Nasa escolhe Nokia para montar rede 4G na Lua – Portal Plural
Connect with us

Mundo

Nasa escolhe Nokia para montar rede 4G na Lua

Publicado

em

A Nokia foi escolhida pela Nasa para construir a primeira rede celular na Lua


HELSINQUE (Reuters) – A Nokia foi escolhida pela Nasa para construir a primeira rede celular na Lua, disse a empresa finlandesa nesta segunda-feira, enquanto a agência espacial dos Estados Unidos planeja um futuro em que os humanos retornem e estabeleçam assentamentos lunares.

A Nasa pretende mandar humanos novamente à Lua até 2024 e trabalhar para uma presença de longo prazo no satélite por meio do programa Artemis.

A Nokia disse que o primeiro sistema de comunicação de banda larga sem fio no espaço será construído na superfície lunar no final de 2022, antes que humanos voltem para lá.

A companhia fará parceria com uma empresa privada de design de naves espaciais sediada no Texas, a Intuitive Machines, para entregar o equipamento na Lua por meio de um módulo lunar. A rede se configurará sozinha e estabelecerá um sistema de comunicações 4G/LTE na Lua, disse a Nokia, embora o objetivo seja no final mudar para 5G.

A rede dará aos astronautas capacidades de comunicação por voz e vídeo e permitirá a troca de dados biométricos e telemétricos, bem como a implantação e o controle remoto de veículos lunares e outros dispositivos robóticos, de acordo com a empresa.

Ela será projetada para suportar as condições extremas de lançamento e pouso lunar e para operar no espaço. Terá que ser enviada à Lua de uma forma extremamente compacta para atender às rígidas restrições de tamanho, peso e energia das cargas espaciais.

A Nokia disse que a rede utilizará 4G/LTE, em uso mundial na última década, em vez da mais recente tecnologia 5G, em razão do maior conhecimento sobre a primeira, bem como confiabilidade comprovada. A empresa também “buscará aplicações espaciais da tecnologia sucessora do LTE, o 5G”.

FONTE : G1

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Dono do maior nariz do mundo se exalta: ‘’fui abençoado’’

Publicado

em



De acordo com o Guinness, Mehmet Ozyurek possui o nariz maior que uma carta de baralho (mais…)

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

UFFS – Campus Cerro Largo lança Laboratório do Desenvolvimento Regional

Publicado

em



O lançamento do Laboratório será no dia 7 de dezembro.

 

O Laboratório de Desenvolvimento Regional é um ambiente virtual que pretende reunir, armazenar e integrar dados e informações como pesquisas, artigos de opinião e relatos de atividades sobre Desenvolvimento e Políticas Públicas. O objetivo é criar um espaço público para o diálogo e a divulgação de conhecimentos produzidos.

O acesso é livre, e a administração está a cargo de pesquisadores da UFFS – Campus Cerro Largo, em especial aos ligados aos Programas de Pós-Graduação,  sob a coordenação do professor do campus, Reneo Pedro Prediger e do egresso do PPGDPP, Felipe Smolski. O Laboratório pode receber informações a serem hospedadas ou divulgadas por parte de professores da UFFS, de alunos dos cursos de pós-graduação e de graduação, bem como da comunidade regional. Todos os interessados devem acessar o laboratório e realizar o seu cadastro individual, tendo ciência das formas pelas quais poderão participar, e também como enviar materiais para serem hospedados neste domínio.

O lançamento do Laboratório será no dia 7 de dezembro, às 20h, com transmissão pelo Webex, e já está disponível para o acesso e cadastro: https://dadosdr.uffs.edu.br/index.php/o-laboratorio-de-desenvolvimento-regional/

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

.Gov.Br envia mensagens para ofertar serviços públicos digitais

Publicado

em



O governo federal iniciou testes de ferramenta que vai ofertar serviços públicos digitais aos cidadãos. O Notifica Gov.Br, do Ministério da Economia, entrou em fase de testes. Nesta primeira fase, motoristas receberão orientações para obter descontos de até 40% em pagamentos de multas de trânsito.

Segundo o Ministério da Economia, 40 mil motoristas do país começaram a receber mensagens com orientações do Gov.Br para o pagamento de multas de trânsito dentro do prazo e com descontos de até 40%.

Caso não realizem defesa prévia ou entrem com recurso contra a autuação, os condutores notificados obtêm os 40% de desconto sobre o valor da multa.

Nesta primeira etapa, a iniciativa atenderá condutores com infrações de trânsito ainda a pagar. Os motoristas receberão as mensagens pelo aplicativo Gov.Br, por e-mail e SMS no celular. Outros serviços serão contemplados na sequência, informou o ministério.

Atualmente, o Gov.Br tem 116 milhões de usuários. A solução foi desenvolvida por equipes da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e do Serpro, com apoio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), do Ministério da Infraestrutura.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×