Destaque
MPF e MPRS firmam TAC com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa para redução das filas
O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS), em atuação conjunta, firmaram termo de ajustamento de conduta (TAC) com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), no qual a FUMSSAR assumiu o compromisso de que o atendimento de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde para consulta eletiva (não prioritária) com médico especialista observe o prazo de espera máximo de 12 meses. Já para os pacientes identificados como de atendimento prioritário, foi estabelecido o prazo máximo de 60 dias para a consulta com médico especialista..
O compromisso foi assumido após MPF e MP identificarem prazos de espera excessivamente longos para a realização de consultas médicas eletivas no município de Santa Rosa. Constatou-se que, de um total de 16 especialidades atendidas, oito delas (traumatologia/coluna, traumatologia/joelho, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, neuropediatria, cirurgia vascular e cardiologia) possuíam filas superiores a um ano, com prazos de espera que chegavam a até quatro anos.
Foi estabelecido o prazo de um ano para implementação das obrigações assumidas e adequação das filas aos prazos previstos. Para tanto, caberá à FUMSSAR a adoção de todas as medidas necessárias, dentre elas o encaminhamento de pacientes para reavaliação nas Unidades Básicas de Saúde, a utilização dos serviços de Telessaúde, o incremento do número de consultas especializadas eletivas e a realização de mutirões de consultas.
Curiosidades
Exercício ilegal da profissão é crime? Saiba Mais

Todo profissional que exerce uma profissão regulamentada por lei e não possui formação específica ou uma habilitação legal ( registro, inscrição) está trabalhando de forma ilegal.
Por tanto, para exercer funções regulamentadas não basta apenas aprender ou ter uma habilidade, é necessário preencher as condições exigidas por lei.
De acordo com a lei de contravenções penais, esse tipo de atitude é considerado crime e a pena é de 15 dias à 3 meses ou multa.
Destaque
Mantei libera R$ 1 milhão em obras

Destaque
Bebê “gigante” nasce com 5,5 quilos no RS

O nascimento de um bebê com 5,580 quilos e medindo 53 centímetros, em Sapiranga, no Vale do Sinos, chamou a atenção no município. Mariana Luana veio ao mundo em 1º de agosto e as fotos da “bebê gigante” atraem olhares curiosos. A mãe, Denise Luana Krummenauer, 32 anos, conta que tem outros cinco filhos, e que todos foram considerados grandes ao nascer.
O menor deles nasceu com 3,900 quilos, outros dois nasceram com mais de 4 quilos e os outros dois com mais de 5 quilos.
De acordo com o médico pediatra e obstetra William Hara, responsável pela cesárea, Denise tem pressão alta e apresentou diabetes gestacional, condição se deve ao aumento da resistência insulínica causada pelos hormônios da gestação e é comum em casos de bebês grandes. Nas gestações anteriores Denise não apresentou hipertensão nem diabetes.
Para garantir a chegada de Mariana com saúde ao mundo, Denise teve a diabetes gestacional controlada por meio da alimentação, com dieta, sem necessidade de medicação.
De acordo com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, o peso médio dos bebês ao nascerem fica entre 3 quilos e 3,3 quilos.
Depois do parto, Mariana Luana ficou em observação por 48 horas, mas não apresentou hiperglicemia (nível alto de glicose no sangue) nem hipoglicemia (nível baixo de glicose), e recebeu alta.
O pai, Leomar Farias, afirma que a reação do casal foi de muita alegria com o nascimento da filha e que não esperavam tanta repercussão pelo tamanho e peso da menina ao nascer.
A gestação foi de 41 semanas, e Denise conta que teve de parar de trabalhar quando chegou aos oito meses porque estava difícil até para se movimentar.
-
Clima/Tempo3 anos atrás
Frio e gelo pode atingir o Brasil já em abril
-
Destaque2 anos atrás
Paciente com suspeita de coronavirus em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
94 empresas já anunciam fechamento em Santa Rosa
-
Uncategorized2 anos atrás
Isadora Heinrich é localizada viva em cativeiro
-
Uncategorized3 anos atrás
Corpo de homem é encontrado sem vida
-
Uncategorized2 anos atrás
Grave acidente na RS 344 em Santa Rosa
-
Destaque2 anos atrás
Decretado estado de calamidade pública em Santa Rosa
-
Uncategorized3 anos atrás
Moradora acorda com gritos de mulher que fazia sexo e aciona a BM