Oferta de serviços não solicitados em telefonia móvel

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Hoje em dia os celulares são itens indispensáveis na vida de todo mundo. Há diversos tipos de operadoras e planos de telefonia. É só escolher um que se adapte mais às suas necessidades.

Ocorre que muitas vezes nos vemos reféns dos planos que nos são cobrados, sem sequer entender pelo o que estamos pagamos. Com isso, você sabe o que fazer ao experimentar um problema com uma operadora de celular?

O tamanho do problema

Não é de hoje que as operadoras de telefonia praticam cobranças abusivas, sendo uma das campeões de reclamações junto ao PROCON. Você já parou para verificar seu extrato de consumo detalhado? Entre as principais reclamações estão as SVA’S (serviços de valor adicionado- como jogos, horóscopo e notícias) e multas de fidelização.

 

Segundo o Instituto Brasileiro do Consumidor IDEC, serviços de telecomunicações estão em 4º lugar no Ranking de reclamações há 03 anos consecutivos.

Como identificar a cobrança indevida?

No pré-pago, ao fazer uma recarga, verifique se há redução imediata de seus créditos. Se houver diminuição do valor, algum serviço deve estar embutido na sua linha.

No pós-pago, analise sua conta e verifique se há nomes de serviços desconhecidos.

Cadastre-se na área do consumidor do site de sua operadora para ter acesso às informações detalhadas sobre seu plano, seja ele pré ou pós-pago. Pelo seu cadastro, você poderá acessar sua conta a qualquer momento e verificar se há cobrança de serviços adicionados.

Como acabar com a cobrança e receber de volta o que paguei?

O primeiro passo é entrar em contato diretamente com a operadora e tentar solucionar o problema. Entretanto, não se esqueça de tomar nota ao contata-los, como a data em que o contato ocorreu, o motivo da reclamação e, principalmente, o nº de protocolo de atendimento.

 

O protocolo é a sua prova de que a operadora está ciente da sua reclamação e lhe deve uma resposta. Além disso, o nº do protocolo será importante em qualquer outra medida a ser tomada, caso a operadora não resolva sua reclamação.

Se isso acontecer você pode formular reclamações junto ao PROCON; acessar o site https://www.consumidor.gov.br e descrever seu problema, que eles lhe responderão ou, ainda, ingressar com o pedido de cancelamento e restituição judicialmente.

Importante ressaltar que no caso de cobrança de valores ou serviços acima dos contratados, a empresa deve realizar a restituição do valor pago pelo consumidor, em dobro.  Em casos de inscrição indevida em serviços de proteção ao crédito (SPC, SERASA), há ainda a possibilidade de ser solicitada a condenação da empresa ao pagamento de indenização por Danos Morais, porém a análise é realizada caso a caso.

Pronto! Agora que você já sabe como proceder em caso de cobranças indevidas, fique atento às atitudes da empresa que lhe presta serviços de telefonia móvel. Caso você identifique irregularidades, procure auxílio para resolver a situação da melhor forma.

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