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Orgulho Nacional e Brincando no Parque reuniu 7 mil pessoas

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O Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson recebeu cerca de sete mil pessoas no último sábado, 23, durante o Projeto Orgulho Nacional e o 2º Brincando no Parque. A programação foi realizada pela FENASOJA 2020 em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional.

A programação iniciou com o 19º RCMec interpretando o Hino Nacional Brasileiro, que foi cantado pelos presentes. Durante a tarde, o público participou de diversas atividades oportunizadas através de parceiros da programação. Entre as ações estiveram a apresentação da Banda Municipal, Show de Pai para Filho, com Cauhã e Ademar Pereira, além de atividades com brinquedos infláveis e serviços como corte de cabelos, design de sobrancelhas e confecção de currículos.

Também houve exposições de carros militares, interações com universidade e faculdades, além de pinturas de rosto e atividades com cães da Brigada Militar, entre outras ações. Foi também um momento para mostrar jovens talentos. A aluna da escola Francisco Xavier Giordani, Vitória da Silva Rodrigues, não escondeu a alegria de poder se apresentar com seu grupo de dança, e ainda exercer a cidadania, refletindo sobre o orgulho da terra onde vivemos. “A atividade mostra que temos muitas coisas boas sendo produzidas, e isso nos orgulha e nos enche de alegria, pois vivemos num país muito bom. Temos orgulho disso e é isso que demonstramos nesta ação”, comemorou Vitória.

Já a aluna Stefani da Silva Corrêa lembrou das qualidades do Brasil. “Somos privilegiados pois vivemos em um país onde não temos guerra, um país limpo, lindo”, salientou.

A programação também contou com o incentivo a produção local. O grupo da Economia Solidária teve um espaço especial. Entre as expositoras estava Andréia Nawrotski que falou da oportunidade. “Hoje como brasileiro procuramos fazer as coisas com carinho, e nosso trabalho é a prova disso”, disse.

O presidente Elias Dallalba falou com emoção quanto ao o sucesso do evento. “Estamos muito felizes, pois são muitas pessoas participando e usufruindo junto com a feira. Nós pensamos no Orgulho Nacional não para divulgar a marca FENASOJA, mas sim para contribuir com a região, e deixar algo especial no coração das pessoas. Nós somos diferentes, somos voluntários, e isso nos da energia. A feira só é grande pois conta com uma comunidade voluntária”, disse.

PARCEIROS:
Secretaria Municipal do Desenvolvimento Educacional do município de Santa Rosa, Escolas Municipais de Educação Infantil, Exército Brasileiro (19º Regimento de Cavalaria Mecanizado), 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Brigada Militar, através do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, Fecomércio RS, através das unidades do SESC e SENAC, Celena Alimentos, Unijuí, Setrem, IFFAr, FEMA, Ervateira Cristalina, os mestres pipoqueiro Claudenir Oliveira do Nascimento, Secretaria de Desenvolvimento de Cultura e Esporte, Refrigeração Pinguim de Santa Rosa e Representações Birck de Santa Cristo, Economia Solidária, Acisap, Banda Municipal, Apada, Amigan e SICREDI UNIÃO, investidor oficial do Projeto Orgulho Nacional.

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Prefeitura de Santa Rosa divulga Nota Oficial sobre obra do ginásio

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A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Procuradoria, anunciou a conclusão do parecer técnico preliminar sobre as condições do solo para a construção do novo ginásio. O estudo confirmou que o terreno é adequado para a obra, mas indicou a necessidade de uma análise de sondagem mais detalhada para garantir a segurança da estrutura e definir a técnica construtiva mais detalhada.

Com essa etapa em andamento, a previsão é de que as obras sejam retomadas dentro de 90 dias. O município segue o processo para garantir que todas as exigências técnicas sejam atendidas antes da continuidade dos trabalhos.

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Agro

Santa Rosa decreta emergência devido à estiagem

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Santa Rosa entrou em situação de emergência nesta segunda-feira (17), conforme decreto que será assinado pelo prefeito Anderson Mantei. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa pela manhã, antecipando a medida oficial.

A estimativa já provocou perdas significativas no município. De acordo com um levantamento da Emater, os prejuízos na agricultura e pecuária ultrapassaram R$ 82 milhões, com uma redução de produtividade superior a 50%. Além disso, três comunidades rurais – Rincão Honório, Lajeado Ipê e Linha 13 de Maio – estão recebendo abastecimento de água por caminhões-pipa para consumo humano.

Com a decisão, Santa Rosa se juntou a outros 12 municípios da região de Amufron que já decretaram emergência devido à seca.

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Com peso valorizado, comércio na fronteira com a Argentina tem crescimento de 30% no RS

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A valorização do peso argentino em relação ao real brasileiro tem feito os vizinhos estrangeiros lotarem lojas na fronteira entre os dois países. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste do RS, o aumento no comércio é de pelo menos 30% neste verão em relação à temporada passada.

Se antes era comum ver brasileiros cruzando a fronteira para abastecer os carros e comprar mercadorias na Argentina, agora o jogo virou: são os argentinos que têm lotado as lojas brasileiras em busca dos mais variados produtos.

“Por conta da implementação de um programa bem sucedido de estabilização econômica, o que vem ocorrendo é uma recuperação do valor do peso argentino. Então essa recuperação do valor faz com que recupere o poder aquisitivo”, explica Anderson Denardin, coordenador de Economia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com o especialista, o peso foi uma das moedas que mais se valorizou frente ao dólar, diferente do real, que desvalorizou.

“Isso significa que o peso em relação ao real foi uma das moedas que se valorizou de modo significativo. Isso faz com que os produtos nacionais brasileiros se tornem bem mais atrativos do que os produtos argentinos”, conclui Denardin.

De acordo com o gestor de um free shop na fronteira, as vendas para argentinos representam mais de 40% do total do estabelecimento. Para facilitar o comércio, até o atendimento passou a ser feito em espanhol.

“A gente começa dando ‘buenos días’, ‘buenas tardes’ e ‘buenas noches’. O vocabulário do que eles procuram é sobre ‘chombas’ e ‘remeras’, que vêm a ser polos e camisetas”, conta Paulo Pavin, CEO de um free shop na cidade.

E não só roupas ou produtos mais caros que são procurados pelos turistas. O taxista Valentin Castillo conta que atravessa a fronteira para comprar alimentos, material de limpeza e outros produtos do dia a dia.

“Convém comprar em Uruguaiana porque é mais ou menos 50% mais caro em Libres do que aqui”, diz.

Fonte: G1RS.

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