Os novos tipos de Pix para facilitar pagamentos mensais e compras parceladas - Portal Plural
Connect with us

Destaque

Os novos tipos de Pix para facilitar pagamentos mensais e compras parceladas

Publicado

em


Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Bolepix, Automático, Garantido

Já pensou em pagar as suas contas mensais, seja de água, luz, aluguel, escola dos filhos, telefone, academia ou o aquele serviço de streaming de filmes favorito e, quem sabe, poder parcelar a compra de um ar-condicionado no comércio usando apenas o Pix?

Os novos formatos em desenvolvimento pelo Banco Central (BC), em breve, vão tornar isso tudo possível e, de quebra, ainda prometem reduzir os riscos de inflar a fatura do cartão de crédito ou de cair nas armadilhas dos altos juros do rotativo, que, em maio de 2023, respondiam por 86,8% das dívidas em atraso no país, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Em estágio avançado, o chamado Pix Automático será disponibilizado em abril do próximo ano, conforme adiantou o BC na segunda-feira (19), durante evento do Fórum Pix. O lançamento, antes previsto para 2023, foi adiado em razão da greve no BC, mas os últimos ajustes do cronograma estão em pleno curso.

A ideia, segundo a assessora do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Mayara Yano, é viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário. Ao contrário do que acontece neste momento, as empresas de qualquer segmento ou porte que atuem com pagamentos periódicos poderão, sim, utilizar o novo produto. Entre os nichos, destacam-se as concessionárias de serviços públicos (água, energia, telefonia), seguradoras, estabelecimentos de ensino, condomínios, clubes por assinatura e muitos outros.

Na prática, será uma alternativa ao débito em conta, que, hoje, abrange um número reduzido de serviços, empresas e pessoas. Um dos benefícios esperados é que a solução seja acessível para mais de 140 milhões de usuários do Pix, atualmente, no Brasil e disponível em todas as instituições financeiras.

A nova modalidade permitirá que os pagamentos mensais sejam feitos sem a necessidade de abrir uma conta no banco específico ou de um cartão de crédito. Deste modo, o pagador deverá autorizar a cobrança, sem ter de autenticar a operação em cada nova transação. A operação poderá ser feita pelo aplicativo do banco, QR Code ou Pix Copia e Cola e cancelada em qualquer momento.

Esses são alguns diferenciais do Pix Automático, explica o chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix do BC, Carlos Eduardo Brandt. Ele lembra: o modelo é capaz de atender a qualquer necessidade de pagamento e deve reconfigurar aspectos do mercado, sobretudo, nos segmentos ocupados prioritariamente pelo cartão de crédito.

—  Para quem consome, ou paga, será acessível, não só em grandes bancos e na cobrança de serviços prestados pelas empresas maiores. Além disso, quando a solução para esses pagamentos é via cartão, existem várias complicações, há custos elevados, dificuldade de acesso, uma série de situações que são restritivas. Então, queremos democratizar todo acesso a esse tipo de pagamento — resume.

Os novos produtos Pix

  • Pix Automático: foi pensado para ampliar a abrangência do débito automático, que, atualmente, demanda das empresas firmar convênios com diferentes instituições e regras. Como também é necessário que a pessoa seja cliente do banco para programar um débito recorrente, ao padronizar as normas e incluir o público de usuários do Pix na modalidade, a meta é permitir que empresas dos mais variados segmentos e portes, possam oferecer essas facilidades. De acordo com o chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix do BC, Carlos Eduardo Brandt o Pix automático contempla todas as necessidades de contas, sejam aquelas físicas (escola dos filhos) ou digitais (clubes de assinaturas).

 

  • Pix Crédito ou Garantido: ainda sem data definida, a ideia do BC é que a opção seja complementar ao Pix Automático, uma vez que prevê a compensação de saldos. A modalidade demanda a criação de garantias para arcar com parcelas recorrentes por algum período (compra de uma TV em 12 vezes, por exemplo). Diferentemente dos serviços, em que a garantia é o próprio serviço e a falta de pagamento gera a interrupção do fornecimento, nessa situação o consumidor já teria recebido o bem e é preciso assegurar que não haja inadimplência. Por isso, o BC avalia soluções que começam a surgir no sistema privado com o objetivo de padronizá-las e torná-las acessíveis ao universo Pix.

 

  • BolePix: trata-se da versão do Pix para os boletos. A diferença é que o QR Code que aparece no boleto concede às pessoas a oportunidade de fazer esse pagamento via Pix. Isso já é disponível, mas a diferença está no tempo de liquidação (a transferência do valor pago à empresa que o receberá), que se tornará instantâneo, além de uma série de informações, hoje contidas no boleto e que precisam ser condensadas no BolePix. Em linhas gerais, as funcionalidades do boleto serão reforçadas pela instantaneidade do fluxo de pagamentos existentes no pix. A meta é que a padronização e os ganhos de segurança e rastreabilidade estejam disponíveis no início do ano que vem.
Compartilhe

Destaque

Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa

Publicado

em

portal plural lançamento da 20ª feira do livro de santa rosa

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-feira (14), o Lançamento da 20ª Feira do Livro de Santa Rosa. A ação aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac e reuniu escritores, autoridades e a comunidade. Na oportunidade, foram anunciados os nomes do Patrono e do Escritor Homenageado desta edição, que possui o tema: “Ler é uma aventura fantástica”. Os escolhidos foram o escritor, jornalista e pesquisador, Jacob Petry como Patrono e Claudiomiro Sorriso, como Escritor Homenageado.

O patrono e o escritor homenageado foram recebidos pelo Prefeito Anderson Mantei na Prefeitura. Durante o encontro, a Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, falou sobre os últimos preparativos para a feira e destacou que este é um evento aguardado por todos os públicos e faixas etárias, “A Feira do Livro é um momento de reencontro com a cultura e a leitura. É importante salientar que o Governo Municipal é parceiro da feira e distribui para todos os alunos da Rede Municipal, do Ensino Fundamental, 1º ao 9º ano, um vale-livro. Um grande incentivo que proporciona aos jovens adquirir de forma gratuita, um exemplar literário”.

Entre as atrações da feira, estão previstos os lançamentos de 12 livros. A 20ª Feira do Livro de Santa Rosa vai acontecer entre os dias de 09 a 15 de abril em frente à Biblioteca Municipal. Um dos diferenciais desta edição será o horário de visitação ampliado, das 07h45min às 21 horas, nos dias de semana.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Recicla Santa Rosa vai acontecer neste sábado

Publicado

em

portal plural recicla santa rosa vai acontecer neste sábado

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai realizar no próximo sábado (15/03), a primeira ação de 2025 da campanha Recicla Santa Rosa. O evento acontecerá no Tape Porã (próximo ao Divino), das 08h às 17h. A programação inclui o recolhimento de resíduos eletrônicos, óleo usado, pilhas e baterias, tampinhas e blisters, além da doação de mudas, adoção de pets, distribuição de folders e adesivos educativos, e atendimento para a população com esclarecimento de dúvidas e procedimentos da Secretaria de Meio Ambiente.

A ação é uma parceria entre o município e as instituições Natusomos e Coopersol. O Secretário de Meio Ambiente, Gustavo Foliatti, convida a comunidade para participar do evento, “Essa é uma oportunidade para a população fazer o destino correto destes materiais e contribuir para o meio ambiente. Convidamos a todos para que prestigiem a atividade”.

Os próximos encontros do Recicla Santa Rosa irão ocorrer no dia 07 de junho, na Praça da Bandeira, e no dia 18 de outubro, na Praça da Sulina.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Festival de beach soccer reuniu mais de 300 participantes em Santa Rosa

Publicado

em

portal plural festival de beach soccer reuniu mais de 300 participantes em santa rosa

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e o SESI promoveram em Santa Rosa, um festival de beach soccer. Mais de 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, participaram nesta semana da competição que integrou os Jogos de Verão 2025. Os projetos da ACBF, ASE, ASR Futsal e SESI movimentaram a quadra de futebol de areia com muitos jogos emocionantes.

Ao final do evento, todos os atletas receberam uma medalha de participação. Para Cauhã Pereira, Secretário de Esporte, o objetivo da ação foi promover a integração e a vivência das crianças nas mais diversas modalidades esportivas nas quadras de areia, “Foi um momento muito especial, onde os participantes puderam interagir e conhecer as estruturas do Parcão”.

Os Jogos de Verão 2025 seguem na próxima semana. As finais estão previstas para ocorrer nos dias 18 e 19/03.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×