Mulheres são protagonistas no Mercado Público de Santa Rosa – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Mulheres são protagonistas no Mercado Público de Santa Rosa

Publicado

em



Quem passa pelo Mercado Público de Santa Rosa em dia de feira logo percebe um dos diferenciais do local: a presença expressiva de mulheres envolvidas na produção e na comercialização de alimentos. São 54 mulheres nos 47 boxes de comercialização de produtos locais, sendo 13 titulares do seu box.

Em um contexto de inclusão social e produtiva, essas mulheres são produtoras envolvidas na gestão da propriedade, produção de hortigranjeiros e na agroindustrialização de alimentos.

Ester Seide passou a integrar o grupo há mais de 20 anos, incentivada por sua mãe, Nilsa Seide, que já era titular de um box no Mercado Público desde outubro de 1990.

Primeira presidente mulher da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), Ester avalia que a participação das mulheres influencia na organização do Mercado Público e contribui para o associativismo entre produtores. “Essa participação incentiva e inspira outras mulheres a trabalhar e buscar o sustento de suas famílias com produtos oriundos da agricultura e de agroindústrias familiares. Acredito que as mulheres têm uma energia especial para transformar os lugares por onde passam”, afirma. Ester também destaca que entre os feirantes, independente do gênero, existe a parceria e o respeito, sendo que “muitos associados são casais, que trabalham juntos no contexto da agricultura familiar”.

Ester destaca que ainda há muito a ser feito e, para isso, é importante o apoio de parceiros. “Muitos órgãos e entidades, como a Emater e a Prefeitura, sempre nos auxiliam com ideias, melhorias e projetos e isso é maravilhoso para podermos progredir”, comenta, ao exemplificar que, em 2019, as mulheres do Mercado Público tiveram a oportunidade de participar, pela primeira vez, de uma ação do Outubro Rosa e de palestra sobre violência doméstica contra a mulher. Além disso, através da Aprhorosa, em parceria com a Prefeitura, conquistaram a concessão de uso de equipamentos, oriundos de políticas públicas para mulheres, como um microtrator e uma encanteiradeira.

Saiba mais sobre o Mercado Público

O Mercado Público Eclair Moraginski, criado oficialmente em 6 de agosto de 1988, abriga atualmente 47 espaços para feirantes junto à Praça 10 de agosto. São comercializados produtos diversificados, como hortaliças, legumes, frutas e flores, bem como peças artesanais e produtos agroindustrializados, desde panificados, doces, embutidos, conservas e pé-de-moleque, entre outros. O horário de funcionamento é das 17h às 19h, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Com Assistência da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura, os produtores vinculados à Aphrorosa também participam do Encontro Estadual de Hortigranjeiros desde a sua primeira edição, em 1983.

Compartilhe
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Destaque

De Conti pede que Fundação recolha e doe óculos

Publicado

em



Na sessão legislativa desta segunda-feira, 27, o vereador Vitor Daniel De Conti apresentou indicação sugerindo ao Município que crie, através da Fundação Municipal de Saúde, um “Banco Óptico”. A proposta do vereador visa criar um projeto que permita a qualquer cidadão doar seus óculos usados para a FUMSSAR para que esta possa dar nova destinação, beneficiando pacientes da rede pública que necessitam de óculos. Sugere, ainda, que a Fundação desenvolva campanhas para incentivar a doação.
Vitor De Conti ressalta que as pessoas que apresentam deficiência visual se veem obrigadas a trocar de óculos periodicamente e que os mesmos são caros. “Tenho, na gaveta, três pares de óculos. Eles poderiam muito bem servir a outras pessoas. É assim com todos, porque os óculos e armações em desuso são guardados em casa ou entregues nas ópticas quando poderiam ser úteis a outros”, comentou.
O vereador justificou que, muitas vezes, esses óculos continuam em condições de uso e serviriam a pacientes com grau diferente de deficiência. Outras vezes, precisariam de pequenos consertos. Para tanto, a Fundação poderia conveniar com uma óptica ou profissional habilitado.
A proposição de Vitor sugere à Fundação Municipal de Saúde receber esses óculos e armações em toda a rede de postos, para depois fazer uma triagem e conserto, quando necessário, e dar novo encaminhamento em benefício a usuários que têm necessidade.
A indicação do vereador Vitor De Conti foi aprovada e outros parlamentares endossaram a matéria.
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Indumóveis retoma reuniões com a Comissão Central

Publicado

em



A manhã da quinta-feira (30 de junho) foi marcada pela retomada do trabalho de preparação da Indumóveis 2023. Uma reunião realizada no Centro Administrativo do Parque de Exposições reuniu presidentes e integrantes de Comissões, que a partir de hoje intensificarão ações para a feira.
Os voluntários foram recepcionados pelo presidente Tito Feix, que lembrou o trabalho realizado durante e após a pandemia. O empresário reiterou a importância de cada integrante para o sucesso do evento. “O desafio é para que cada comissão a partir de hoje intensifique o trabalho, alinhe projetos e execute ações”, afirmou.
Entre as ações previstas para a edição de 2023 está a Mostra Arq. e Design – com novo layout e localização; Restaurante de negócios, Salão de Imóveis, Concurso de Design e Espaço Startups.
A Indumóveis acontece de 02 a 11 de junho de 2023 no Parque de Exposições de Santa Rosa.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Start Indumóveis 2023 reunirá imprensa

Publicado

em



A Comissão Central da Indumóveis reunirá integrantes , autoridades e a imprensa para um café da manhã quando se dará início oficial da organização para a Indumóveis 2023. O evento está programado para ocorrer a partir das 07h30min, no Centro Administrativo do Parque de Exposições. A imprensa deve confirmar presença pelo fone/whats 55-999185697 com Luciana.

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PORTAL PLURAL LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2022 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Entre em contato

×