Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, ou banco dos Brics, se reuniu nesta quarta-feira (26) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em São Petersburgo.
Destaque
Na Rússia, Dilma e Putin defendem transações comerciais sem dólar
O encontro foi realizado após a Segunda Cúpula Rússia-África. Putin também se reuniu com o presidente da Etiópia, Abiy Ahmed, que abre uma série de contatos entre o Kremlin e os chefes das delegações africanas.
O presidente russo disse na reunião com Dilma que o dólar nas finanças mundiais é usado como instrumento de luta política e destacou a importância de desenvolver os Brics, segundo a agência estatal do país, Tass.
“Nas condições atuais, não é fácil fazer isso, dado o que está acontecendo nas finanças mundiais e o uso do dólar como instrumento de luta política. As relações entre nossos países, dos Brics, estão se desenvolvendo em moedas nacionais, e os acordos estão aumentando”, declarou Vladimir Putin. Segundo ele, “o banco também pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento”.
Dilma Rousseff disse que “o banco tem que ter um papel importante na formação de um mundo multipolar”, e, para isso, o Brics deve estar preparado para captar recursos nos mercados dos países parceiros. Para ela, não há obstáculos para que os países em desenvolvimento realizem operações de comércio exterior em moedas nacionais.
Dilma, além de Putin, também se reunirá com Cyril Ramaphosa. Em comunicado, o banco disse que o objetivo de ambas as reuniões bilaterais é verificar as opiniões dos países membros sobre o papel do órgão na cúpula dos Brics, que será realizada em agosto, em Joanesburgo.
O Brics descartou, também, novos projetos na Rússia e “opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais”, relacionados às sanções relacionadas à guerra na Ucrânia.
Clima/Tempo
Alerta do INMET aponta risco de tempestade na Região Noroeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de perigo para tempestades em várias regiões do Rio Grande do Sul, incluindo centro oriental, sudeste, centro ocidental, sudoeste e noroeste. O alerta, válido até às 12h de terça-feira (15/10), aponta para a possibilidade de condições climáticas severas na região.
De acordo com a abrangência do INMET, são esperadas chuvas intensas, variando entre 30 mm/h 50 a 100 mm/dia, acompanhadas de ventos que podem velocidades entre 60 km/h 100 km/h. Além disso, há a possibilidade de queda de granizo, o que aumenta os riscos de danos na área.
Os moradores dessas regiões devem se preparar para eventuais transtornos, como corte de energia elétrica, quedas de árvores e danos em plantações. As autoridades recomendam que a população fique atenta às atualizações e tome precauções para garantir a segurança de todos.
Com informações de Radialista Edegar Schmidt.
Destaque
Daniel Alves compartilha primeira foto após a prisão, usando camiseta com a mensagem: “Bons momentos estão a caminho”
Fonte: GZH
Destaque
Novas regras para o sistema de pedágio eletrônico no Brasil são oficialmente sancionadas
- Clima/Tempo5 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
- Uncategorized5 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
- Destaque5 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
- Destaque5 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
- Uncategorized5 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
- Destaque5 anos atrás
Atenção para não ser multado na Argentina
- Uncategorized5 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM