Mulher de São Gabriel é monitorada por suspeita de coronavírus – Portal Plural
Connect with us

Destaque

Mulher de São Gabriel é monitorada por suspeita de coronavírus

Reporter Cidades

Publicado

em



A Secretaria Municipal da Saúde de São Gabriel está monitorando uma paciente mulher que foi atendida com sintomas do coronavírus após chegar de viagem a França, no dia 21/02. Ela está internada na Santa Casa de Caridade, em isolamento.

O Secretário Municipal da Saúde, Ricardo Coirolo, notificou as autoridades estaduais e federais, e disse que não há motivo para pânico e que os procedimentos adotados seguem normas do Ministério da Saúde. “Ela está internada na Santa Casa e fará exames na manhã desta quinta-feira, que serão levados ao Laboratório Central do Estado em Porto Alegre (LACEN), e após isso será liberada para ficar em casa enquanto não saem os resultados, monitorada e em isolamento, de acordo com o que determina o Ministério da Saúde”, explica.

Fonte: Caderno7 | Foto: Divulgação Santa Casa

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Estado anuncia quitação em dia dos salários até abril de 2021

Portal Plural News HZ

Publicado

em



O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quarta-feira (27/1), o calendário de pagamento do funcionalismo até o mês de abril de 2021, que deverá ser mantido em dia, como ocorre desde novembro de 2020.

A possibilidade de anunciar pela primeira vez o calendário para período mais dilatado se devem aos cenários traçados pela Secretaria da Fazenda com base nas projeções de ICMS, no calendário do IPVA e nos impactos das reformas que geraram resultados já em 2020. No final de maio, o governo deverá atualizar as informações sobre os pagamentos seguintes.

“Essa é uma grande conquista do nosso Estado, porque os atrasos ocorriam há 57 meses. A retomada só foi possível porque o nosso governo fez uma série de reformas, que completam um ano agora, em janeiro. Graças às reformas, reduzimos o déficit previdenciário em mais de R$ 1 bilhão”, disse o governador em vídeo divulgado nas redes sociais (veja abaixo).

Leite destacou que as reformas nas carreiras dos servidores, o avanço nas privatizações, concessões e parcerias com o setor privado, e a gestão adequada do caixa do Estado estão fazendo com que o Rio Grande do Sul honre seus compromissos com servidores, hospitais, prefeituras e fornecedores. Além disso, têm permitido que o RS volte a investir, por meio de obras de saneamento e infraestrutura, como melhorias em estradas e aeroportos, e reposição de servidores da Segurança Pública e da Educação, em novo concurso que ocorrerá em breve.

“É muito importante que o Rio Grande do Sul continue neste caminho e aprofunde as reformas da máquina pública. São elas que permitem colocar os salários em dia e estão criando um Estado mais moderno, competitivo e, por consequência, um Estado melhor para todos”, acrescentou.

O governo firmou compromisso, em janeiro de 2019, de garantir máxima previsibilidade aos servidores, sempre anunciando as condições de pagamento até o final de cada mês. “Mantemos esse compromisso de transparência, inclusive quando é possível anunciar um calendário mais longo, como ocorre neste momento em que regularizamos o fluxo de caixa, com os salários e os fornecedores da Tesouraria Central em dia”, afirmou Leite.

Para o secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, o Estado passa por um momento muito importante. “O governo tem um plano de ajuste que vem sendo implementado desde 2019. Com contenção de despesas e modernização da receita, com as reformas previdenciária e administrativa, com o apoio da Assembleia para a manutenção de alíquotas em 2021 e, mais recentemente, com a regularização do fluxo de caixa, avançamos em etapas muito relevantes para as finanças, que podem ser percebidas pela sociedade gaúcha, como na possibilidade de planejar a reposição de servidores em áreas estratégicas nos próximos anos. Mas este processo não terminou, seguimos sem condições de pagar a dívida com a União e com o décimo terceiro de 2020 sendo quitado em parcelas, que são algumas das evidências de que precisamos seguir avançando”, afirmou o secretário.

Marco Aurélio acrescentou que neste mês de janeiro também está confirmado o pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2020, no valor de R$ 115,2 milhões. Ainda de acordo com o secretário, o quadro econômico é incerto e a fragilidade fiscal do Estado impõe a continuidade de medidas firmes de contenção de gastos e de modernização da gestão. “Colocar o salário em dia é reflexo de um processo em curso, mas não significa de forma alguma a solução de todos os desafios. O Estado não tem poupança, segue com pagamentos suspensos por liminar e dependemos da arrecadação de cada mês para pagar as despesas básicas”, ressaltou.

Conforme o Tesouro do Estado, a quitação da folha do Executivo será feita sempre nos últimos dias úteis de cada mês, conforme cronograma abaixo. O Tesouro também ressalta que neste mês de janeiro seguem em dia os pagamentos dos fornecedores da Tesouraria Central, como merenda escolar, transporte escolar, serviços e obras de construção, ampliação e reforma de escolas e outros imóveis destinados à área da segurança, locações ou fornecimento de máquinas, de equipamentos e de veículos, seguros, limpeza, vigilância e mão de obra terceirizada, entre outros, que foram regularizados no final de 2020.

Programação da quitação da folha do Executivo até abril:
• Folha de janeiro + 1ª parcela do 13° de 2020:       29/1
• Folha de fevereiro + 2ª parcela do 13° de 2020:    26/2
• Folha de março + 3ª parcela do 13° de 2020:         31/3
• Folha de abril + 4ª parcela do 13° de 2020:            30/4

Fonte: Acessoria de Imprensa

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

90ª Festa Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Mauá está cancelada

O motivo é a pandemia do coronavírus

Pável Bauken

Publicado

em



A festa religiosa é uma das maiores e tradicionais da região, atraindo anualmente entre 7.000 a 15.000 pessoas.

A primeira edição da festa foi realizada em 1931, sendo que apenas em 1941 não ocorreu devido a troca de local do evento, subindo 1.100 metros do ponto onde ocorreu o resgate e havia sido construído a primeira capela, ou seja, mudou para o local onde é realizado atualmente.

Devido a pandemia do coronavírus, a 90ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, de Porto Mauá está cancelada. A festa cristã é realizada anualmente no dia 02 de fevereiro.

Haverá apenas: Tríduo nos pavilhões, sem cadeiras, nos dias 29, 30 e 31, às 19h30min; Procissão (carreata com carros) levando a imagem, às 9h30min; Missa, sem cadeiras, às 10h e retirada de churrasco / saladas a partir das 11h sem bancos / cadeiras.

Desde 1931 até 2014, milhares de pessoas participavam anualmente das procissões fluviais, tanto nas balsas de madeira (antigas), como nas de metais (atuais), sendo que nunca ocorreu nenhuma morte, mas a partir de 2015, por medida de segurança da Marinha, somente foi permitido o ingresso nas balsas o número de pessoas de acordo com a quantia de coletes salva-vidas, reduzindo para pouco mais de uma centena de participantes em cada balsa, tirando o brilho das festas (ponto alto), consequentemente, reduzindo gradativamente o número de pessoas que vem participar da procissão fluvial.

Informação Vilson Winkler

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Destaque

Unidade de Saúde Mental do HVS adere à Campanha Janeiro Branco

Pável Bauken

Publicado

em



A Unidade de Saúde Mental, do Hospital Vida & Saúde, está promovendo atividades alusivas ao Janeiro Branco: mês voltado à promoção e prevenção da Saúde Mental e emocional.

Instituída nacionalmente em 2014, a Campanha tem o propósito de chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental. A escolha pelo mês de janeiro se deu em função de termos simbólicos e culturais, que definem que as pessoas estão mais propensas a reflexão no primeiro mês do ano.

Ao longo de todo o mês, os profissionais da Saúde Mental do HVS têm discutido amplamente o tema, tanto entre os colaboradores, quanto com os pacientes. “Trata-se de um mês para (re) pensarmos nosso autocuidado e bem-estar, refletirmos sobre nossa qualidade de vida e de relacionamentos interpessoais em todos os espaços que ocupamos”, explica a enfermeira coordenadora da Unidade, Fernanda Flores.

Rodas de conversa, discussões com registros individuais e coletivos e exposições de relatos têm sido algumas das atividades. Além disso, uma árvore de recados foi montada no Setor, com frases e poemas motivacionais sobre o cuidado com a saúde mental.

A psiquiatra Lana Rubia Barbaro, médica responsável pela Unidade, destaca uma tendência preocupante de aumento de número de casos de pessoas com algum tipo de transtorno. “Nas últimas décadas presenciamos um aumento impressionante da quantidade de evidências disponíveis sobre o prejuízo e o impacto sofrido pelas pessoas com transtornos mentais. Dentre as emergências psiquiátricas mais comuns temos: transtornos relacionados ao uso de álcool e drogas, transtornos de humor, transtornos ansiosos, psicoses e tentativas de suicídio, sendo que o comportamento suicida tem apresentado tendência de crescimento principalmente na faixa etária mais jovem”, explica.

Embora os casos aumentem, a médica relata a eficiência dos tratamentos e a importância da busca pelo atendimento especializado: “Hoje podemos dizer que, se adequadamente tratadas, a maioria das pessoas com transtornos mentais pode se recuperar, levar vidas produtivas e fazer contribuições positivas para o desenvolvimento de suas famílias e comunidade”, finaliza.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

ENQUETE

Trending

© 2020 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


error: Conteúdo protegido, para ter acesso seja nosso parceiro entre em contato no whats (55) 984161736
×