Não usar máscaras tem pena de detenção de um mês a um ano mais multa – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Não usar máscaras tem pena de detenção de um mês a um ano mais multa

Publicado

em



No início da tarde desta sexta-feira, 08 de maio, o prefeito Alcides Vicini assinou o decreto nº 72 que Altera o Decreto no 59, de 12 de abril de 2020, no qual reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o território do Município de Santa Rosa para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus).

Conforme o novo decreto fica estabelecido, a partir da próxima segunda-feira, 11 de maio de 2020 e por tempo indeterminado, para todas as pessoas no âmbito do Município, a utilização obrigatória de máscara de proteção facial, confeccionada de forma caseira ou não, quando houver a necessidade de contato com outras pessoas, deslocamentos em vias públicas, em espaços de acesso aberto ao público, repartições públicas e em locais de estabelecimentos e atividades permitidas. Ainda conforme o decreto, a determinação de uso de máscara de proteção facial fica excetuada para crianças menores de 03 (três) anos. Também proíbe o consumo de bebidas compartilhadas (tais como chimarrão, tererê e outras) em parques, praças e locais públicos classificados como área verde, de lazer e recreação localizados em todo território municipal.

Em caso de descumprimento, inicialmente se fará orientação sobre as medidas, a desobediência da orientação poderá sujeitar o infrator às sanções constantes do artigo 33 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, no qual dispõe o seguinte: Artigo 268- Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa. Art. 330 – Desobedecer a ordem legal de funcionário público: Pena – detenção, de quinze dias a seis meses, e multa. O decreto também recomenda preferencialmente, a toda pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, bem como as pessoas com doenças crônicas ou condições de risco, se houver necessidade, que utilizem o transporte coletivo de passageiros no horário compreendido entre as 09h e 11h e das 14h ás 16h.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Modernização na iluminação pública de Santa Rosa

Publicado

em



Desde o início do ano, o Governo Municipal vem trabalhando na pauta sobre a iluminação pública. Esse é um dos assuntos mais solicitados entre os moradores de Santa Rosa. Pensando em modernizar e avançar nessa pauta que o prefeito Anderson Mantei e o vice-prefeito Aldemir Ulrich estão trabalhando em um novo projeto.

Santa Rosa está participando de um consórcio juntamente com outros municípios para troca de 100% da iluminação por LED. Além da qualidade da iluminação, outra vantagem é a economia que proporciona de até 80%. Com a redução do gasto mensal já torna viável o projeto que deve ser custeado em 5 anos. O vice-prefeito Aldemir Ulrich esteve em Ibirubá no COMAJA Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. Na oportunidade, foi feita uma reunião com a empresa ganhadora da tomada de preço, para viabilizar o projeto de iluminação de LED. Aldemir destacou a importância do projeto, “Queremos fazer a troca de 100% da iluminação de Santa Rosa por LED para melhorar a qualidade da iluminação. Para isso, o Anderson e eu, estamos tratando desse assunto, desde o início do ano, para que possamos ver a melhor forma de viabilizar o projeto o quanto antes, pois essa é uma demanda antiga da comunidade”.

O COMAJA realizou a ata de registro de preços do pregão presencial 02/2021 sobre a modernização da iluminação pública. Participaram da ata os seguintes munícipios: COMAJA – Almirante Tamandaré do Sul; Barros Cassal; Ibirapuitã; Jacuizinho; Mormaço; Salto do Jacuí; Tio Hugo; Não-Me-Toque. CONFRON –Alecrim; Santa Rosa; Horizontina; Porto Lucena; Candido Godoi; Porto Mauá; Três de Maio; Tuparendi; Sete de Setembro; Dr. Mauricio Cardoso; Alegria; Independência; Paim Filho. CIRENOR – Barracão; Cacique Doble; Capão Bonito do Sul; Caseiros; Ibiraiaras; Machadinho; Sananduva; Vila Langaro; São José do Ouro; Ibiaçá. OUTROS – Gramado dos Loureiros; Entre Rios do Sul; Trindade do Sul.

Através do Consórcio é possível que os municípios consigam valor mais acessível para viabilizar. A partir de agora, o próximo passo é a empresa Quark Engenharia que venceu a tomada de preço, vir fazer projeto em Santa Rosa. Esse projeto começa ainda no mês de junho. Todas as ruas serão mapeadas. Hoje, o município tem cerca de 11 mil lâmpadas públicas entre cidade e interior.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Secretaria de Esportes lança Escolinhas Esportivas

Publicado

em



Futsal e Futebol terão destaque especial a partir de julho. Com objetivo de fortalecer e incentivar ainda mais o esporte, a Prefeitura vai dar início a um novo projeto. Para o segundo semestre, crianças entre 9 e 13 anos vão poder participar das Escolas Municipais Esportivas.

As atividades serão organizadas pela Secretaria de Esportes, através dos professores do município. O projeto devia estar em funcionamento, mas em função da pandemia, teve que ser adiado. Segundo o Secretário de Esportes, Fernando Classmann, “Queremos oferecer uma oportunidade para que as crianças possam estar envolvidas com esporte, praticando exercício e com integração das comunidades. Queremos ampliar a programação, mas neste momento, vamos começar com quadro menor em função das restrições por causa da pandemia”. Todo cuidado com os protocolos e com decreto que estará em vigência quando as aulas começarem serão seguidos.

As aulas já estão programadas para iniciar em julho e serão realizadas nos ginásios municipais, Pedro Deon, Ginásio João Batista Moroni, Livio Ceconi e estádio Carlos Denardin. O Futsal e Futebol de Campo masculino foram as modalidades escolhidas para iniciar o projeto. As demais modalidades deverão ser ampliadas de acordo com a demanda. As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Municipal de Esporte nos seguintes horários 07h30min às 11h30min e 11h30min às 17h30min. Mais informações pelo telefone 55 3512-5892.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Pare de “falar grego” e aprenda o Grego de verdade

Uninter oferece cursos gratuitos de Grego e Hebraico instrumental

Publicado

em



“Você está falando grego pra mim”. Quem nunca usou ou ouviu essa expressão quando não entendeu o que outra pessoa disse ou não foi compreendido? Usado como sinônimo de uma língua desconhecida, por ser uma das mais antigas do mundo, o Grego está prestes a se tornar mais popular no Brasil. Apesar de não estar na lista das línguas mais requisitadas pelo mercado de trabalho, por exemplo, é um idioma fundamental para os profissionais de Filosofia, História, Letras, Teologia e Religião. Muitos cristãos, inclusive, gostariam de dominar o Grego e o Hebraico para poderem ler a Bíblia em seus idiomas originais.

E como não tem cursinho de Grego em qualquer esquina e em todas as cidades brasileiras, a Uninter – Centro Universitário Internacional em parceria com a Fundação Wilson Picler, decidiram oferecer cursos de Grego e Hebraico, ambos instrumentais, totalmente gratuitos e na modalidade de educação a distância. De qualquer lugar do Brasil e do mundo, e sem custo, a pessoa interessada pode se inscrever agora e começar a aprender esses dois idiomas sem nenhum pré-requisito.

Os cursos possuem carga horária de 56 horas/aulas e certificado de conclusão. Além das aulas, a instituição disponibiliza todo o material extra de estudo.

No Hebraico, o aluno irá aprender sobre: idiomas semíticos, escrita e alfabeto, vogais longas e breves, gênero e número dos substantivos, adjetivo atividade, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos.

No Grego Instrumental a estrutura curricular é composta por: características do alfabeto grego, continuação do alfabeto grego, aspiração branda e áspera,

flexão nominal, adjetivos: função atributiva e predicativa e pronomes, verbos: presente do indicativo.

Nos próximos meses, a parceria Uninter e Fundação Wilson Picler vão ofertar também, gratuitamente, os cursos de Latim e Aramaico.

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar:

Grego Instrumental: https://extensaocommerce.uninter.com/cursos-de-extensao/Grego-Instrumental/960

Hebraico Instrumental: https://extensaocommerce.uninter.com/cursos-de-extensao/Hebraico-Instrumental-/961

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×