Onda de frio pode atingir Brasil já na segunda quinzena de abril – Portal Plural
Connect with us

Clima/Tempo

Onda de frio pode atingir Brasil já na segunda quinzena de abril

Segundo especialistas, a neutralidade é favorecida até o outono de 2020 no Hemisfério Sul, com aproximadamente 60% de chance

Reporter Global

Publicado

em



De acordo com o primeiro boletim de 2020 divulgado pelo Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA), está mantida a previsão de neutralidade climática, ou seja, sem a presença dos fenômenos El Niño e La Niña. Com isso, a expectativa é de que as primeiras ondas de frio já comecem na segunda quinzena de abril na região Sul.

Segundo especialistas, a neutralidade é favorecida até o outono de 2020 no Hemisfério Sul, com aproximadamente 60% de chance. Essa condição pode se estender até o inverno. “Isso não quer dizer que a temperatura do Pacífico esteja dentro da média. Atualmente, observamos uma área mais aquecida no centro e leste do oceano, algo considerado pelo NOAA e que não está associada com o desenvolvimento de um novo El Niño”, afirma Patrícia Vieira, técnica em meteorologia da Somar.

Mês a mês

Depois da passagem de uma frente fria que neste momento provoca ventos de 70 km/h no Rio Grande do Sul e volumes de 40 milímetros, a tendência nos últimos dez dias de janeiro é de as chuvas ganharem força sobre o centro-norte do Brasil, segundo o NOAA. Com isso, a chuva vai diminuir de frequência e intensidade no Sul mais uma vez.

O Sudeste passará por dois extremos, de acordo com o centro de meteorologia. O centro-sul de São Paulo terá tempo mais firme, mais parecido com o Sul do Brasil. Já Espírito Santo, norte de São Paulo e Minas Gerais terão chuva generalizada e volumosa, a exemplo do Nordeste. Isso acontece porque, sem bloqueios atmosféricos no oceano Pacífico, as frentes frias consigam rumar naturalmente ao longo da costa da Bahia.

Em fevereiro, há indícios de um pulso de chuva mais generalizada desde o sul do Amazonas até o norte do Rio Grande do Sul. Na maior parte do Sudeste, esperam-se precipitações mais irregulares, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo. As temperaturas mínimas e máximas indicam valores acima do normal no Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em março, diz o NOAA, a distribuição de chuva migra para uma faixa que vai da Amazônia ao Sudeste, passando pelo Centro-Oeste e oeste do Nordeste. No Sul, as chuvas perdem força e ficam abaixo do normal. Essa distribuição de precipitação reflete a condição de temperatura: o Brasil central terá valores mais próximos do normal por causa do excesso de nuvens, mas o Sul e parte do estado de São Paulo seguem mais quentes do que o normal.

A gangorra na chuva volta a aparecer em abril, com a umidade da Amazônia canalizada para a área entre o Paraguai, norte da Argentina e região Sul do Brasil. Além disso, começam a ocorrer os primeiros episódios de chuva mais intensos na costa leste do Nordeste. Como é natural do mês, diminui a chuva no Sudeste e no Centro-Oeste. Há condição para ainda ondas de calor no Sudeste em abril, mas, com a neutralidade no Pacífico durante o outono, as primeiras ondas de frio podem atingir a região Sul na segunda quinzena do mês.

Fonte: Canal Rural

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima/Tempo

Instabilidade segue no RS nesta quinta-feira

Temperatura média será um pouco mais alta em relação a esta quarta

Pável Bauken

Publicado

em

Frio e chuva permanecem no RS nesta quinta-feira | Foto: Alina Souza

Muitas nuvens permanecem sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e, com isso, o tempo permanece instável ao longo do dia. Há possibilidade de chuva passageira na maioria das regiões ao longo do dia.

De acordo com a MetSul Meteorologia, pontos do Noroeste do Norte podem ter breves aberturas de sol. A temperatura se eleva na comparação com a quarta-feira, mas o frio permanece. O amanhecer deve ser de temperaturas baixas, especialmente na fronteira com o Uruguai, onde deve haver geada.

Em Santa Rosa, sol com algumas nuvens, pode chover a qualquer momento, a mínima deve ser de 11°C, e a máxima não passa dos 16°C.

Mínimas e máximas no RS

Santa Maria 8°C / 16°C
Livramento 1°C / 18°C
Pelotas 7°C / 17°C
Chuí 4°C / 16°C
Passo Fundo 11°C / 19°C
Bagé 2°C / 17°C

MetSul Meteorologia
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Raio atinge propriedade rural no interior de Santo Cristo

Fenômeno ocorreu na Linha Central

Reporter Cidades

Publicado

em



A forte chuva que ocorreu em Santo Cristo durante toda madrugada desta quarta-feira, 12, também veio acompanhada de raios e trovões. Até às 10h30min, já havia ocorrido precipitação de 98 milímetros na cidade.

Na localidade de Linha Central, próximo a cidade, na propriedade de Édio e Vanilson Fröhlich, um raio atingiu, durante a madrugada, uma árvore de eucalipto de grande porte localizada ao lado de uma estrebaria. Nenhum animal foi atingido. Houve apenas danos materiais.

As informações e a foto foram encaminhadas pelo vereador Sinésio Francisco Angst, vizinho da propriedade atingida, e repassadas à nossa reportagem pelo secretário de Administração do município, Irineu Angst.

GSRN

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Clima/Tempo

Frente fria traz chuva ao RS nesta terça-feira

Há risco de temporais isolados de granizo e raios em algumas regiões

Pável Bauken

Publicado

em

Chuva atinge o Estado nesta terça-feira | Foto: Alina Souza / CP Memória

Uma frente fria muda o tempo e encerra nesta terça-feira a longa sequência de dias de sol e temperaturas altas no Estado. A chuva já chega pela manhã em regiões como o Oeste, Centro e Sul gaúcho. Algumas áreas devem ter melhora rápida ao longo do dia, mas a chuva retorna à noite.

De acordo com a MetSul Meteorologia, há risco de temporais isolados de granizo e raios em localidades isoladas. Rajadas de vento sul ajudam a derrubar as temperaturas. As máximas ocorrem no início da tarde e as mínimas ao fim do dia.

Em Santa Rosa, sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado, com chuva a qualquer hora, a mínima deve ser de 13°C, e a máxima não ultrapassa a casa dos 20°C.

Mínimas e máximas no RS
Santiago 7°C / 17°C
Uruguaiana 9°C / 14°C
Cruz Alta 8°C / 19°C
Vacaria 9°C / 19°C
Rio Grande 8°C / 14°C
Santa Maria 8°C / 18°C

MetSul Meteorologia

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

×