Nova pesquisa aponta constante melhora dos pequenos negócios no RS – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Nova pesquisa aponta constante melhora dos pequenos negócios no RS

O levantamento realizado pelo Sebrae RS mostrou que, em junho, quatro em cada cinco empresas estão funcionando

Publicado

em



As boas notícias começam a surgir com mais consistência no âmbito dos pequenos negócios gaúchos. A 13ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada pelo Sebrae RS, entre os dias 28 de maio e 30 de junho, revela que o novo modelo de gestão da pandemia no Estado, permitindo o funcionamento de maior número de atividades, aliado ao impulso no ritmo da vacinação, está tendo reflexos positivos. Há uma retomada da maior parte dos empreendimentos, e, 4 em cada 5 deles seguem em funcionamento.

Além disso, aumentou para 21% a percepção de melhoria dos negócios. A confiança na economia do Rio Grande do Sul também manteve a trajetória de alta, com 17%. Entre as empresas que não estão funcionando, o principal motivo para 27% delas é a necessidade de remodelagem do negócio, e, apenas 10% informaram que decidiram fechar definitivamente seu negócio, decisão esta motivada, principalmente, pela falta de capital de giro (55%), falta de clientes (41%) e porque não conseguiram reposicionar o negócio (23%). Em relação às expectativas para os próximos 3 meses, 60% dos empresários se mostraram confiantes na melhora da situação do seu ramo de atividade, e 47% confiam que também a economia do Estado irá melhorar.

A retomada das atividades está impactando positivamente o faturamento para 21% das empresas, que sinalizaram aumento. O comportamento é semelhante ao de janeiro de 2021, quando também havia perspectiva de melhora nas atividades. Dos 48% que indicaram redução, apenas 26% apontam que a queda foi superior a 50%. O nível de ocupação de pessoas, igualmente, está em alta: 13% responderam que houve aumento, e 49% indicaram a manutenção do patamar atual.

O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, diz que os números são positivos, no entanto é preciso acompanhar a evolução dos indicadores com atenção, pois as pressões inflacionárias, e a provável elevação da SELIC, aliada à falta de muitos insumos, podem comprometer uma recuperação mais vigorosa da economia. Assim também, o combate à pandemia da covid-19 continua sendo fator fundamental na manutenção das expectativas positivas dos agentes econômicos. “O avanço da vacinação, os protocolos de funcionamento das empresas e a gestão ativa por parte dos municípios, tendem a favorecer a continuidade da recuperação econômica, estimulando a volta à normalidade até o final do ano”, destaca.

Sempre alertas
Mesmo com a melhoria das atividades, a principal necessidade dos empresários ainda são recursos para capital de giro, apontado por 46%, seguido por recurso para investimento (38%) e orientação sobre o uso de ferramentas digitais (37%). Por outro lado, 68% das empresas pesquisadas indicaram que tem disponibilidade de caixa para operar nos próximos 30 dias, sendo que no mês de maio este percentual era de 64%.

A Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise foi realizada de forma online com clientes atendidos pelo Sebrae RS. O nível de confiança é de 95% e margem de erro de 4,9%. Veja as outras edições da pesquisa no link https://datasebrae.com.br/rs/.

A pesquisa em números

Situação atual
51% piorou
29% sem alteração
20% melhorou

Funcionamento
85% sim
15% não

Faturamento
31% Manteve inalterado
48% diminuiu
21% aumentou

Financiamento
75% não precisou
25% precisou

O que o empreendedor precisa
46% recurso para capital de giro
38% recurso para investimento
37% orientação sobre o uso de ferramentas digitais
28% consultoria/orientação para gestão financeira
26% Análise sobre tendências e perspectivas do mercado e
24% parcerias com outras empresas para otimizar negócios
21% Alternativas para diversificar produtos/serviços
19% consultoria para gestão de crise
17% Análise de comportamento do consumidor

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Anderson recebe Comenda da Brigada

Publicado

em



Nesta semana, o Prefeito Anderson Mantei recebeu a Comenda do Batalhão da Brigada Militar. A honraria foi entregue pelo Tenente Coronel Wladimir Luis da Silva Rosa, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar do RS. O ato foi realizado na Câmara de Vereadores. O reconhecimento se dá pelas atuações profissionais e sociais realizadas pelo prefeito.

A Comenda do Comando Ambiental da Brigada Militar foi instituída pela Portaria n°421/EMBM/2010. O objetivo do título é homenagear personalidades, órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, que se destacaram por suas relevantes contribuições prestadas ao CABM.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Vice-prefeito Taborda foi a Brasília em busca de recursos para Giruá

Publicado

em



O vice-prefeito Dari Taborda está em Brasília desde a última segunda-feira(18), visitou em torno de 15 gabinetes entre deputados federais e senadores, objetivando a busca de recursos através de emendas parlamentares para o orçamento de 2022. Segundo o vice-prefeito a viagem está sendo muito proveitosa no que tange às perspectivas para o município.

A comitiva giruaense esteve em audiência com o Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes e encontrou-se com o chefe da Assessoria de Convênios Edmilson Alves, no Ministério da Agricultura, onde foram tratados assuntos do interesse do município. O vice-prefeito Dari Taborda está acompanhado do secretário interino de Planejamento Econômico, Paulo Engler e o vereador Luiz Cesar Mello.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Tuparendi abre edital para venda de lotes junto ao Distrito Industrial

Publicado

em



A Concorrência Pública irá ocorrer no dia 26 de outubro de 2021, terça-feira, às 9h, na Sala do Departamento de Licitações da Prefeitura Municipal, tendo como critério de julgamento a maior oferta. Os interessados em adquirir lotes e realizar a instalação de novas indústrias, transferência, ampliação ou criação de filiais poderão participar.

A forma de participação restringe-se ao protocolo junto a Prefeitura de dois envelopes identificados. No envelope número 1 (um), deverá conter o comprovante original do valor da caução, que é de 5% do valor mínimo do imóvel. No envelope número 2 (dois) deverá ser anexado o plano de negócios e a proposta financeira juntamente com a cópia do CNPJ e Contrato de Constituição da Empresa.

Quanto ao pagamento dos lotes, este poderá ocorrer à vista, ou a prazo. Sendo a prazo, terá uma entrada, de no mínimo 10% valor, que será pago no ato da assinatura da escritura de venda e compra por lote adquirido e o saldo poderá ser parcelado em até 60 vezes.

Como incentivo o Município proporciona junto ao Distrito Industrial: As ruas pavimentadas; rede do troco de energia elétrica de alta e baixa tensão; rede de água e a concessão de isenção do pagamento do IPTU incidente sobre os prédios, por um período de 5 anos; mais a terraplanagem necessária à instalação da indústria e suas ampliações.

Mais informações e detalhes poderão ser obtidos no Site do Município www.tuparendi.rs.gov.br, Link Licitações – Concorrência 02/2021, ou pelo telefone (55) 3543-0500, ramal 226, com a Secretaria de Planejamento.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×