Destaque
Oposição recorre a estatuto do desarmamento contra decreto de Lula
Projeto alega que o registro de arma de fogo deve ser feito pelo Exército, e não pela PF, como determina o decreto do presidente.
Foi apresentado neste sábado (22)um projeto de decreto legislativoque contesta o decreto assinado pelo presidente Lula na sexta (21), que determina que o registro de arma de fogo deverá ser feito pela Polícia Federal. Seus detalhes podem ser lidos na íntegra ao final desta matéria.
Em outro trecho, Bilynskyj explica que essa decisão pode acarretar implicações operacionais e administrativas, pois a PF pode não estar devidamente estruturada e preparada para lidar com o registro e controle desse tipo específico de armamento. “Além disso, a mudança pode gerar descontinuidade e falta de padronização no processo de registro, comprometendo a eficiência e segurança do sistema.”
Entre as medidas previstas pelo decreto de Lula estão a redução da quantidade de armas e munições que podem ser acessadas para defesa pessoal e do número de armas e munições que podem ser adquiridos pelos CACs — caçadores, atiradores e colecionadores.
Fonte: O Antagonista
Destaque
Filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e atriz Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025
O longa brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi indicado, nesta quinta-feira (23), à principal categoria do Oscar 2025, de Melhor Filme. Essa é a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa essa categoria do Oscar.
A produção também teve outras duas indicações: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.
“Emilia Pérez”, drama musical francês, foi o campeão de indicações, com 13. O segundo mais indicado foi “O Brutalista”, com 10 menções. Os indicados foram anunciados em Los Angeles (EUA).
“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação do livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva. No filme, o público acompanha a transformação da mãe do escritor – uma dona de casa dos anos 1970, mãe de cinco filhos – em uma das maiores ativistas dos direitos humanos do País após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar. O filme também concorre ao BAFTA, considerado o “Oscar britânico”.
A última vez que o Brasil havia sido indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional foi em 1999, com o clássico “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles.
Melhor atriz
Fernanda Torres, de 59 anos, disputará a estatueta com Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Mikey Madison (“Anora”) e Demi Moore (“A Substância”) na categoria de Melhor Atriz.
A indicação de Fernanda foi impulsionada pela vitória no Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz de Drama. No Oscar, a artista repete o feito da mãe, Fernanda Montenegro, 26 anos depois da indicação por “Central do Brasil”. O Oscar 2025 será entregue em 2 de março, em Los Angeles.
Fonte: O Sul.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Obra do novo ginásio em Santa Rosa deve ter atraso de cinco meses para entrega
A construção do novo ginásio de esportes de Santa Rosa passa por uma fase de avaliação técnica para garantir a segurança e a qualidade da obra. Nos próximos dias deve ser definido o perito responsável por analisar as condições do solo no local da construção.
Em 2022, o município promoveu uma licitação para contratar o projeto técnico da obra. Em 27 de julho daquele ano, foi assinado contrato com uma empresa de Passo Fundo. Em 2023, o projeto técnico foi entregue, o que permitiu o lançamento de uma segunda licitação para escolha da empresa que executaria as obras. Em fevereiro do ano passado (2024), foi assinado o contrato com a empresa vencedora, também de Passo Fundo.
A execução iniciou em abril do ano passado, com instalação do canteiro de obras e fundações, seguidas da colocação da estrutura de pré-moldados. Porém, no final de novembro de 2024, constatou-se que um dos pilares não ficou devidamente firme no terreno, levando a prefeitura a paralisar as obras por precaução técnica, buscando um diagnóstico mais preciso.
Para obter um diagnóstico preciso e isento, a Procuradoria Geral do Município, em acordo com as empresas responsáveis pelo projeto e pela execução, ingressou com uma Ação de Produção Antecipada de Provas na Justiça. O objetivo é que um perito independente avalie a situação, evitando direcionamentos tendenciosos.
Em 20 de janeiro de 2025, a prefeitura assinou um Termo de Compromisso que viabiliza os estudos periciais, com os custos arcados pela empresa responsável pelo projeto. O laudo pericial tem previsão de ser apresentado até 20 de fevereiro.
Caso o laudo técnico ateste a segurança para a continuidade da obra e apresente soluções viáveis, a retomada está prevista para 10 de março. A complexidade das soluções indicadas influenciará o cronograma.
O orçamento inicial da obra é de R$ 17,6 milhões, com possibilidade de aditivos dependendo das soluções adotadas. A previsão inicial de entrega, que era agosto de 2026, deverá ser prorrogada em pelo menos cinco meses.
Em resumo, a prefeitura de Santa Rosa busca garantir a qualidade e a segurança da construção do novo ginásio através de uma avaliação técnica independente. A retomada das obras e a nova data de entrega dependem dos resultados da perícia e das soluções técnicas que serão propostas.
Destaque
Homem que se passava por criança nas redes sociais para obter pornografia infantil é preso em Taquara
Em um dos perfis falsos usados pelo suspeito, que foram localizados pela polícia, ele usava o apelido Gabi Dreher para atrair as vítimas.
Um homem de 35 anos foi preso em flagrante em Taquara, no Vale do Paranhana, na terça-feira (21), por armazenamento de conteúdo de exploração sexual infantil. Ele é suspeito de se passar por crianças em perfis falsos nas redes sociais e coagir menores de idade para que lhe enviassem imagens sexuais.
Em um computador na casa do suspeito a polícia encontrou 800 pastas com conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes. Na quarta-feira a prisão dele foi convertida em preventiva, devido à vulnerabilidade de suas vítimas.
Os crimes que teriam sido praticados pelo homem chegaram à Polícia Civil através da denúncia de uma menina de 9 anos de Taquara, que, com medo, contou aos pais que estaria sendo ameaçada pelo suspeito.
Através das redes sociais
De acordo com o delegado Valeriano Garcia Neto, a criança foi contatada pelo homem através de uma conta em que ele fingia ser uma menina menor de idade. Em um dos perfis usados pelo homem que foram localizados pela policia, ele usava o nome Gabi Dreher.
— Ele iniciava uma conversa atraente, que despertava interesse nas crianças. Depois coagia elas a enviarem fotos explicitas — diz.
O delegado conta que, a partir do momento que o homem recebia uma foto comprometedora das vítimas, ele usava a imagem para ameaçar a criança a fim de que ela enviasse mais fotos.
De acordo com o delegado, durante as chantagens o homem exigia que o rosto das crianças aparecesse nas imagens, pois assim as ameaças se tornariam mais fortes e valor do conteúdo no mercado clandestino aumentaria.
O homem preso tem uma loja de animais exóticos no centro de Taquara. A polícia da cidade acionou a Delegacia do Meio Ambiente para averiguar se animais da loja são contrabandeados, já que o homem estaria envolvido com o mercado ilegal.
Vítimas
Após diversas ameaças, a menina de 9 anos relatou a situação ao pai, que, segundo o delegado, é conhecido do suspeito. Além deste caso, o pai de uma menina de São Paulo entrou em contato com a polícia civil gaúcha para denunciar o suspeito pela mesma ação. A idade da criança paulista não foi divulgada, mas o delegado confirma que ela também é menor de idade.
A polícia acredita que existem outras crianças que foram chantageadas nas redes sociais pelo suspeito, mas além destas duas, nenhuma outra foi localizada até o momento. O Instituto-Geral de Perícias (IGP), que esteve presente durante a busca na casa do suspeito, irá produzir um laudo que deve confirmar o número de vítimas.
Para proteger as crianças de abusos como este, o delegado recomenda atenção e cuidado dos pais e responsáveis:
— A supervisão dos pais nas redes sociais e o diálogo franco sobre seus perigos são indispensaveis para prevenir essa prática criminosa.
Denuncie
O delegado Neto pede que os responsáveis que identificarem uma situação parecida entrem em contato com a delegacia para mais informações.
A Polícia Civil de Taquara disponibiliza o número (51) 98443-3481 para denúncias, que também podem ser feitas nos seguintes canais:
- Disque 100 – recebe denúncias sobre violência contra criança e adolescente em todo o País
- Brigada Militar – pode ser acionada pelo 190 em qualquer cidade do RS
- Polícia Civil – basta ir à delegacia mais próxima ou repassar a informação pelo telefone. É possível utilizar o Disque Denúncia pelo 181. A Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca) em Porto Alegre atende pelo telefone 0800-642-6400
- Conselho Tutelar – denúncias são verificadas. Em Porto Alegre, das 18h às 8h o atendimento é realizado no plantão centralizado, na Rua Fernando Machado, 657, Centro Histórico. Também há plantão aos sábados e domingos. Em casos de emergência é possível ligar para os telefones (51) 3289-8485 ou 3289-2020. O endereço e telefone de cada uma das unidades podem ser conferidos neste link.
*Produção: Camila Mendes
Fonte: GZH
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM