Destaque
Município das missões registra três casos confirmados de Dengue

Os resultados oriundos do Laboratório Central (Lacen) foram conhecidos na tarde da ultima segunda-feira, 17 de fevereiro confirmando oficialmente a existência de pelo menos três casos de dengue em Cerro Largo. Diante da situação, a Secretária Municipal da Saúde, Maria Hartmann, voltou antecipadamente de seu período de férias e, à noite, participou da sessão da Câmara de Vereadores, onde foi apreciada a solicitação para a contratação de mais duas pessoas visando reforçar a equipe de endemias da Secretaria.
Na manhã de terça-feira, dia 18, o Coordenador Regional da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo, Yuri Sommer, acompanhado de outros técnicos, esteve em Cerro Largo, quando se reuniu com a Secretaria Municipal. De acordo com Maria Hartmann, assim que o tempo melhorar e não estiver ventando, será feito a utilização do fumacê na cidade técnica utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a zika virus ou a Febre chikungunya. A Secretária também aconselhou as pessoas à agirem preventivamente, usando repelentes e mantendo os pátios das residências livres de água parada.
Ela informou que os casos confirmados são de pessoas moradoras do centro da cidade, onde será intensificado o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypt. Depois, o trabalho será estendido aos bairros e vilas.
Portal LH Franqui
Destaque
Empresa de Santa Rosa conservou a primeira dose da Coronavac aplicada no Brasil

O domingo 17 de janeiro ficou marcado pela aplicação da primeira dose da vacina da Coronavac, na enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, e Santa Rosa através da Biotecno esteve presente nesse ato que entrará para a história, a vacina foi conservada em uma câmara produzida em Santa Rosa, pela Biotecno Refrigeradores e Freezers Científicos.
Tecnologia de conservação Biotecno foi fundamental em um dos momentos mais importantes da história da saúde brasileira, para garantir o armazenamento correto do imunobiológico, a câmara de conservação escolhida foi Biotecno, “Nossa missão de fazer o melhor pela saúde e preservar a vida mais uma vez se comprova. Para a Biotecno, é uma grande honra ser parte desse acontecimento decisivo para toda a população brasileira”, publicou a empresa.
A imunobiológicos como a Coronavac são extremamente sensíveis a variações de temperatura, seu armazenamento requer condições especiais, em uma faixa de temperatura de 2°C a 8°C, precisão atingida somente com o uso de câmaras científicas.
Certificação na FDA norte-americana
Recentemente os equipamentos da empresa foram aprovados pela U.S. Food & Drug Administration – FDA, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Conduzido ao longo de vários meses, devido ao rigor da agência reguladora americana, o processo de certificação representa um marco para a indústria do Rio Grande do Sul. “A certificação americana FDA representa a possibilidade de introdução do produto da Biotecno para outras partes do mundo”, ressalta Lidia.
As câmaras de conservação da Biotecno estão sendo largamente utilizadas pelo sistema de saúde brasileiro no combate à atual pandemia, não apenas para a conservação de imunobiológicos, como também de sangue, coletas e material de pesquisa. Os equipamentos são registrados no Ministério da Saúde e produzidos conforme as Boas Práticas de Fabricação da ANVISA. Inovações da empresa, como a criação do Sistema de Emergência para câmaras de conservação, revolucionaram todo o segmento e fizeram da Biotecno a marca de refrigeração científica mais premiada no País.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
Vacinação deve começar quarta-feira em Santa Rosa

A vacina liberada pela ANVISA no domingo chega ao Rio Grande do Sul nessa segunda-feira e então será encaminhada para os municípios, em Santa Rosa os primeiros a serem vacinados serão profissionais do SAMU, Unidade do Dom Bosco, Unidades Sentinela e UPA, em torno de 557 profissionais de saúde, a vacinação deve começar em quarta-feira ou quinta-feira dessa semana informa Fundação Municipal de Saúde (FUMSSAR).
Também serão vacinados os idosos acima de 75 anos em lares de idosos, após serão vacinados acima de 60 anos e demais trabalhadores da saúde, dentista, farmacêuticos biomédicos entre outros profissionais da área da saúde em torno de 2100 trabalhadores.
Na fase três pessoas com comorbidades, diabetes entre outras doenças.
A vacina que está a caminho de Santa Rosa é a Coronavac.
[mailpoet_form id="1"]Destaque
RS antecipa início da vacinação contra Covid-19 para esta segunda (18), anuncia governador
Leite foi a São Paulo receber as primeiras 341 mil doses da CoronaVac destinadas ao Estado

Com a autorização do Ministério da Saúde (MS), o governo do Estado antecipará o início da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Sul para esta segunda-feira (18/1). O governador Eduardo Leite foi ao Centro de Distribuição Logística do MS, em Guarulhos (SP), receber de forma simbólica as primeiras 341,8 mil doses destinadas ao Rio Grande do Sul e fez o anúncio:
“Vamos receber as doses na tarde desta segunda e iniciar ainda hoje o processo de imunização. Temos uma rede de saúde bem distribuída e toda a rede logística já preparada. Transporte, rede de frio, seringas agulhadas, ou seja, tudo pronto para iniciar esse grande processo de vacinação assim que as doses chegarem à capital gaúcha. E, em 24 horas, as doses estarão em todas as regiões do Estado, para que elas também possam iniciar a aplicação, respeitando as faixas definidas no Plano Nacional de Imunizações (PNI)”.
Ao Rio Grande do Sul, estão sendo enviadas por avião 311.680 doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório Sinovac, para os grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena.
A primeira pessoa a receber a vacina no Estado será um profissional da saúde, cujo nome será definido pela equipe da Secretaria da Saúde em parceria com os hospitais. Os detalhes da primeira aplicação ainda estão em definição.
“Será um ato simbólico, uma forma de reconhecimento a todas as pessoas que estão há meses se arriscando para salvar vidas. Mas o importante é que já começaremos a vacinação com um grande volume, são mais de 340 mil doses no RS, o que garantirá a imunização de uma grande parte da rede hospitalar, das pessoas que estão mais expostas ao vírus, e em curto espaço de tempo”, destacou Leite.
A expectativa, a partir de informações repassadas pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a todos os governadores que participaram do início do processo de distribuição da CoronaVac, é que novas doses cheguem aos país nos próximos dias, além de contar com a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que a vacina envasada no Brasil seja incorporada ao PNI.
“A vacina é a solução para permitir que as pessoas estejam mais tranquilas para conviverem, se encontrarem e poderem circular, também para retomarmos a economia e, evidentemente, preservarmos vidas. Agradecemos ao Ministério da Saúde, que faz a aquisição das doses e que garante, dentro do PNI, que é a cultura do Brasil, a imunização de todos os brasileiros em todos os Estados”, acrescentou o governador.
[mailpoet_form id="1"]-
Clima/Tempo11 meses atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque11 meses atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque10 meses atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized1 ano atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Destaque10 meses atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized10 meses atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Uncategorized1 ano atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM