da Sul (63,5%).

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Familiares de homem morto após abordagem de policiais rodoviários federais em SE dizem que ele tinha transtornos mentais

Publicado

em



Laudo do IML apontou asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda como causas da morte.

(mais…)

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Semana de Incentivo à Leitura e Feira do Livro em Giruá

Publicado

em



Na manhã desta terça-feira, 24 de maio, aconteceu a abertura oficial da Semana de Incentivo à Leitura e a Feira do Livro 2022, que neste ano traz como tema, “Leitura, Descobertas e o Despertar das Emoções”.

O evento cultural realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, está aberto à visitações no Centro Paroquial Católico. Além das mensagens de boas vindas do prefeito Ruben Weimer e da secretária de Educação e Cultura, Palmiéri Ruschel Weiellens, que enfocaram a importância da leitura, os presentes acompanharam uma encenação realizada pelo Grupo ArtVidance Pantomima e após, uma narrativa com a poetisa giruaense Cecília Maicá e ainda uma conversa com a escritora Maria Inez Flores Pedroso.

Inovando nesta edição, o evento conta com alunos que representam personagens de contos de fada, que acolhem os visitantes e participam das atividades de palco. Além de sessões diversas, exposições e peças teatrais, alunos visitarão as emissoras de rádio na quarta-feira(25), divulgando a importância da leitura. Exposição de livros, ocorrerão nos dias 27 e 28 de maio.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Mutirão de limpeza na comunidade de Ponte Pratos em Tucunduva

Publicado

em



O Governo Municipal de Tucunduva por meio da Secretaria de Obras realizou um mutirão para limpeza da Comunidade de Ponte Pratos. O mutirão contou com apoio do Setor de Limpeza Urbana e moradores da própria comunidade.

A limpeza é fundamental para a prevenção de fungos, animais peçonhentos, acúmulo de entulhos, resíduos e lixo, além de dar mais segurança da população, também foi dado uma atenção especial com o apoio de ACS (Agente Comunitária de Saúde) na questão de água parada neste momento em que estamos com diversos casos de Dengue em nosso município e região.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×