O que é o novo coronavírus e como se prevenir da doença – Portal Plural
Connect with us

Destaque

O que é o novo coronavírus e como se prevenir da doença

Reporter Cidades

Publicado

em



Casos de um novo tipo de coronavírus são registrados em diferentes países desde o final de 2019. No dia 31 de dezembro, as primeiras notificações de pessoas contaminadas na cidade de Wuhan, na China, chegaram à Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 28 de fevereiro elevou o risco mundial de epidemia do vírus para “muito alto”. Esse é o mais elevado entre as categorias de avaliação. A entidade não definiu o caso como pandemia.

Apesar da situação atual, o coronavírus não é recente. A família do vírus foi isolada pela primeira vez na década de 1930. Desde então, houve cinco descobertas de tipos de coronavírus. Antes da atual, a última ocorreu em 2012.

A seguir, entenda o que é o coronavírus, quais são seus sintomas e como se prevenir da doença.

O QUE É A COVID-19?

É uma doença causada pelo novo tipo de coronavírus identificado neste ano, que leva o nome de Sars-CoV-2. Ele pertence à família de vírus de mesmo nome (CID10) que causa infecções respiratórias. O vírus tem esse nome porque seu formato, quando observado em microscópio, se assemelha a uma coroa.

COMO É TRANSMITIDO O CORONAVÍRUS?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas:

  • gotículas de saliva
  • espirro
  • tosse
  • catarro
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

HÁ CURA PARA A COVID-19?

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso:

  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos)
  • Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse

Assim que os primeiros sintomas surgirem, é fundamental procurar ajuda médica para confirmar diagnóstico e iniciar o tratamento.

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais são sintomas conhecidos até o momento são os seguintes:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar

É considerado um caso suspeito a pessoa que apresentar os sintomas acima e que, nos 14 dias antes do aparecimento dos sinais, tenha viajado para um dos países com transmissão local do vírus. A lista dos países considerados como áreas de risco é atualizada no site da Secretaria da Saúde.

EM QUANTO TEMPO OS SINTOMAS APARECEM?

A doença pode ficar incubada (ou seja, sem apresentar sintomas) por até 14 dias após o contato com o vírus. O período médio é de cinco dias, com intervalo que pode chegar a 12 dias.

QUAIS SÃO OS GRUPOS DE RISCO?

Gestantes, idosos ou pessoas com doenças crônicas são mais suscetíveis a se contaminarem com o coronavírus. Pessoas que tenham doenças respiratórias, como asma, também precisam de mais atenção.

O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?

  • É considerado um caso suspeito a pessoa que apresentar os sintomas de febre acompanhada por um sinal respiratório (tosse, coriza e dificuldade para respirar, por exemplo) e que, nos 14 dias antes do aparecimento dos sinais, tenha viajado para um dos países com transmissão local do vírus.

  • Também são suspeitos os casos das pessoas que apresentam esses mesmos sintomas e que, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas, tenham tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado. O contato próximo pode incluir: cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais.

  • Os casos que não apresentarem sintomas graves podem ser orientados a permanecer em isolamento domiciliar até a melhora do quadro. Nesse período, a pessoa segue monitorada pelas equipes de saúde. Ela é aconselhada e evitar o contato com outras pessoas onde reside, usar máscara cirúrgica quando não estiver sozinha e sair de casa apenas em situações de emergência.

  • Os casos que vierem a apresentar algum quadro clínico de gravidade serão avaliados pela necessidade de internação e isolamento. O médico assistente avalia o caso e define com a Central de Regulação Hospitalar do Estado se ele pode permanecer no mesmo local onde foi inicialmente atendido ou se precisa de remoção para outro local. Em seguida, notifica o caso às autoridades de saúde do município, Estado e Ministério da Saúde por telefone e online, coleta amostra de secreção das vias aéreas e realiza um levantamento sobre pessoas com quem o paciente teve contato, para que essas pessoas sejam monitoradas por 16 dias, a contar da data do contato.

  • A identificação da procedência e do roteiro de viagem nos últimos 14 dias é realizada de forma mais detalhada possível (país e cidade, número de voos, datas etc).

COMO TIRAR DÚVIDAS?

– Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES)
Telefone 150
De segunda a sexta, das 8h30 às 22h
Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h

– Disque Saúde do SUS
Telefone 136
De segunda a sexta, das 8h às 20h
Sábado, das 8h às 18h

COMO SE PREVENIR? 

Lavar as mãos

  • A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir
  • Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez
  • Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar
  • Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes
  • Ficar em casa quando estiver doente
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)

Evitar tocar olhos, boca e nariz

  • Contato com olhos, nariz ou boca permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção. Essas regiões do corpo têm mucosas.

Cuidados em ambientes com aglomeração de pessoas

  • Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo), é preciso tomar cuidados especiais.
  • Preferencialmente, mantenha-se a pelo menos um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
  • Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas.
  • As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.

Álcool gel e máscaras

  • O uso de álcool gel é uma medida eficaz para higienização das mãos, segundo o Ministério da Saúde. No entanto, deve ser considerada uma segunda opção, somente para ocasiões em que não é possível lavar as mãos com água e sabão.
  • As máscaras devem ser usadas somente por aqueles que já estão infectados pelo vírus, por profissionais da saúde ou por pessoas que estão com sintomas do coronavírus.
  • Quem deseja se proteger contra a doença não precisa usar máscara.

Contato com objetos vindos de países em alerta apresenta riscos?

  • Não é preciso tomar cuidados especiais em relação a objetos vindos de países onde há casos notificados da doença. O vírus, para se manter vivo, necessita estar em local úmido e quente. Portanto, fora do corpo humano, é muito improvável que permaneça vivo por muito tempo.

E animais de estimação apresentam riscos?

  • Não é preciso se preocupar com o contato com animais de estimação, pois não há evidências de que possam ser infectados pelo coronavírus. Contudo, é recomendável lavar as mãos após tocar em cães e gatos, tendo em vista que eles podem transmitir outras doenças, como salmonela.

INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS

Os canais oficiais dos órgãos públicos responsáveis pela saúde no país são os mais confiáveis para acessar informações, além de apresentarem dados atualizados sobre o tema.

Ministério da Saúde

Secretaria Estadual da Saúde 

NOTÍCIAS FALSAS

O Ministério da Saúde está contribuindo para combater notícias falsas sobre o vírus. Para saber o que é verdadeiro e o que é mentira, clique aqui

O órgão também disponibilizou um número de WhatsApp para checagem de fatos. Basta enviar para (61) 99289-4640 a informação para saber se é verdadeira ou falsa.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Profissionais da saúde começam ser vacinados em Santa Rosa

Pável Bauken

Publicado

em



Após a vacina ser aplicada nos moradores do Lar de Idosos em Santa Rosa a etapa seguiu para imunizar os profissionais da saúde, iniciando nas Unidades Sentinelas e profissionais do Dom Bosco Unidade Regional Covid, SAMU, UPA, Unidades Básicas de Saúde e UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

A vacina Coronavac da empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantã, chegou no final da tarde de terça-feira em Santa Rosa, com ela chegou a esperança de dias melhores e novos tempos, estamos vivenciando uma pandemia durante meses, que acabou causando milhares de mortes e prejuízos incalculáveis para a economia, a vacina chega para dar esperança a todos.

Na região chegou 2.360 doses da vacina, em Santa Rosa vão ficar 1.013 vacinas com a segunda dose já garantida, nesse total serão aplicadas em média 950 nos Idosos e Funcionários Unidade Dom Bosco, Sentinelas UPA e UTI.

Qualquer reação adversa terá uma equipe especializada na Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR) para atender a comunidade caso necessário.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Ruben Machado o primeiro vacinado contra a covid em Santa Rosa

Pável Bauken

Publicado

em



Em Santa Rosa o primeiro a receber a vacina foi o senhor Ruben Machado do Amarante que mora no Lar de Idoso das Damas de Caridade de Santa Rosa, o senhor tem 84 anos e comorbidades e AVC e os demais moradores dos lares de idosos de Santa Rosa também estão sendo vacinados, assim como os profissionais da saúde no Dom Bosco Unidade Regional Covid, funcionários das Unidades Sentinelas, SAMU, UPA, Unidades Básicas de Saúde e UTI Adulto, Pediátrica e Neonatal.

A vacina Coronavac da empresa chinesa Sinovac em parceria com o Butantã, chegou no final da tarde de terça-feira em Santa Rosa, com ela chegou a esperança de dias melhores e novos tempos, estamos vivenciando uma pandemia durante meses, que acabou causando milhares de mortes e prejuízos incalculáveis para a economia, a vacina chega para dar esperança a todos.

Na região chegou 2.360 doses da vacina, em Santa Rosa vão ficar 1.013 vacinas com a segunda dose já garantida, nesse total serão aplicadas em média 950 nos Idosos e Funcionários Unidade Dom Bosco, Sentinelas UPA e UTI.

Qualquer reação adversa terá uma equipe especializada na Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR) para atender a comunidade caso necessário.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Cinema / Séries

Programação Cine Globo de 22/01 à 27/01

Todas as orientações dos órgãos competentes serão tomadas para garantir a segurança e bem-estar de todos. Estaremos operando com 25% da capacidade e com marcações no chão para distanciamento das pessoas nas filas.

Pável Bauken

Publicado

em



PROMOÇÃO MEIO INGRESSO PARA TODOS SOMENTE DIAS 26/01 E 27/01.
 
PROMOÇÃO MEIO INGRESSO PARA TODOS NAS SESSÕES DOS FILMES: “TROLLS 2” E “SCOOBY! O FILME”.

MULHER-MARAVILHA 1984 (151 min.)
Mulher-Maravilha 1984 acompanha Diana Prince/Mulher-Maravilha (Gal Gadot) em 1984, durante a Guerra Fria, que entra em conflito com dois grande inimigos – o empresário de mídia Maxwell Lord (Pedro Pascal) e a amiga que virou inimiga Barbara Minerva/Cheetah (Kristen Wiig) – enquanto se reúne com seu interesse amoroso Steve Trevor (Chris Pine).
Genero: AçãoC
lassificação: Não recomendado para menores de dez anos
22/01 SEX – 21H00 | 2D | DUB
23/01 SAB – 21H00 | 2D | DUB
24/01 DOM – 21H00 | 2D | LEG
26/01 TER – 21H00 | 2D | DUB

FREAKY – NO CORPO DE UM ASSASSINO (102 min.)
Em Freaky – No corpo de um Assassino, quando um punhal místico faz com que Millie (Kathryn Newton) e um serial killer (Vince Vaughn) troquem de corpo, a jovem descobre que possui apenas 24 horas para ter seu corpo de volta antes que a troca se torne permanente e ela fique presa na forma de um maníaco de meia-idade para sempre. O grande problema é que, agora, ela parece uma psicopata imponente que é alvo de uma caçada humana por toda a cidade, enquanto o psicopata se parece com ela e planeja libertar seu apetite por carnificina.
Genero: Terror
Classificação: Não recomendado para menores de dez anos
22/01 SEX – 18H30 | 2D | DUB
23/01 SAB – 18H30 | 2D | DUB
27/01 QUA – 21H00 | 2D | DUB

CONVENÇÃO DAS BRUXAS (105 min.)
O remake de Convenção das Bruxas, clássico de fantasia dos anos 1990, acompanha um garoto de sete anos que se depara com uma conferência de bruxas em um hotel. Lá, ele acaba descobrindo que um grupo de bruxas está fazendo uma convenção, pretendendo transformar todas as crianças do mundo em ratos.
Baseado no livro infantil homônimo de Roald Dahl.
Genero: Comédia
Classificação: Não recomendado para menores de dez anos
24/01 DOM – 18H30 | 2D | DUB
26/01 TER – 18H30 | 2D | DUB
27/01 QUA – 18H30 | 2D | DUB

TROLLS 2 (86 min.)
A rainha Poppy (Anna Kendrick) e Branch (Justin Timberlake) fazem uma descoberta surpreendente: Há outros mundos Troll além do seu, e suas diferenças criam grandes confrontos entre essas diversas tribos. Quando uma ameaça misteriosa coloca todos os Trolls do país em perigo, Poppy, Branch e seu grupo de amigos devem embarcar em uma jornada épica para criar harmonia entre os Trolls rivais e uní-los contra um mal maior.
Genero: Animação
Classificação: Livre
22/01 SEX – 16H00 | 3D | DUB
23/01 SAB – 16H30 | 3D | DUB
24/01 DOM – 14H30 | 2D | DUB
26/01 TER – 16H00 | 2D | DUB

SCOOBY! O FILME (94 min.)
SCOOBY! O Filme é uma história de origem dos famosos personagens da série animada da Hanna Barbera. Salsicha e Scooby tem uma conexão instantânea envolvendo comida em seu primeiro encontro, e logo se unem aos jovens detetives Fred, Velma e Daphne para formar a Mistério S/A. Só que, após resolver centenas de casos, eles encontram o desafio de impedir o “apocãolipse”, que virá quando o fantasma do cão Cerberus for liberado no mundo.
Genero: Animação
Classificação: Livre
23/01 SAB – 14H30 | 2D | DUB
24/01 DOM – 16H30 | 2D | DUB
27/01 QUA – 16H00 | 2D | DUB


Ao vir no cinema, pedimos: USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA

Obs: Dias não anunciados é porque o cinema está fechado.

Obrigatório todas as pessoas portarem documento de identificação.

Compra online de Ingressos no aplicativo do cinema.
Baixe agora gratuitamente para versão Android e IOS:
http://goo.gl/szyMnF

INGRESSOS:
Inteiro: R$ 20,00
Meio: R$ 10,00*
*acesse nosso site www.cineglobocinemas.com.br e confira todas as regras do benefício do meio ingresso.

Obrigatório todas as pessoas portarem documento de identificação.

 Aceitamos Vale-Cultura Banrisul, Vale-Cultura Sodexo, Vale Cultura Ticket, Banri-Compras, Visa, Master, ELO, Hipercard, Hiper, American Express, Cabal, Diner’s.

———-

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA BOMBONIERE E VENDA ANTECIPADA NA BILHETERIA:
Somente quando for anunciado o dia da semana na programação:

-> Segunda à sexta: 16h00 às 21h00.
-> Sábado, domingo e Feriados: 14h00 às 21h00.
-> Cinema fechado quando não tiver exibições no dia.
 
Para clientes que não moram em Santa Rosa, a compra online deverá ser feita no aplicativo do Cine Globo Cinemas

 
Tendo problemas ou dúvidas por favor ligar no telefone / Whats: (55) 9 8423 3660 ou fale direito pelo link: http://bit.ly/35xKi6d.
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×