Esportes
No atletismo, por que cada corredor dá a largada de um ponto diferente?

Quando assistimos às provas de atletismo, especialmente nas Olimpíadas, pode surgir a dúvida sobre por que os corredores não começam todos do mesmo ponto, mesmo que a linha de chegada seja a mesma para todos. A resposta para esse mistério está na matemática e na geometria da pista de corrida.
Nas provas de velocidade, como os 200 e 400 metros, os corredores são posicionados em pontos diferentes na largada para compensar o fato de que a pista é oval. A pista de atletismo não é uma linha reta; ela forma uma elipse, e a presença das curvas significa que o comprimento de cada raia varia.
Para explicar isso, considere a seguinte lógica: a raia número 1, que está mais próxima do centro da pista, percorre a distância exata da prova. Já a raia 8, que está mais para fora, cobre um percurso maior porque o raio da circunferência da curva é maior.
O professor de matemática Thiago de Araújo, do Curso Anglo, detalha que o conceito essencial para entender essa diferença é o comprimento do arco. O comprimento de uma circunferência é calculado pela fórmula C=2⋅π⋅rC = 2 \cdot \pi \cdot r, onde rr é o raio da circunferência.
Para calcular o comprimento do arco, que é o pedaço da circunferência que corresponde a uma raia específica, precisamos considerar o ângulo formado no centro da pista (α). O comprimento do arco (ℓ\ell) é então calculado pela fórmula:
ℓ=α360∘⋅2⋅π⋅r\ell = \frac{\alpha}{360^\circ} \cdot 2 \cdot \pi \cdot r
Simplificando, temos:
ℓ=α⋅π⋅r180∘\ell = \frac{\alpha \cdot \pi \cdot r}{180^\circ}
Isso mostra que, quanto maior o raio da pista, maior será o comprimento do arco. Assim, nas raias externas, onde o raio é maior, o percurso é mais longo.
Para garantir que todos os corredores percorram a mesma distância, as largadas são ajustadas conforme a posição em que cada corredor começa. Dessa forma, todas as diferenças no comprimento da pista são compensadas e todos os atletas correm a mesma distância na competição.
Fonte: G1
Destaque
Atletas de Santa Rosa se destacam na Primeira Edição da Maratona de Torres

No último domingo, 16 de março, foi realizada a primeira edição da Maratona de Torres, com provas nas distâncias de 42km, 21km, 10km e 5km. A competição atraiu atletas de todo o Brasil, e entre os destaques da prova de 5km participaram os jovens corredores de Santa Rosa, Sofia Emanueli Seimetz e Pietro Gabriel de Lima da Silva, representantes da ANR/ADIDAS e alunos da EMEF Paul Harris.
Sofia, com apenas 12 anos, brilhou ao conquistar o 3° lugar geral feminino, completando a prova com um tempo impressionante de 21 minutos e 40 segundos. Uma jovem atleta, que vem se destacando no atletismo, mostrou grande potencial e já é considerada uma das promessas do esporte em sua faixa etária.
Já Pietro Gabriel, também de Santa Rosa, mesmo com desafios durante a prova, mas não se deixou abater. O atleta, que disputou a categoria até 24 anos, teve uma lesão no pé, provocada pelo tênis, o que comprometeu parte do seu desempenho. Mesmo com a dor, Pietro mostrou garra e conquistou o 1° lugar em sua categoria.
Ambos os atletas são treinados pelo professor Álvaro Miguel Perini, que também participou da competição na prova de 21km. O treinador acompanhou os jovens com muita entusiasmo e apoio, celebrando as conquistas e incentivando-os a seguir firmes nos treinamentos.
A próxima disputa dos atletas de Santa Rosa será neste sábado, 22 de março, em Lajeado, com a participação no Troféu ANR de Atletismo , onde a expectativa é que continue a brilhar e representando sua cidade com muito talento e dedicação.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Inter empata Gre-Nal, fecha campanha invicta e conquista o Gauchão após nove anos

O Internacional conquistou o Gauchão Superbet 2025 de forma invicta. O título foi confirmado após o empate em 1 a 1 com o Grêmio na tarde deste domingo (16), pelo jogo de vota da final, disputado no Estádio Beira-Rio. Enner Valencia marcou para o Colorado, enquanto Wagner Leonardo anotou para o Tricolor. Como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, o empate garantiu a taça para o Alvirrubro.
Foi a 46ª conquista Estadual na história do Inter, que segue como o maior vencedor da competição. Além disso, o clube volta a vencer o título do Gauchão após nove anos. A equipe colorada encerra sua participação com uma campanha de nove vitórias e três empates. Além disso, o Inter fecha o Campeonato Gaúcho com o melhor ataque e a melhor defesa do torneio. Foram 24 gols marcados e apenas seis sofridos.
O jogo:
Precisando reverter o placar agregado, o Grêmio tentou sair mais para o jogo, enquanto o Inter buscava encaixar a marcação e aproveitar os contra-ataques. A primeira oportunidade de gol foi da equipe colorada. Aos 16 minutos, Alan Patrick cobrou escanteio e Carbonero cabeceou com perigo pela linha de fundo. O Tricolor respondeu aos 30. Cristian Oliveira arrematou de fora da área e mandou à direita da meta. Aos 49, o Colorado quase abriu o marcador. Alan Patrick cobrou falta, Victor Gabriel cabeceou e Tiago Volpi fez grande defesa. No rebote, Vitão cabeceou sobre o gol.
Na segunda etapa, a rede finalmente balançou. E quem marcou primeiro foi o Internacional. Aos 10 minutos, Enner Valencia cobrou falta da intermediária e acertou o ângulo de Tiago Volpi, abrindo o placar. O Grêmio não se abateu e respondeu aos 16. Lucas Esteves cobrou falta da direita e Wagner Leonardo cabeceou para empatar o jogo. Após o empate, o Tricolor foi em busca da virada. Aos 35, Braithwaite recebeu lançamento, invadiu a área, chutou e Anthoni salvou o Colorado. No final, uma confusão entre os jogadores paralisou o duelo por alguns instantes e terminou com as expulsões de Aguirre pelo lado do Inter e Dodi no Grêmio. Apesar da postura ofensiva da equipe gremista, o Colorado se defendeu bem, conseguiu administrar a vantagem e garantir a 46ª conquista de Gauchão da sua história.
Destaque
Festival de beach soccer reuniu mais de 300 participantes em Santa Rosa

A Prefeitura por meio da Secretaria de Esporte e o SESI promoveram em Santa Rosa, um festival de beach soccer. Mais de 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, participaram nesta semana da competição que integrou os Jogos de Verão 2025. Os projetos da ACBF, ASE, ASR Futsal e SESI movimentaram a quadra de futebol de areia com muitos jogos emocionantes.
Ao final do evento, todos os atletas receberam uma medalha de participação. Para Cauhã Pereira, Secretário de Esporte, o objetivo da ação foi promover a integração e a vivência das crianças nas mais diversas modalidades esportivas nas quadras de areia, “Foi um momento muito especial, onde os participantes puderam interagir e conhecer as estruturas do Parcão”.
Os Jogos de Verão 2025 seguem na próxima semana. As finais estão previstas para ocorrer nos dias 18 e 19/03.
[mailpoet_form id="1"]- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM