Olavo de Carvalho diz que bolsonaristas tiveram resultado ‘péssimo’ – Portal Plural
Connect with us

Política

Olavo de Carvalho diz que bolsonaristas tiveram resultado ‘péssimo’

Publicado

em

© Notícias ao Minuto Brasil


 

Assessor do presidente prega autocrítica

 

O escritor Olavo de Carvalho endossou o coro de conservadores que consideraram péssimos os resultados do primeiro turno das eleições no domingo (15) e sugerem uma reorientação da direita no país.

“O péssimo desempenho dos bolsonaristas na eleição não tem mistério nenhum”, escreveu Olavo nas redes sociais. “O presidente confiou demais no sucesso inevitável da sua liderança pessoal, sem perceber que ela não passava, precisamente, disso: uma liderança pessoal sem respaldo militante e incapaz, por isso, de transmitir seu prestígio a qualquer aliado”, disse.

Jair Bolsonaro (sem partido) tenta se desvencilhar da derrota em seu primeiro teste como cabo-eleitoral. Dos 59 candidatos que apoiou, apenas 13 se elegeram. Nesta segunda (16), o presidente voltou a levantar suspeitas sobre a lisura das urnas eletrônicas, sem apresentar provas.

“Nós temos que ter um sistema de apuração que não deixe dúvidas. É só isso. Tem que ser confiável e rápido. Não deixar margem para suposições. Agora [temos] um sistema que desconheço no mundo onde ele seja utilizado. Só isso e mais nada”, disse Bolsonaro ao conversar com um grupo de apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais e um dos quadros do conservadorismo no país, Filipe Martins, compartilha a avaliação de Olavo de Carvalho e prega “autocrítica” ao falar do fracasso da direita nas urnas.

“Precisamos aprender com os nosso erros, tanto coletivos quanto individuais. Se seguirmos pensando, cada um, no erro do outro, seguiremos fracassando. A autocrítica deve ocorrer em todos os níveis: do nível governamental, passando pelo da base, até o nível pessoal”, escreveu o assessor, que dedicou dez tuítes ao tema.

Martins pontuou que, a nível municipal, é preciso envolvimento nos problemas reais das comunidades locais e organização estratégica.

“Temos que entender que nossa vitória em 2018 foi circunstancial, fruto de uma conjunção de fatores ocasionais com o arbítrio de nosso povo. Vencemos porque tínhamos o melhor candidato e também porque tínhamos uma conjuntura favorável, construída desde 2013”, afirmou.

A avaliação, que poderia ser confundida com análises à esquerda após a derrota acachapante para o bolsonarismo em 2018, também tem sido endossada desde a noite de domingo por parlamentares e influenciadores conservadores.

Um deles é o deputado estadual Douglas Garcia (PTB-SP), eleito em 2018 pelo PSL, que também lançou mão do termo “autocrítica”.

“O PSOL fez um número de cadeiras absurdo na Câmara Municipal de SP. Nós, conservadores, precisamos urgentemente fazer uma autocrítica sobre organização. Estes quatro anos de política municipal serão difíceis e o que sofremos hoje fica de lição para 2022 nas majoritárias”, escreveu Garcia.

À reportagem, ele afirma considerar legítima a desconfiança das urnas -e até mesmo se inclui nesse grupo-, mas diz que isso não pode ser “usado como desculpa”.

De acordo com o deputado, a direita precisa se reorganizar em torno de valores, princípios e pautas. Ele ainda diz que não será possível formar uma base de apoio orgânica entre o “povão” se não existirem partidos que abriguem tendências políticas conservadoras.

“Não é autocrítica com relação ao que defendemos. Nós estamos errados pelo método, pela organização, pela forma, por não pensar de forma mais estratégica”, diz.

“Não existe elitismo na direita. Nós conseguimos conversar com o povão tranquilamente. É inegável que a população brasileira é conservadora, e pra gente o diálogo é muito mais fácil.”

As eleições de 2020 seriam outras se o partido de Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, estivesse formado? Garcia diz pensar que sim, mas insiste na defesa de que quanto mais partidos conservadores, melhor para a direita. “Enquanto a gente não se organizar, não se deter em princípios, vamos ficar nessa: perdidos”, afirma.

 

 

Noticias ao Minuto

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Valdene quer melhorias para o Mercado Público de Santa Rosa

Publicado

em



Melhorias na iluminação externa, demarcação das vagas de estacionamento, alteração de sentido de via e colocação de toldo na entrada lateral foram os pedidos encaminhados pelo vereador Valdenir da Silva, na sessão desta segunda-feira (14). Feirante e ex-presidente da Aprhorosa, Valdene alega que as demandas atendem a uma necessidade antiga de expositores e clientes que frequentam o Mercado Público Municipal.

Segundo o vereador, pelo menos cinco postes da rede pública de energia elétrica no entorno do prédio estão sem suportes e lâmpadas, prejudicando a iluminação e segurança durante a noite. Em relação a instalação de uma cobertura de proteção contra chuva, no acesso ao prédio pela entrada lateral da Praça 10 de Agosto, Valdene afirma que em dias de chuva a água acumulada junto a entrada dificulta o acesso aos primeiros Boxes próximos à porta.

Em relação ao trânsito junto ao Feirão, o parlamentar solicitou a instalação de placas disciplinadoras de trânsito, indicando via de mão única no acesso pela Avenida Rio Branco junto a Praça 10 de Agosto e saída pela Rua Teixeira Mendes, entre o prédio e o Museu Municipal, assim como delimitação e demarcação das vagas de estacionamento neste trecho. “Esta organização no trânsito possibilitaria um melhor fluxo de veículos e otimizaria os espaços de estacionamento, ampliando em cerca de 50% as vagas para expositores e consumidores”, justifica.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Kuique solicita melhorias nos brinquedos infantis da Praça Rafael Lewandowski, no Bairro Auxiliadora

Publicado

em



Na sessão ordinária desta segunda – feira (14), o vereador Kuique solicitou ao Poder Executivo, que realize melhorias necessárias nos brinquedos instalados na Praça Rafael Lewandowski, no Bairro Auxiliadora. O vereador destaca que os brinquedos são de grande importância para as crianças e que as solicitações são no sentido de melhorias e reformas nos referidos equipamentos. ”Temos recebidos várias solicitações de pais que levam seus filhos para brincar no parquinho da praça, mas devido os mesmos estarem danificados, ficam receosos de que eles possam se machucar, sendo necessária uma manutenção e reforma em alguns equipamentos, com urgência“, ressaltou o vereador.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Rufino indica projeto que transforma 3 kg de lixo em 1 kg de alimento

Publicado

em

Projeto ‘Lixo que Vale’ serviu como referência para a proposta de Rufino. – Foto: Prefeitura de Umuarama (PR)

O vereador Rafael Rufino (MDB) encaminhou à prefeitura de Santa Rosa, por meio da Indicação 1502/2021, uma proposta de projeto para incentivar o descarte correto do lixo no município, envolvendo diferentes setores da sociedade, tendo como referência o projeto “Lixo que Vale” do município de Umuarama – PR.

Os cidadãos podem trocar material reciclável por alimentos. – Foto: Prefeitura de Umuarama (PR)

O projeto paranaense apresenta uma dinâmica intersetorial reconhecidamente eficiente e eficaz para o correto descarte do lixo, criando pontes entre catadores, cooperativas, agricultores familiares, produtores de alimentos, pequenos comércios e a comunidade, transformando cada 3 kg de material reciclável em 1 kg de alimento. É uma ação que se apresenta como modelo de transformação social, beneficiando muitos setores da sociedade.

O projeto movimenta vários setores, desde catadores, agricultores familiares e pequenos comércios. – Foto: Prefeitura de Umuarama (PR)

Segundo Rafael Rufino, os efeitos diretos de tal proposição serão: o correto descarte do lixo, a preservação do meio-ambiente, a economia de recursos por parte do município (com aterro e transporte de resíduos) e o movimento da economia local, através da circulação de recursos que permanecem aqui, além da geração de oportunidades de trabalho e renda para as pessoas envolvidas.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×