Mulher desaparecida há 21 anos é resgatada em situação semelhante à escravidão no RS - Portal Plural
Connect with us

Plantão 24H

Mulher desaparecida há 21 anos é resgatada em situação semelhante à escravidão no RS

Publicado

em

sem titulo 5

15 topo humberto pluralFAST AÇAÍNuvera

Uma mulher que estava desaparecida há 21 anos foi resgatada por uma força-tarefa em uma casa onde prestava serviços domésticos sem remuneração em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, no final de junho. No entendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Adelaide Alexandrete, de 45 anos, foi vítima de trabalho semelhante à escravidão durante todo o período.

“Era uma prisão, né? Só trabalhar, só trabalhar, tu tem que ter liberdade, né? Aos finais de semana, poder sair, poder ir numa loja, comprar uma coisa pra ti, ou sair numa coisa. E ali eu ficava só ali dentro, não podia ir pra lugar nenhum, eu ficava ali só trabalhando, só trabalhando”, relata Adelaide.

Após o resgate, Adelaide foi enviada para um abrigo do município. O Ministério Público do Trabalho (MPT) também entrou no caso e acertou o pagamento de verbas rescisórias à mulher pelo empregador. O MPT busca, agora, reaver as mais de duas décadas de serviços prestados como doméstica sem remuneração.

“A gente identificou que foram 21 anos sem receber salários. Ela nunca teve férias, não tinha descanso semanal remunerado, geralmente aos domingos, décimo terceiro, férias. Nada ela recebeu”, afirma o auditor fiscal do trabalho Rudinei Previatti da Silva.

De acordo com as autoridades, o local em que Adelaide foi resgatada era separado por duas estantes vazadas, o que permitia que ela fosse monitorada 24 horas por dia. Ela afirma que tinha que tomar banho em uma bacia ao lado do quarto porque o banheiro não tinha chuveiro. O procurador do Ministério Público do Trabalho Alexandre Maria Raganin diz que o empregador alega que acreditava que estava “fazendo um favor a uma pessoa em situação de vulnerabilidade, que não tinha como residir, e estava dando abrigo para ela”.

“O que a gente precisa deixar muito claro é que a legislação não autoriza que alguém, se valendo da condição de vulnerabilidade, explore da condição de vulnerabilidade, explore da condição de trabalho em troca apenas da sobrevivência. Isso não tem autorização da legislação brasileira. Terminou há mais de 100 anos”, sustenta o procurador.

A Polícia Federal (PF) de Santa Maria informou que acompanhou o resgate e aguarda o encaminhamento das informações do caso pelo MPT para decidir se vai instaurar um inquérito.

Prontuário médico deu início ao caso

Um prontuário médico de um serviço público de saúde de Santa Maria deu início ao caso. “Paciente extremamente ansiosa, não recebe salário para trabalhar e não tem permissão para ir e vir livremente”, diz um trecho da anotação. O documento trazia, ainda, um questionamento: “paciente submetida a trabalho escravo?”.

O questionamento acendeu um alerta no MTE. A fiscalização, então, decidiu ir até a casa da família em que ela trabalhava“A gente se apresentou e pediu para falar com a dona Adelaide. Acessamos o local que ela estava e ela já saiu com a cara branca dizendo ‘é comigo, comigo, comigo’. Visivelmente, a gente sentia o pânico no rosto dela”, relembra o auditor fiscal do trabalho Rudinei Previatti.

Reencontro com a família e planos

 

O registro do desaparecimento de Adelaide foi feito em 2008 na Delegacia de Polícia de Três de Maio, no Noroeste do estado, mas nunca houve retorno para a família. A mãe disse ter enviado mais de 170 cartas para programas de TV. Uma irmã de Adelaide também costumava publicar pedidos de ajuda em redes sociais.

“Eu já não caminhava mais, eu vivia caindo e levantando à procura dessa filha, perdendo serviço, perdendo emprego, não comia mais, não dormia mais, só chorando”, diz a mãe de Adelaide, Delides Alves Garcia.

Adelaide não sabia que era procurada. “Todo mundo achava que eu tava morta, né?”, disse à reportagem da RBS TV.

Após o resgaste, a equipe do abrigo para onde Adelaide foi levada conectou ela e a mãe por telefone. A emoção marcou o momento do reencontro.

Eu não acredito, minha filha, que tu tá aqui. Eu não acredito, meu anjo”, disse a mãe, emocionada.

Após refazer os laços afetivos com a família, Adelaide quer concluir os estudos. Ela cursou apenas até o 6º ano do Ensino Fundamental. A mulher também quer abrir uma loja para vender as roupas que ela mesmo produz.

FONTE: G1

Compartilhe

Plantão 24H

Corso anuncia que Três de Maio deve ganhar um Mercado Público

Publicado

em

1728466128 86

FAST AÇAÍ15 topo humberto pluralNuvera

A ideia, segundo Corso, é instalar neste local um Mercado Público.

 

Durante entrevista para avaliar a reeleição, o prefeito de Três de Maio Marcos Croso (PP) revelou que o Parque de Máquinas da prefeitura vai mudar para outro lugar. Segundo Corso, parte do atual prédio do Parque de Máquinas está em perfeito estado de conservação e poderá ser utilizada. A ideia, segundo Corso, é instalar neste local um Mercado Público.

Corso contou que o projeto está pronto há alguns meses e prevê, além do espaço para os agricultores familiares que participam da atual Feira Municipal, estacionamento, brinquedos, monumentos, praça de convívio arborizada.

 

Sobre o investimento que será feito, o prefeito disse que ainda não sabe o custo total do empreendimento.

Fonte: Rádio Colonial FM

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Parati colide lateralmente em Fusca no centro de Três Passos

Publicado

em

462362684 1332988684505723 1435247447634243625 n

NuveraFAST AÇAÍ15 topo humberto plural

Nesta terça-feira (08), a guarnição da Brigada Militar foi acionada para uma ocorrência de trânsito em que uma Parati chocou contra um Fusca no centro de Três Passos.
Ao chegar no local, a guarnição fez contato com as partes em que foi relatado que uma S10 se locomovia pela rua Borges de Medeiros e ao adentrar na rua Daltro filho/centro e realizar uma conversão à esquerda, ouviu um estouro na traseira, onde teve seu veículo colidido pelo veículo Parati que seguia pela rua General Daltro filho.
O condutor da Parati relatou que teve sua frente cortada pelo veículo S10 que adentrava nesta rua. Com o impacto, a Parati acabou colidindo e chocando lateralmente com o veículo Fusca que estava estacionado.
Do acidente restou somente danos materiais. O proprietário do veículo fusca não se encontrava no local, este que durante o acidente encontrava-se estacionado. Os condutores foram orientados para a remoção dos veículos.
Foto: Reprodução redes sociais
Fonte: Rádio Alto Uruguai – com informações do 7°BPM
Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Plantão 24H

Capotamento na BR-158 deixa condutor ferido em Panambi

Publicado

em

1728462795 93

Nuvera15 topo humberto pluralFAST AÇAÍ

Um acidente de trânsito foi registrado por volta das 13h45min desta terça-feira (8) no KM 148 da BR-158, na localidade de Linha Iriapira-1, em Panambi. Um homem de 63 anos, residente em Condor, perdeu o controle de sua caminhonete Toyota SW enquanto seguia no sentido Panambi-Condor, resultando em um capotamento.

De acordo com as informações, o condutor estava sozinho no veículo. Ele foi socorrido por uma equipe de Saúde de Condor e encaminhado para atendimento médico na cidade. O Corpo de Bombeiros de Panambi também foi acionado para prestar assistência no local. O acidente não envolveu outros veículos, e a remoção da caminhonete ficou a cargo do proprietário, que acionou o serviço de guincho Marcon, de Panambi.

 

Fonte: Panambi News

Compartilhe
[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Compartilhe

[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Trending

×

Entre em contato

×