Operação Tamoio II: PRF apreende 136 mil reais sem procedência - Portal Plural
Connect with us

Uncategorized

Operação Tamoio II: PRF apreende 136 mil reais sem procedência

Operação Tamoio II: PRF apreende 136 mil reais sem procedência em Osório

Publicado

em


15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Em 2020 já foram apreendidos mais de 1,2 milhão de reais e quase meio milhão de dólares sem procedência nas rodovias federais do litoral norte gaúcho.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu R$ 136.000 reais em espécie sem comprovação de origem na manhã desta segunda-feira (22), na BR 101, em Osório. O dinheiro estava sendo transportado em um automóvel Virtus, emplacado em Joinvile/SC.

A abordagem aconteceu durante fiscalização de combate aos crimes transfronteiriços. Os 3 ocupantes do carro, dois homens, de 30 e 35 anos, ambos naturais de Santa Catarina, e uma mulher de 29 anos, natural de Rondônia, foram evasivos nas respostas das perguntas feitas pelos policiais, e após vistoria feita na bagagem dos ocupantes os agentes encontraram o dinheiro dividido em duas bolsas.

O trio informou os policiais que iria ao Uruguai, mas não conseguiu comprovar a origem nem a finalidade do dinheiro.

Eles foram encaminhados com o dinheiro apreendido para a Polícia Civil em Osório. A quantia ficou apreendida para investigação de possível ilícito envolvendo o valor não comprovado.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uncategorized

Senado aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para quem tirar a primeira carteira de motorista

Publicado

em

portal plural senado aprova obrigatoriedade de exame toxicológico para quem tirar a primeira carteira de motorista
Foto: Reprodução
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (18) um projeto de lei que determina a utilização de recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por pessoas de baixa renda. O texto também amplia a obrigatoriedade do exame toxicológico, abrangendo motoristas de todas as categorias, inclusive aqueles que irão tirar a habilitação pela primeira vez. Após sofrer alterações no Senado, o projeto retorna para análise da Câmara dos Deputados.


Exame toxicológico e mudanças no financiamento

A obrigatoriedade do exame toxicológico, antes restrita a motoristas profissionais, foi estendida para condutores de aplicativos e para candidatos à primeira habilitação. No caso dos motoristas de aplicativos, os custos do exame deverão ser assumidos pelos próprios profissionais, já que eles não têm vínculo empregatício com as plataformas.

Além disso, o projeto busca promover a inclusão social, garantindo que recursos provenientes de multas de trânsito sejam destinados a custear a CNH de pessoas de baixa renda. Essa iniciativa, já adotada em alguns estados, tem como objetivo reduzir desigualdades e ampliar oportunidades no mercado de trabalho para aqueles que dependem da habilitação.


Outras alterações no trânsito

O texto também prevê mudanças na transferência de propriedade de veículos, que passará a ser realizada exclusivamente por meio eletrônico. Outra modificação importante é o aumento da pontuação mínima para a suspensão do direito de dirigir, que sobe de 40 para 50 pontos, desde que o condutor não tenha cometido infrações gravíssimas.


Impactos na segurança e na prevenção de acidentes

Rodolfo Rizzoto, coordenador do programa de segurança SOS Estradas, destacou os benefícios do exame toxicológico como ferramenta preventiva. Segundo ele, o exame foi mais eficiente que operações da Lei Seca ao identificar usuários habituais de substâncias químicas.

“Entre 2015 e 2017, quando o exame foi implementado integralmente, houve uma redução de 34% nos acidentes com caminhões e 45% com ônibus”, afirmou.

Rizzoto também revelou que aproximadamente 56 mil motoristas habilitados para dirigir motos ou carros foram impedidos de obter outras categorias de habilitação após falharem no teste. “Esse exame detecta comportamentos de risco e bloqueia usuários de drogas antes que obtenham a primeira habilitação. Não é algo que se identifique no exame médico convencional”, explicou.


Próximos passos

O projeto, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), agora retorna à Câmara dos Deputados para análise final. Caso aprovado, seguirá para sanção presidencial e entrará em vigor.

Foto: Jornal o Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Mulher é presa após levar coroa de flores à casa de Lula e xingar agente da PF

Publicado

em

portal plural mulher leva coroa de flores para casa de lula, xinga agente da pf e é presa
Foto: Reprodução
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Uma mulher foi detida nesta quarta-feira (18) após xingar de “macaco” um agente da Polícia Federal em frente à casa do presidente Lula (PT) em São Paulo. A pensionista militar do Exército, Maria Cristina de Araújo Rocha, de 76 anos, levou uma coroa de flores para a residência do presidente.

Vídeos nas redes sociais mostram Maria Cristina tentando deixar a coroa de flores em frente à casa de Lula, que estava no imóvel. Agentes de segurança da Presidência retiraram o material da calçada e impediram Maria de sair do local até que prestasse informações. Durante o incidente, Maria gritou para um agente da PF: “Eu não vou fugir, seu macaco”.

Maria Cristina foi detida por injúria racial, que consiste em ofender alguém em razão de sua cor, raça, etnia ou nacionalidade. A pena para esse crime varia de 2 a 5 anos de prisão e multa. Até o momento, a defesa dela não foi contatada.

O carro de Maria Cristina, que continha cartazes com ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi apreendido para perícia.

Lula estava em São Paulo para se recuperar de uma cirurgia de emergência na cabeça, realizada após um tombo no banheiro em outubro. O presidente recebeu alta no domingo (15) e foi aconselhado a adiar seu retorno a Brasília. Ele foi liberado nesta quinta-feira (19) para fazer a viagem.

Fonte: G1

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Memorial da Evolução Agrícola celebra seu primeiro aniversário

Publicado

em

portal plural (29)
Foto: Betina Cesa
FAST AÇAÍNuvera15 topo humberto plural

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola está completando seu primeiro ano em atividade. Inaugurado em Horizontina/RS, em 14 de dezembro de 2023, o MEA soma mais 60 mil visitações, entre nacionais e internacionais, vinculadas ao seus programas relacionados à exposição de longa duração e ao Complexo MEA, uma área esportiva e de lazer com 64 mil m².

“Nesse primeiro ano, direcionamos um olhar à diversidade, à inclusão, à valorização das narrativas ancestrais e do meio ambiente, especialmente aqui na região Noroeste, onde Horizontina e nossos vizinhos acolheram o MEA. Além disso, recebemos milhares de visitantes que conheceram a história da agricultura brasileira e aproveitaram toda a área de lazer que o MEA oferece”, destaca Karina Muniz Viana, diretora do MEA.

O MEA completa seu primeiro ciclo anual com nove programas oficiais, sendo eles Prosas com a escola, Mediação cultural, Mãos e fios, Deslocamentos MEA, Roda com Ciência, Noite no MEA, Acústicos MEA, Caminhos da memória e Férias no MEA.

Ao longo do ano, foram 223 escolas em contato com ações do MEA e com a exposição de longa duração no Memorial, somando mais de 17 mil alunos e alunas em agendamento com visita mediada, além das demais ações e parcerias com diversas esferas das comunidades locais.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×