Oficina Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária – Portal Plural
Connect with us

Geral

Oficina Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária

Evento sediado no município ocorreu no Auditório do Grupo de Ensino e Pesquisa da Fundação Municipal de Saúde (Fumssar)

Publicado

em



Na última quinta-feira, 27 de fevereiro, ocorreu uma Oficina Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária promovida promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais do Estado do Rio Grande do Sul.

O encontro teve como público alvo, gestores e profissionais de saúde das 11ª e 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS)dos municípios das missões e grande Santa Rosa. A Assessora Técnica dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde ((COSEMS), Ana Paula Capellari falou sobre o novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária. Segundo ela, o objetivo da oficina foi apresentar o novo regramento do financiamento federal para a atenção primária em saúde, chamado “Programa Previne Brasil!”.

Ela explicou que esse novo programa foi lançado através da publicação da portaria 2979, no dia 12 de novembro de 2019. Desde então o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde ((COSEMS) do Rio Grande do Sul, tem feito um movimento no sentido de analisar a situação dos municípios de todo o Estado em relação ao novo regramento. Os três componentes apresentados no novo financiamento são: A capitação ponderada que envolve o cadastramento e a vinculação dos usuários nas unidades de saúde do município. O segundo componente é o pagamento dos indicadores pactuados e o último é o incentivo de ações estratégicas em saúde.

Ana Paula Capellari ressaltou ainda que através dqa análise que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde ((COSEMS) vem realizando, os municípios poderão traçar estratégias e realizar um planejamento nas ações para que os recursos financeiros federais sejam garantidos e utilizados com maior efetividade.

A também palestrante Maria Alessandra Albuquerque destacou enfatizou que para os gestores em relação a questão orçamentária mantém o regramento antigo, pois, não houve mudança, mas para expressar melhor, os repasses financeiros tanto para a capitação ponderada, indicadores por desempenho e ações estratégicas, para que os municípios pudessem identificar os repasses financeiros de acordo com o fundo nacional de saúde para os fundos municipais de saúde. Após o fim do evento, ambas as palestrantes acompanhadas do Presidente da Fundação Municipal de Saúde Délcio Stefan, conheceram parte da rede complementar do sistema público de saúde de Santa Rosa.

Elas destacaram que ficaram encantadas com toda rede municipal e fizeram uma comparação com a capital onde são observados os números e nos municípios os serviços implantados e funcionado. Elas teceram elogios ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Hospital, e destacou que a saúde em Santa Rosa é tratada com seriedade.

Reportagem – Silvio Brasil com o apoio de José Carlos Santos da Silva, Assessor de Comunicação da Fundação Municipal de Saúde

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria de Desenvolvimento Social no interior de Santa Rosa

Publicado

em



Mulheres da Comunidade do Tarumã participaram de uma atividade diferenciada, nesta semana. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser esteve na localidade. As demandas e necessidades das mulheres do interior foram tratadas durante o encontro.

Ouvir a comunidade e estimular atividades. Essa foi intenção da ação realizada no interior que teve como tema: “Qual o combustível que você se abastece?”. Segundo Rita Strasser, a intenção foi escutar e motivar o grupo, “Os carros precisam de combustível para andar e nós também precisamos estar motivadas diariamente para realizarmos nossas tarefas. Com essa ideia, oportunizamos uma ação muito positiva nessa comunidade, e acredito que renderá importantes frutos”.

Todas participantes tiveram oportunidade de falar sobre suas atividades, sonhos e projetos. A Secretária também ficou de retornar na comunidade e levar representantes do CRAS para explicar os serviços e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Pedágio ambiental distribuirá plantas nativas gratuitamente

Publicado

em



Todas as ações de educação ambiental sempre produzem bons frutos. Certas disso, as professoras da área de Ciências da Natureza e Matemática da Escola Visconde de Cairu, irão realizar um Pedágio Ambiental no dia 12 de julho, às 9h, na Avenida Expedicionário Weber, no entroncamento da Vila Flores e Bancários.

Neste dia, serão entregues gratuitamente mudas de árvores nativas e ornamentais, como já aconteceu em edições anteriores. Pedestres e motoristas estão convidados a retirar mudas e a colaborar com este projeto que visa fortalecer o plantio de árvores nativas em Santa Rosa e região.

A atividade será realizada voluntariamente pela comunidade escolar do Cairu e integra as várias ações pedagógicas realizadas pela escola – que em dezembro deste ano completa o seu centenário.

Vale destacar que serão tomados todos os cuidados de proteção contra o COVID 19. Mais informações (55) 3512-1323 ou 99698-2247.

Sugestão de Pauta: Pedágio ambiental distribuirá plantas nativas gratuitamente.
Quando: 12 de julho de 2021.
Hora: a partir das 9h.
Onde: Avenida Expedicionário Weber, no entroncamento da Vila Flores e Bancários.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Cantor sertanejo Kleber, da dupla com Kaue, morre de Covid-19

Publicado

em



 

O cantor sertanejo Kleber Oliveira, 37, que fazia dupla musical desde 2011 com Kaue, morreu nesta segunda-feira (5) vítima de complicações da Covid-19.

 

Ele estava intubado desde maio.

Natural de Araraquara (275 km de SP), o músico estava internado no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB). Ele deixa uma mulher e uma filha.

Ainda não havia informações com relação ao velório e enterro. A empresa que gerencia a carreira da dupla deu a informação pelas redes sociais.

“É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Kleber Oliveira, conhecido como Klebinho (Kleber e Kaue). Nossos mais profundos sentimentos aos amigos e toda a família do artista”, diz a publicação.

A dupla emplacou músicas que caíram nas graças do público, tais como “Tô Vendo que Você Tá Bem”, “Troféu Solidão”, “Ela não é Você” e “Garrafa Vazia”.

A última postagem do sertanejo nas redes sociais foi há três meses. Após o anúncio da morte, a publicação recebeu diversas mensagens de pesar e homenagens.

 

FONTE: NOTICIAS AO MINUTO

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×