O que muda nas regras de aposentadoria em 2025?
Connect with us

Geral

O que muda nas regras de aposentadoria em 2025?

Publicado

em

portal plural o que muda nas regras de aposentadoria em 2025
(Foto: Reprodução

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

Desde a aprovação da reforma da Previdência em 2019, as regras para aposentadoria foram alteradas anualmente para determinados grupos de contribuintes. Em 2025, isso não será diferente.

⚠️ A regra geral exige que as mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e ao menos 15 anos de contribuição. Para os homens, são 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. No entanto, quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, está sujeito a alterações anuais nas regras de aposentadoria até 2031. (Confira todas as mudanças abaixo).

O que muda para esses grupos em 2025:

  • Idade mínima: A idade mínima para aposentadoria será aumentada em seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisarão ter pelo menos 59 anos, enquanto os homens precisarão ter 64 anos.
  • Tempo de contribuição: O tempo mínimo de contribuição exigido será de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.
  • Regra dos pontos: A pontuação, que soma a idade e o tempo de contribuição, também terá ajustes. Em 2025, a pontuação mínima exigida será de 92 para mulheres e 102 para homens.

As cinco regras de transição da reforma da Previdência:

As regras de transição são voltadas para quem já contribuía antes da reforma de 2019 e visam garantir uma passagem gradual entre as exigências anteriores e as novas. Cada uma delas pode alterar o momento de concessão do benefício e o valor da aposentadoria, permitindo que o trabalhador escolha a que for mais vantajosa.

1. Tempo de Contribuição + Idade Mínima

A idade mínima para se aposentar sobe progressivamente, aumentando em seis meses a cada ano. Além disso, exige-se um tempo mínimo de contribuição de 30 anos para as mulheres e 35 anos para os homens.

2. Por Idade

Aqui, a idade mínima exigida é de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres, com um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.

3. Pedágio de 50%

Destinada a quem estava prestes a se aposentar em 2019, esta regra estabelece que o trabalhador deve pagar um “pedágio” de 50% do tempo de contribuição que faltava para completar a aposentadoria.

💬 EXEMPLO: Se um trabalhador já havia contribuído por 33 anos e ainda faltavam 24 meses para atingir o tempo mínimo, ele precisará trabalhar por mais 12 meses. A idade mínima exigida neste caso é de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens.

4. Pedágio de 100%

Nesta modalidade, o trabalhador deve cumprir integralmente o tempo de contribuição que falta para se aposentar. O benefício aqui pode ser mais vantajoso, já que a aposentadoria tende a ser maior do que a do pedágio de 50%.

5. Regra dos Pontos

A pontuação é obtida pela soma da idade com o tempo de contribuição. Em 2025, as mulheres precisarão atingir 92 pontos e os homens, 102 pontos.


Como calcular sua aposentadoria

O INSS disponibiliza um simulador online para ajudar a calcular quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade ou tempo de contribuição. A simulação é feita com base nos dados que constam no sistema do INSS, permitindo que o contribuinte insira vínculos e altere sua data de nascimento para ajustar a simulação.

Lembre-se de que o resultado gerado pela ferramenta é apenas uma consulta e não garante o direito à aposentadoria.

Para usar o simulador, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Meu INSS.
  2. Informe seu CPF e senha.
  3. Clique em “Do que você precisa?” e digite “Simular Aposentadoria”.
  4. As opções de simulação para todas as regras, tanto anteriores quanto posteriores à reforma da previdência, serão exibidas.
  5. Clique em “Baixar PDF” para obter mais detalhes sobre o cálculo.

Fonte: G1

Compartilhe

Clima/Tempo

Cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da América do Sul nesta quinta-feira

Publicado

em

portal plural cidade gaúcha bateu uma das maiores temperaturas da américa do sul nesta quinta feira
Foto: Divulgação
FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

O Rio Grande do Sul registrou nesta quinta-feira (23) mais um dia de calor intenso, com temperaturas acima de 40ºC, especialmente nas regiões Oeste e Noroeste. Em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcou 42,4ºC à sombra, a maior temperatura do País e uma das mais altas da América do Sul desde o começo do ano, segundo a gaúcha Metsul.

De acordo com o site da Metsul, o Estado enfrentará outro dia de calor nesta sexta-feira (24), mas com temperaturas um pouco mais amenas do que as de quinta-feira, devido à possibilidade de chuvas no Oeste pela manhã e em outras áreas do Estado à tarde.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale do Taquari, as máximas poderão superar os 35ºC, com sensação de abafamento intensa.

As máximas dessa quinta-feira foram:

– 42,4ºC em Quaraí
– 39,4ºC em Alegrete
– 39,3ºC em Uruguaiana e Santiago
– 39,0ºC em São Borja
– 38,9ºC em São Gabriel e São Vicente do Sul
– 38,8ºC em Teutônia e Estrela
– 40,8ºC em Tupanciretã
– 40,7ºC em Uruguaiana
– 40,3ºC em Porto Xavier
– 40,2ºC em Maçambará
– 40ºC em Alegrete
– 39,5ºC em São Paulo das Missões
– 39,4ºC em Rosário do Sul
– 39,3ºC em Teutônia
– 39ºC em Santa Cruz do Sul
– 38,9ºC em Vila Nova do Sul, Itaqui, Cacequi e Pejuçara
– 38,8ºC em Estrela e Barra do Quaraí
– 38,7ºC em Santa Rosa
– 38,6ºC em Colinas, Lajeado e Venâncio Aires
– 38,3ºC em Ijuí, Porto Vera Cruz, São Luiz Gonzaga e Espumoso
– 38,1ºC em Parobé
– 38ºC em São Leopoldo
– 37,5ºC em Campo Bom
– 36,4ºC em Novo Hamburgo
– 35,7ºC em Gravataí
– 34,7ºC em Porto Alegre (estação do Jardim Botânico)

Tempestades também marcaram a quinta-feira, com fortes chuvas e vendavais no final da tarde. Em São Borja, uma chuva de curta duração causou danos e transtornos, incluindo falta de energia elétrica. A Metsul explicou que a combinação de calor e umidade gerou áreas de instabilidade, trazendo chuvas e tempestades isoladas para o Noroeste e a Fronteira Oeste, afetando cidades como Santa Rosa, Ijuí, São Borja, Santiago e São Vicente do Sul.

Fonte: O Sul

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Curiosidades

Não conseguiu ver o alinhamento dos planetas? Prepare-se para um ainda mais impressionante, com sete astros no céu!

Publicado

em

portal plural não conseguiu ver o alinhamento dos planetas prepare se para um ainda mais impressionante, com sete astros no céu!
Foto: Getty Images
15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Não se desanime caso tenha perdido o alinhamento planetário de 21 de janeiro. Um novo espetáculo cósmico está prestes a acontecer e promete ser ainda mais impressionante. No dia 28 de fevereiro, sete planetas — Marte, Júpiter, Urano, Netuno, Vênus, Mercúrio e Saturno — estarão visivelmente alinhados no céu.

Esse fenômeno raro é visto por especialistas em esoterismo como um momento de grande potencial para fortalecer energias cósmicas, sendo um dia ideal para canalizar pensamentos positivos e atrair boas vibrações.

Os sete planetas formarão um imenso arco celeste, criando uma experiência única para os entusiastas da astronomia. Embora não se alinhem perfeitamente, sua proximidade visual criará a ilusão de uma “fila”, conforme explica o Star Walk.

O evento atingirá seu pico no dia 28 de fevereiro, marcando o ápice de um fenômeno que começou neste mês. Marte estará em sua posição mais alta no céu, acima do horizonte sul, na constelação de Gêmeos. Júpiter, o segundo planeta mais brilhante, estará na constelação de Touro.

Urano será visto em Áries, próximo da borda de Touro, enquanto Vênus ficará em Peixes. Também em Peixes, Netuno aparecerá um pouco acima do horizonte oeste.

Se você olhar na constelação de Aquário, verá Mercúrio. O planeta Saturno, no entanto, será o mais difícil de observar durante esse alinhamento. Ele estará em Aquário, mas só será visível após o Sol se pôr.

Fonte: Só notícia boa

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Homem sofre choque anafilático e morre após comer camarão em SC

Publicado

em

portal plural homem sofre choque anafilático e morre após comer camarão em sc

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Um homem de 37 anos sofreu um choque anafilático e morreu após comer camarão nesta quinta-feira, dia 23, por volta das 14 horas, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, no Litoral catarinense.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a vítima teve uma reação alérgica em razão da ingestão do alimento. Em seguida, o homem entrou em parada cardiorrespiratória. Ele foi encontrado caído na calçada, ao lado da esposa e populares, que realizavam massagem cardíaca.

Os socorristas tentaram reverter o quadro através de manobras de reanimação por cerca de uma hora, inclusive com o auxílio da equipe do helicóptero Águia e do Samu, mas infelizmente o óbito foi confirmado no local.

A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio aos familiares e aguardar os órgãos competentes.

A alergia a camarão é uma situação potencialmente perigosa, pois pode impedir a respiração quando leva ao inchaço da glote na garganta, provocando asfixia e podendo levar à morte, dependendo do tempo que a pessoa fica sem oxigênio.

 

Fonte: Oeste Mais.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×