Nasa divulga áudios que revelam atividade sísmica em Marte – Portal Plural
Connect with us

Mundo

Nasa divulga áudios que revelam atividade sísmica em Marte

Publicado

em



 

A Nasa divulgou nesta terça-feira dois áudios que revelam atividade sísmica em Marte, registrados por um detector “extremamente sensível” que foi instalado na superfície do planeta no final do ano passado. Os sismos, muito silenciosos para serem ouvidos pelo ouvido humano, foram registrados pelo Experimento Sísmico para Estrutura Interior (SEIS) em maio e julho. Os cientistas esperam que o estudo de como as ondas sísmicas se movem pelo interior do planeta revele a estrutura interna profunda de Marte pela primeira vez.

Cerca de 20 dos chamados “marsquakes” foram detectados até agora pelo SEIS, que é transportado pela sonda InSight da Nasa que chegou a Marte em novembro. O áudio – um ruído baixo e estrondeante – foi acelerado e processado para ser audível por meio de fones de ouvido. Um terremoto foi de magnitude 3,7 e o outro de magnitude 3,3. “Ambos sugerem que a crosta marciana é como uma mistura das crostas terrestre e da Lua”, disse o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. “Marte, com sua superfície coberta de crateras, é um pouco mais parecido com a Lua, com ondas sísmicas zumbindo por um minuto ou mais, enquanto os terremotos na Terra podem ir e vir em segundos”. O SEIS foi desenvolvido pela agência espacial francesa CNES e parceiros.

Ouça áudios abaixo:

CP

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mundo

Com quase 40 mil processos, Johnson & Johnson vai cancelar produção de talco para bebês

Publicado

em



Johnson & Johnson informou, nesta quinta-feira, 11, que vai suspender a produção de talco para bebês em 2023. O motivo são os quase 40 mil processos que a empresa americana carrega. As acusações apontam que o produto fez os clientes adoecerem de câncer. Por outro lado, para driblar a situação, a Johnson & Johnson afirmou que fará a transição do tradicional produto para um pó à base de amido de milho, já lançado nos Estados Unidos e no Canadá.

Além disso, a empresa reforçou a segurança do produto à base de talco. “Estamos firmemente apoiados em décadas de análises científicas independentes por especialistas médicos de todo o mundo que confirmam que o pó para bebês Johnson’s à base de talco é seguro, não contém amianto e não causa câncer”, diz um comunicado da J&J. De acordo com a empresa, este novo procedimento a ser adotado (transição) vai auxiliar a simplificar as ofertas de produtos, a fornecer inovação sustentável e a atender às necessidades dos clientes.

Em 2020, a empresa americana parou de vender o produto à base de talco nos EUA e no Canadá. Contudo, a medida foi tomada na mesma época em que a J&J recebeu milhares de processos judiciais.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

TUCUNDUVA I Aviso de Suspensão do Edital de Pregão Eletrônico nº 22_2022

Publicado

em



AVISO DE SUSPENSÃO DO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 22/2022, objetivando o Registro de Preços visando a Aquisição de Material de Expediente e outros. Comunica-se a suspensão do edital, tendo em vista a necessidade de análise/revisão da descrição/quantidade/unidade dos itens a serem registrados. Mais informações pelo telefone (55) 3542 1022, ou pelo e-mail: [email protected]. Tucunduva/RS, 12 de agosto de 2022.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Mundo

Justiça manda prender goleiro Bruno por atrasar pensão de seu filho com Eliza Samudio

Publicado

em



17ª Câmara Cível do Rio de Janeiro pediu a prisão do ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes, pelo atraso no pagamento da pensão alimentícia de seu filho com Eliza Samudio. A avó Sônia Moura, que cria o menino, afirma que Bruno nunca pagou pensão. Bruno, atualmente atleta do Atlético Carioca, foi condenado pelo homicídio da ex-companheira, mas foi solto em 2019 pela Justiça de Minas Gerais, em regime semiaberto.

Segundo a decisão da Justiça fluminense, publicada na quarta-feira, o goleiro não faz nenhum depósito desde 2020 e deve R$ 90,7 mil à família de Eliza Samudio. De acordo com informações divulgadas pela CNN, os advogados do atleta alegam que ele pagou quatro parcelas vencidos, cada uma de R$ 9.7000.

Em 2013, Bruno foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. Em 2017, a Justiça decidiu reduzir a pena em 18 meses. Em 2019, o goleiro conseguiu progressão para o regime semiaberto.

 

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×