Destaque
Nova classificação do solo condiciona obtenção de financiamento para o plantio
Com a colheita da soja tecnicamente encerrada em 6,5 milhões de hectares no Rio Grande do Sul, conforme o período indicado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), a Emater/RS-Ascar orienta produtores gaúchos sobre o novo método de classificação física do solo, condição que será aplicada para obtenção de crédito oficial para a safra 2023/2024. “A ideia é inserir a parte do manejo, internalizar certos indicadores que mostram lavouras com menor risco, para começar a formatar projetos de crédito para encaminhar aos agentes financeiros”, explica o coordenador da área de crédito da Emater, Célio Alberto Colle. A Emater elabora entre 25 mil e 30 mil projetos de custeio por ano.
O Zarc passou a contar com seis tipos diferentes de classes solo de acordo com a quantidade de água disponível no solo. Até então, eram aplicados apenas três, que levavam em consideração apenas a concentração de argila em sua composição. Para encontrar o novo denominador, é preciso calcular a proporção percentual entre argila, silte e areia e correlacioná-la com a capacidade de armazenamento de água na terra – o chamado índice de Água Disponível (AD).
Na prática, o produtor terá que baixar o aplicativo Zarc – Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa, para identificar a classe do seu solo pelas novas regras. A primeira cultura a adotar os novos parâmetros será a soja, na safra 2023/24. Conforme Colle, a lógica é levar para dentro do sistema outros indicadores que diferenciam o nível de manejo dos produtores. Ele faz uma analogia com o seguro de veículos, pelo qual o custo total de um seguro vai depender de diferentes informações sobre o perfil dos usuários e o grau de risco de cada um para estipular valores a serem pagos.
“Hoje tem taxas de juros e também, na questão de seguro, por exemplo, o prêmio. No mesmo município, existem as mesmas faixas para os produtores, mas há aqueles com melhor manejo, mais cuidados com o ambiente e o solo”, diz Célio. Segundo a Emater, os agentes financeiros já estão realizando pré-custeios para a próxima safra de soja e o produtor pode obter recursos para antecipar a compra de insumos e evitar o período de aumento de preços, mais próximo ao plantio.
Destaque
PT investe mais em Boulos do que em petistas
Até segunda-feira, 14, o partido colocou 44 milhões de reais na campanha do candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo.
Embora tenha quatro candidatos próprios disputando o segundo turno das eleições municipais em capitais, o PT, de Lula e Gleisi Hoffmann, preferiu concentrar investimentos na campanha do deputado do PSOL, Guilherme Boulos, em São Paulo.
Até segunda-feira, 14, o partido colocou 44 milhões de reais na campanha do candidato à prefeitura da capital paulista.
Somando as campanhas de Maria do Rosário, em Porto Alegre, Evandro Leitão, em Fortaleza, Natália Bonavides, em Natal, e Lúdio Cabral, em Cuiabá, a legenda colocou 41,7 milhões de reais, registrou o Poder 360.
Entre os candidatos petistas, a candidatura de Maria do Rosário foi a que mais recebeu recursos: cerca de 11,97 milhões de reais.
A de Lúdio Cabral, por outro lado, foi a que recebeu menos: 7,93 milhões de reais.
Apesar do candidato do PSOL ser o cabeça de chapa em São Paulo, Lula e o PT indicaram a ex-prefeita Marta Suplicy como vice.
Lula admite ‘flop’ do PT no primeiro turno
Lula afirmou na sexta-feira,11, que é necessário “rediscutir” o papel eleitoral do PT em relação ao primeiro turno das eleições municipais. Ele ressaltou que, embora o partido tenha eleito mais candidatos do que em 2020, o desempenho ficou aquém do esperado.
“Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje, 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais ganhamos as cidades que já governávamos (Contagem e Juiz de Fora), mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, e até Araraquara, onde tínhamos certeza da vitória. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema… Em Teresina, todos consideravam certa a eleição do candidato do PT (Fábio Novo)”, disse Lula em entrevista à rádio Povo/CBN.
A derrota da petista Eliana Honain em Araraquara serviu de termômetro para o partido sobre o cenário eleitoral em São Paulo. A cidade é governada há oito anos pelo ex-ministro de Dilma Rousseff Edinho Silva. Mesmo assim, o candidato do PL, Doutor Lapena, foi o escolhido pela população. Nesta semana, Edinho, cotado para a presidência do PT, atribuiu o insucesso ao ambiente de polarização que, segundo ele, prejudicou o partido.
FONTE: O ANTAGONISTA
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Tape Porã terá ciclovia interna
Um dos locais mais frequentados pelas famílias santa-rosenses, o Tape Porã, vai contar com uma ciclovia interna. A ordem de início para a execução da obra dentro do parque linear foi assinada pelo prefeito Anderson Mantei. Mais de R$ 570 mil serão investidos no local.
O projeto prevê a construção de uma pista de concreto que vai do quartel até o pórtico da Oktoberfest.
Além da ciclovia, o Tape Porã tem recebido outras melhorias. Neste ano, foi concluída a etapa III de ampliação do local, que vai da Vila Beatriz até a Vila Oliveira. A obra de 460 metros contemplou uma área total de 10.889,03 m². Mais de R$ 1,4 milhão de recursos próprios foram investidos no projeto.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Cerca de 248 mil trabalhadores ainda não sacaram valores do PIS/Pasep
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM