O Dia Nacional da Escola e seu papel para o futuro
Connect with us

Ensino

O Dia Nacional da Escola e seu papel para o futuro

Publicado

em

portal plural co dia nacional da escola e seu papel para o futuro

  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Desde sempre a escola tem sido um centro vital de aprendizado e crescimento para as gerações futuras. No entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento da era da informação, o papel da escola adquiriu uma nova dimensão, exigindo uma abordagem mais centrada no aluno e um profundo respeito pelos professores.

O Dia da Escola é uma oportunidade para refletir sobre o valor intrínseco que as instituições educacionais oferecem à sociedade. Não é apenas um local onde o conhecimento é transmitido, mas também um espaço onde as mentes jovens são moldadas e preparadas para enfrentar os desafios do mundo moderno.

Uma das facetas mais importantes da educação contemporânea é o incentivo ao protagonismo do aluno. Em vez de serem meros receptores passivos de informações, os alunos são incentivados a assumir um papel ativo em seu próprio aprendizado. Isso significa encorajá-los a fazer perguntas, buscar respostas, colaborar com os colegas e desenvolver habilidades críticas e criativas.

Ao lado do protagonismo do aluno, o respeito aos professores é fundamental para o funcionamento eficaz de qualquer sistema educacional. Os professores desempenham um papel vital não apenas na transmissão de conhecimento, mas também na orientação, inspiração e modelagem do caráter dos alunos. Reconhecer e valorizar o trabalho árduo e o compromisso dos professores é essencial para criar um ambiente de aprendizado positivo e produtivo.

Porém, na era da informação, onde o conhecimento está disponível ao alcance dos dedos, muitos questionam a relevância contínua da escola tradicional, mas é precisamente por causa desse acesso fácil à informação que a escola se torna ainda mais crucial. Mais do que nunca, os alunos precisam aprender a discernir entre informações, desenvolver habilidades de pensamento crítico e aprender a aplicar o conhecimento de maneira ética e responsável.

Ao promover o protagonismo do aluno, cultivar o respeito pelos professores e reconhecer a importância contínua da educação na era da informação, estamos investindo no futuro das gerações vindouras. Que possamos continuar a valorizar e apoiar nossas escolas, garantindo que continuem a ser centros de excelência educacional e de desenvolvimento humano.

Compartilhe

Ensino

Oitenta por cento dos professores consideraram abandonar a carreira, diz pesquisa

Publicado

em

portal plural oitenta por cento dos professores consideraram abandonar a carreira, diz pesquisa
Foto: Divulgação
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Oitenta por cento dos professores da educação básica já consideraram abandonar a profissão, citando como razões principais o baixo salário, a falta de reconhecimento, a sobrecarga de trabalho e a falta de engajamento dos alunos. Esses dados foram revelados em uma pesquisa inédita intitulada “Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil”, divulgada pelo Instituto Semesp nesta quarta-feira (8).

A pesquisa, realizada entre 18 e 31 de março de 2024, entrevistou 444 docentes de redes pública e privada, abrangendo desde o ensino infantil até o ensino médio, em todas as regiões do país. Os resultados indicam que 79,4% dos professores entrevistados já cogitaram abandonar a carreira docente. Em relação ao futuro profissional, 67,6% se sentem inseguros, desmotivados e frustrados.

Os principais desafios apontados pelos professores incluem a falta de valorização e incentivo à carreira (74,8%), a falta de disciplina e interesse dos alunos (62,8%), a falta de apoio e reconhecimento da sociedade (61,3%) e a falta de envolvimento e participação das famílias dos alunos (59%).

Segundo os dados, mais da metade dos entrevistados (52,3%) relatou ter enfrentado algum tipo de violência enquanto exercia sua função como professor. Os tipos de violência mais comuns incluem agressão verbal (46,2%), intimidação (23,1%) e assédio moral (17,1%), além de casos de racismo, violência de gênero e ameaças de agressão e morte. A maioria desses incidentes é perpetrada por alunos (44,3%), alunos e seus responsáveis (23%) e funcionários da escola (16,1%).

Apesar desses desafios, a pesquisa revela que a maioria dos professores da educação básica (53,6%) está satisfeita ou muito satisfeita com sua carreira. Os motivos para continuarem lecionando incluem o interesse em ensinar e compartilhar conhecimento (59,7%), a satisfação ao ver o progresso dos alunos (35,4%) e a própria vocação (30,9%).

A pesquisa “Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil” faz parte da 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, que analisa o cenário educacional no país. Esta edição concentra-se nos cursos de licenciatura, traçando cenários e perspectivas.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Aulas nas escolas da 17ª CRE de Santa Rosa serão retomadas nesta terça

Publicado

em

portal plural aulas nas escolas da 17ª cre de santa rosa serão retomadas nesta terça
Itamar Aguiar/Palácio Piratini
  • FAST AÇAÍ
  • Academia Persona

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (06/05), a Secretaria da Educação (Seduc) definiu que as aulas da Rede Estadual retornarão a partir desta terça-feira (07/05) para os estudantes da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

A decisão levou em conta o fato de que a região foi menos impactada pelas chuvas e, portanto, as escolas estão aptas a retomar as atividades.

Conforme a coordenadora regional da Educação, Adriane Spohr, a Rede Estadual conta com 56 escolas e mais quatro unidades do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Neeja).

Fonte: Paulo Marques Notícias

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

IFFar Santa Rosa completa 21 dias com aulas suspensas, categorias aguardam uma nova proposta do Governo Federal

Publicado

em

portal plural iffar santa rosa completa 21 dias com aulas suspensas, categorias aguardam uma nova proposta do governo federal
Foto: Portal Plural
  • Academia Persona
  • FAST AÇAÍ

Desde o dia 8 de abril, o Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa está em greve, com todas as aulas suspensas, 77% dos docentes e 70% dos técnicos administrativos em educação aderiram à a paralisação. No dia 19, o governo federal enviou uma proposta às categorias e no dia 26, de forma unânime, os sindicatos rejeitaram a proposta do governo.
Dessa forma, a greve continua e com adesão de mais instituições.

Além da questão salarial, há também a solicitação de melhorias na estrutura do campus. As categorias reforçam que a greve foi o último recurso e desejam retornar o quanto antes. Este movimento, que hoje engloba mais de 76% dos campi dos Institutos Federais e diversas Universidades Federais com aulas suspensas, pressionou o governo a apresentar uma proposta para as demandas das categorias.

Em nota, o comando de greve informou que:

“O movimento grevista está em expansão, e, hoje, já somos mais de 520 unidades dos Institutos Federais paralisados, juntamente com muitas Universidades Federais.  Assim sendo, o fortalecimento da greve é essencial para que as nossas reivindicações sejam atendidas e tenhamos uma educação federal de muito mais qualidade, sempre buscando o desenvolvimento regional ao redor de nossas unidades instaladas.”

A categoria informou também, que o objetivo é de não haja prejuízo ao alunos e que as aulas deverão ser recuperadas.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×