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Não fique na crise, produza suas oportunidades e destaque-se – Portal Plural
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João Santos / Educador

Não fique na crise, produza suas oportunidades e destaque-se

Joao Santos

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em



A sensação de fracasso toma conta dos empreendedores neste momento, são milhares de empresas fechando e milhões de empregos sendo acabados, a verdade é que não esta sendo fácil para toda a sociedade, afeta o patrão e o empregado. A retração de consumo esta presente internamente e externamente do país.

Nestes casos, falências, endividamento, desemprego e seus correlatos se tornam mais visíveis e quebram as expectativas sociais. Todos conhecem a expressão “ enquanto uns choram, outros vendem lenços”, e você, neste momento esta dentro de qual grupo os que choram? Ou os que vendem lenços?

Um conceito dentro da gestão, é sempre que você deve saber qual é seu estágio atual ( onde você se encontra), sendo este o primeiro passo, para depois projetar para onde você quer ir, considerando este conceito se você esta vendendo lenços parabéns, mas se estiver chorando ainda pela crise, cuidado, pois quando mais chora, mais crise para você vem, e estou aqui falando para patrões e empregado.

Então não fique na crise, produza suas oportunidades e destaque-se, este é o momento de você utilizar todo seu conhecimento e empenho em pró de sua empresa não importa se for patrão ou empregado, estamos no mesmo barco.

Para isso acontecer você deve:

Adapte-se a nova realidade

Uma habilidade que todos os empreendedores devem possuir é a capacidade de ser mutável e adaptável às emergências.

Por isso, com a experiência, diversifique seus produtos e  tenha mais de um plano de vendas em suas estratégias.

Defina metas claras.

Pois bem, ela será a guia nesse planejamento. É preciso lembrar as metas devem ser claras e alcançáveis, sonhar grande faz parte, mas colocar metas impossíveis só vai desmotivar sua equipe. Por isso, crie números factíveis e ofereça recursos para alcançar esse objetivo.

Plano de ação

Com as metas traçadas, chegou o momento de avaliar as ações que serão necessárias para atingir esses objetivos. Inclua, no seu planejamento as ações e estratégias que serão utilizadas e testadas durante o período de enfrentamento da crise.

Acompanhamento do planejamento

Não basta só criar metas e ações e esperar as coisas andarem sozinhas, é preciso acompanhar constantemente para saber como estão os resultados de sua equipe.

A tarefa do colaborador será também de  planejar, organizar, executar e gerenciar. Isso garante mais enganjamento, mais controle dos números e possibilita que sejam tomadas ações de emergência, caso necessárias.

Chegou a hora de executar

Com as metas e plano de ação traçados, chegou o momento de colocar tudo em prática. Nesse estágio, provavelmente, haverão muitas mudanças e imprevistos no planejamento inicial, por isso, é necessário sempre ter ações de contingências.

Estar sempre pronto para situações imprevistas é uma dica indispensável.

Principalmente no início, os planos não saem como o esperado e é nessas horas que grandes empreendedores se destacam, alguns veem um problema e outros uma oportunidade. Comece agora, e não faça para ver se vai dar certo, faça até dar certo.

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João Santos / Educador

Que tal evitar erros na hora de expandir seu negócio?

Joao Santos

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Uma questão que está sempre presente na vida dos empreendedores é a vontade de fazer a expansão de sua empresa, mas saber a hora certa de tomar esta ação é o que perturba sua cabeça, pois este é um marco muito importante a qualquer empreendedor, e aqui posso falar que isso ocorre seja qual for o segmento, tamanho ou modalidade de negócio.

Para um bom empreendedor avaliar todos os aspectos gerais de sua empresa antes de expandir é a decisão mais apropriada, assim evita problemas e frustrações. Mas  uma grande dúvida sempre fica: Quando e como fazer isso? Qual a estratégia a usar?

Considerando os aspectos externos, então a resposta para a questão é quando seu negócio já estiver consolidado e pronto para a expansão. Para isso você deve entre outros indicadores, conhecer o mercado em que você atua, mas como? Observando a lealdade dos seus clientes, os pedidos para você crescer, o lucro nos últimos três anos, o crescimento do seu ramo de atuação, necessidade de produtos ou serviços adicionais e complementares.

Agora acrescenta ai os aspectos internos da sua organização a que você deve prestar atenção que são: uma equipe afinada e motivada, as finanças em ordem e a quantidade de trabalho que estou recusando com frequência.

Uma vez que já foi considerado os aspectos internos e externos, antes de passar para a escolha de uma estratégia de crescimento, também demos pontuar  quais são os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades que o seu negócio pode aproveitar e o que pode pôr tudo a perder. Essa análise possibilita entender os caminhos a serem percorridos para a sua empresa ser bem-sucedida.

Depois que você considerou todos os fatores de sua empresa e ainda está convencido que é hora de expandir seu negócio, chegou a hora de escolher as estratégias para balizar as forma de expansão que são elas:

– Abrir outras unidades.

– Expandir por meio do franchising.

– Aumentar o mix de produto ou serviço

– Diversificar os canais de venda.

– Comprar uma empresa concorrente.

– Licencie sua marca.

-Promover uma aliança estratégica com outra empresa.

Então é preciso pensar muito bem para  crescer sem prejudicar a saúde financeira ou perder qualidade e clientes, com um bom plano de negócio a médio e longo prazo, não se precipitar com um aumento no volume de vendas sazonais ou eventuais, portanto planeje, escolha a estratégia correta e faça de maneira saudável e prolongada a expansão de seu negócio.

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João Santos / Educador

É hora de dar o primeiro passo, faça uma intervenção radical e integrada em seu negócio

Joao Santos

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em



É fato que estamos vivendo um momento muito difícil. Tudo começou como um problema de saúde que agora atinge as mais diversas áreas da economia, haja vista a grande interdependência dos diferentes segmentos e com certeza você está inserido neste contexto. As notícias de demissões em massa, fechamento de fábricas inteiras é a realidade apresentada em todos os telejornais, mas as grandes perguntas são: e agora, o que fazer? Será que só demitir resolve? Estamos preparados para lidar com uma crise destas proporções?

A grande verdade é que não se tem as respostas de uma forma exata, mas podemos trabalhar com uma cultura de melhoria contínua nos negócios, onde através das ferramentas de gestão podemos encontrar as respostas que buscamos. Aqui vou apresentar a vocês a reengenharia de processos que visa buscar como resultado as melhorias de conformidade, mais rapidez na execução, facilidade de gerenciamento e redução de custos, com eliminação de atividades desnecessárias que não adicionam valor ao cliente.

Os dois princípios básicos importantes que devem ser seguidos são:

Para realizar uma intervenção radical e integrada, devemos fazer por meio do redesenho fundamental dos processos-chave do negócio, para atingir melhores desempenhos. A mudança acontece rapidamente e de uma vez para evitar o apego às antigas maneiras, mas somente após um estudo aprofundado e levando em consideração o todo do negócio.

É importante também seguir os seguintes passos:

– planejamento e preparação são cruciais em qualquer projeto, mas principalmente em um que traz mudanças tão radicais.

– Analise e mapeie os processos como são.

– Identifique as tarefas e processos desnecessários cortando-os.

– Desenhe do zero e valide os processos futuros, inclusive com adição de mais tecnologia.

– Implemente os processos novos, adaptando a sua empresa a eles.

A busca por melhores resultados é constante e pode parecer que a reengenharia de processos é difícil de implementar, mas, na verdade, o que vai definir seu sucesso ou não é a maneira como é implementada. O que a reengenharia de processos visa é uma reinvenção total, não acreditando em pequenas melhorias. Agora é a hora de dar o primeiro passo com um olhar mais crítico ao seu negócio. Ficar parado sem fazer nada não vai lhe conduzir à sobrevivência, nem ao sucesso do negócio.

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João Santos / Educador

Tome uma atitude! Agora é a hora de entender a nova realidade, mas sem desespero.

Joao Santos

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em



Sendo realista neste momento a grande pergunta que você deve se fazer é, estou preparado para lidar com esta crise que estamos inseridos? Independente de qual foi a sua resposta, não podemos negar que uma crise global como esta não é algo que os empresários em geral estão preparados para lidar, porque a crise chegou trazendo transformações na forma de vida e de necessidades do consumo das pessoas.

Por tudo isso, é preciso buscar a superação, sem desespero, ter um olho no presente e outro no futuro. Nesse sentido, virar-se para o futuro exige que percebamos as grandes tendências da sociedade, e que devemos nos ajustar desde hoje.

Entenda a nova realidade e tome uma atitude se alguma afeta seu negócio:

– As pessoas vão economizar mais e rever todos seus hábitos de consumo, valorizando muito mais a experiência de compra.

– As comunidades vão se unirem para se ajudarem mais.

– Os cuidados com a saúde e o bem-estar, já estão em alta, e agora vão se estender para locais públicos, pois o receio de aglomeração deve permanecer.

– Com a premissa que novas pandemias podem ocorrer em um futuro próximo, os serviços de entrega de alimentos prontos (delivery) vão continuar em alta, sendo o que mais vai crescer é o conceito de restaurante fantasma.

– Cada vez mais vai existir experiências culturais imersivas tipos shows e espetáculos online e também tours virtuais, sendo conectado o real com o virtual.

– Trabalhos remotos, home office, freelancers vão crescer ainda mais.

– As pessoas vão tentar morar perto do trabalho para evitar aglomerações em ônibus.

– As vendas pela Internet passando a ser uma obrigação também para lojas que até então se valiam apenas do local físico

-Busca por novos conhecimentos deve ser constante e rápida transformação, atualizar seus conhecimentos é questão de sobrevivência no mercado,  Afinal, muitos empregos estão sendo fechados, algumas atividades perdem espaço enquanto outros serviços ganham mercado.

– A busca por conhecimentos está em alta, o canal para isso daqui para frente será a educação a distância, cuja expansão vai se acelerar ainda mais.

Tomar as melhores decisões não é fácil, portanto devemos seguir conceitos e definir estratégias dentro de rigorosos padrões mundialmente aceitos, estes são os desafios para empresas que procuram ser competitivas neste mundo globalizado.

Porque agora é a hora de ser realista, mas ser realista não quer dizer se acomodar diante da crise, mas sim de inovar, entender o novo mercado e como se posicionar diante dele, o momento agora é de prudência, de entender que no meio das incertezas por conta da crise, existem oportunidades palpáveis para sair desse momento o mais ileso possível. Sabemos que esse cenário pode ser inédito para muitos empresários, mas são esses desafios que fortalecem a marca, o time e o posicionamento da empresa.

“ Segundo Peter Drucker, Ajustar sua empresa é menos arriscado do que continuar a trajetória com a confortável convicção de que nada vai mudar. O propósito da tarefa de construir o futuro não é decidir o que deve ser feito amanhã, mas o que deve ser feito hoje, para que haja um amanhã. Impor ao futuro, que ainda não nasceu, uma nova ideia que pretenda dar uma direção e um formato ao que está por vir”.

Uma ferramenta de gestão que pode lhe ajudar a revisar seu modelo de negócio é o Canvas, pois, o segredo dos negócios de sucesso está em resolver as dores, criar possibilidades de ganhos para seus clientes, para isso você deve saber qual é a proposta de valor que você entrega, e principalmente saber se está inserida na nova forma de vida e na necessidade de consumo das pessoas, se não estiver ajuste-a urgente.

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