Mundo
Nova Candelária apresenta sólido crescimento no índice de participação dos municípios
Nova Candelária cresceu 7,5% no Índice Definitivo divulgado pela Receita Estadual para o rateio do ICMS dos municípios em 2022.
A Secretaria da Fazenda, por meio da Receita Estadual, divulgou os percentuais que caberão a cada um dos 497 municípios gaúchos no rateio da arrecadação do ICMS ao longo de 2022. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para 2022 aponta como o Estado irá repartir cerca de R$ 9 bilhões entre as prefeituras.
A apuração do IPM é realizada anualmente pela Receita Estadual e leva em consideração uma série de critérios definidos em lei e seus respectivos resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município. Outras variáveis e seus pesos correspondentes são: população, 7%; área, 7%; número de propriedades rurais, 5%; produtividade primária, 3,5%; inverso do valor adicionado per capita, 2%; e pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT), 0,5%. Além disso, conforme aprovado pela Assembleia Legislativa em novembro deste ano, a partir de 2024 a educação será incluída entre os critérios do repasse.
Entre os 20 municípios que fazem parte da AMUFRON, na região Fronteira Noroeste, Nova Candelária ocupa o 7º lugar. No estado, entre 497 municípios ocupa a 203ª posição, com um aumento de 7,5% e valor adicionado que passa de 280 milhões ao ano.
O setor primário em Nova Candelária representa 72,36% da arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Com base nos dados de 2020, o valor adicionado pelo setor ultrapassa R$ 203 milhões ao ano. A suinocultura representa 63,51 % deste total, seguida pela bacia leiteira, com 20,98%. Na sequência, está a produção de milho com 6,30% e soja representando 5,99%. No setor, o destaque fica para a suinocultura e a bacia leiteira, representando a maior parte da economia do Município. Das lavouras de milho, a maioria é destinada principalmente para a silagem, servindo de alimento para o rebanho das propriedades.
O setor da indústria e comércio representa 26,66%. A indústria através de sua expansão atinge o mercado local, regional, nacional e internacional. Já o setor de serviços representa 0,98%.
A Indústria e o Comércio de Nova Candelária estão se ampliando gradativamente devido ao crescimento da cidade e competem, cada vez mais, em qualidade e preços, não compensando a compra em outros centros.
Geral
Justiça dos Estados Unidos decide devolver para o Brasil esmeralda de 380 kg descoberta na Bahia
Mundo
Texas oferece terras para Trump construir instalações de deportação
Geral
Pesquisadores desenvolvem método para transformar plásticos em sabão e detergente
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM