Movimento nos aeroportos deve ser 41% menor neste fim de ano – Portal Plural
Connect with us

Geral

Movimento nos aeroportos deve ser 41% menor neste fim de ano

Infraero estima em 1,91 milhão o número de passageiros

Publicado

em

© 19/5/2020.REUTERS/Amanda Perobelli


Administradora de 48 aeroportos brasileiros, incluindo Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estima que o número de pessoas que usarão seus terminais durante as festas de fim de ano será 41% menor que há um ano.

Pelos cálculos da estatal aeroportuária, os 32 aeroportos com voos comerciais regulares que estão sob sua responsabilidade receberão 1,91 milhão de passageiros, entre hoje (18) e o próximo dia 4. Durante as festas de fim de ano de 2019, 3,27 milhões de usuários passaram pelos aeroportos administrados pela Infraero, que respondem por cerca de 30% da movimentação de passageiros no país.

A previsão é que, no mesmo período, ocorram 16,4 mil pousos e decolagens – um número 40% inferior ao registrado no período de festas entre 2019 e 2020. Os dias de maior movimento devem ocorrer entre 21 e 23 de dezembro e  4 de janeiro, quando muitas pessoas retornarão das festas.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a partir da segunda quinzena de dezembro e até o fim da semana que vem, a média diária de decolagens previstas para ocorrer em todos os aeroportos do país oscila entre 72% e 70% da média das semanas anteriores à confirmação da presença do novo coronavírus no Brasil, no fim de fevereiro.

De acordo com a entidade, se, em média, 1.663 partidas diárias se concretizarem, a movimentação durante o mês de dezembro ficará em torno de 69% do nível pré-crise sanitária. Para para a primeira semana de março, estavam previstos, em média, 2,4 mil partidas domésticas diárias nos aeroportos do país.

Segurança

Para tentar minimizar os riscos de contágio pelo novo coronavírus, a Infraero recomenda que os usuários procurem antecipar o check-in por meio dos canais digitais da empresa aérea..Também aconselha a terem cópia da passagem no celular, para não ser necessário manusear cartões de embarque impressos.

De acordo com regras adotadas em todos os aeroportos do país, a estatal recomenda que, em caso de viagens nacionais, as pessoas cheguem ao aeroporto com, no mínimo 1h30 antes do horário do voo. Se o voo for internacional, o aconselhável é chegar com pelo menos 3 horas de antecedência.

É necessário manter o distanciamento físico, respeitando as sinalizações e evitando aglomerações. O uso de máscaras é obrigatório tanto no aeroporto quanto durante a viagem. Dispensadores de álcool foram espalhados pelos aeroportos e recomenda-se que as pessoas que fizerem compras em lojas, restaurantes ou lanchonetes evitem utilizar dinheiro, priorizando o pagamento com cartões ou aparelhos de celular.

Outras recomendações de segurança podem ser consultadas no site da Infraero.

ebc

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Estado e município de Gramado elaboram projeto de testagem em turistas

Publicado

em



A fim de evitar a propagação de novas variantes do coronavírus na região da Serra, local de alto fluxo de turistas, a Secretaria da Saúde (SES) e a prefeitura de Gramado iniciaram a elaboração de um projeto de testagem de visitantes na chegada ao município e acompanhamento dos casos que se mostrarem necessários. Ainda sem data de início da execução confirmada, os detalhes do projeto serão debatidos entre equipe técnica dos dois entes. “Certamente neste segundo semestre, devemos receber mais visitantes de outros locais do país no Estado, e precisamos de estratégias para evitar a transmissão do vírus”, ressaltou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

O especialista em saúde do Laboratório Central do Estado (Lacen), Richard Steiner Salvato, lembrou de que duas das variantes de preocupação do coronavírus (a P.1, que teve primeiro registro no Amazonas, e a Delta, com primeiro registro na Índia) foram identificadas a primeira vez no Estado neste município. “Isto comprova a necessidade de cuidado redobrado”, acrescentou Arita.

Também em pauta na reunião, a secretária Arita informou que a SES está trabalhando em um estudo para corrigir possíveis defasagens na distribuição de doses da vacina contra a covid-19, e realizar remanejos que beneficiem municípios que possuem população maior do que as estimativas ou que vacinam muitas pessoas de fora do seu próprio território, como é o caso de Gramado e outras cidades serranas. O estudo será apresentado nos próximos dias em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). “Queremos que as cidades da serra sejam locais seguros também em relação à prevenção da covid-19”, concluiu a secretária.

 

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Santa Rosa terá Centro Macrorregional de Referência em Autismo

Publicado

em



Santa Rosa foi contemplada com um Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa teve a aprovação no processo de seleção do Programa Estadual TEAcolhe, que incentiva a integração e a expansão das práticas e atividades em rede. A solenidade oficial foi realizada nesta segunda-feira no Palácio Piratini. O Presidente da FUMSSAR Délcio Stefan participou do ato. A conquista foi possível graças ao empenho e dedicação da Fundação e das Secretarias de Gestão, Educação e Desenvolvimento Social que trabalharam muito para realização do projeto que teve aprovação do estado. Com um processo bem criterioso, de todas propostas encaminhadas, apenas Santa Rosa, Pelotas e Cachoeira do Sul foram contempladas.

Com o Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), vai ser possível oferecer retaguarda assistencial e suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios da macrorregião de saúde. O trabalho será realizado por meio de matriciamento, nas áreas de saúde, educação e assistência social. Essa conquista, segundo o presidente da Fundação, Délcio Stefan, ratifica o trabalho desenvolvido até aqui, “Estamos imensamente felizes com essa conquista pois estamos sempre buscando o melhor para os nossos usuários e famílias e aperfeiçoando nossos serviços para mais municípios da nossa macrorregião”.

O Centro Macrorregional de Referência em TEA desenvolverá um trabalho de matriciamento, que contará com uma equipe multiprofissional composta por: médico neurologista, psicóloga e psicopedagoga. Esses profissionais irão desenvolver ações de encaminhamento, estruturação e formações não somente para Santa Rosa, mas para os demais municípios pertencentes à macrorregião. O acolhimento, os encaminhamentos e a troca de informações dentro dessa rede, possibilitará às famílias, melhor qualidade e agilidade no atendimento.

O matriciamento é baseado na metodologia de gestão e trabalho, que busca ampliar os atendimentos e as ações por meio da articulação e do compartilhamento de saberes, práticas e aperfeiçoamento da equipe matriciadora. Essa organização visa mapear as necessidades locais, regionais e macrorregionais, incentivar a criação de referências em autismo nos municípios e nos serviços da macrorregião e, também, fortalecer redes locais existentes. O Prefeito Anderson Mantei destaca a importância de todo esse trabalho e também que essa foi uma promessa de campanha, “Este é um dos itens destacados no nosso plano de governo e que agora se torna realidade no nosso município. Nos sentimos muito orgulhosos por essa importante conquista que vai qualificar ainda mais o atendimento para os autistas, dentro do nosso processo de inclusão”.

Neste primeiro momento o novo Centro será junto ao CEREST Fronteira Noroeste, a Farmácia Municipal e ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares. Em médio prazo, realocado para um local definitivo. O Centro vem consolidar Santa Rosa como exemplo de qualificação no atendimento, agora com maior abrangência e ampliação dos serviços prestados. Esta nova etapa vem agregar na trajetória de trabalho em TEA que já vinha sendo realizada pelo CER II – Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual. O CER II, na modalidade intelectual, divide a demanda de atendimentos com a APAE, atendendo Santa Rosa e mais 04 municípios da região. A partir de agora, a experiência de Santa Rosa se torna referência para outros 79 municípios pertencentes da Macrorregião de Saúde Missioneira que está localizada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com uma população de 886.927 habitantes (TCU 2018). A macrorregião está dividida em quatro Coordenadorias Regionais de Saúde (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS) e também dividida em quatro Regiões de Saúde que são: R 11 – Sete Povos das Missões (12ª CRS – Santo Ângelo); R 12 – Portal das Missões (9ª CRS – Cruz Alta); R 13 – Diversidade (17ª CRS – Ijuí) e R 14 – Fronteira Noroeste (14ª CRS – Santa Rosa).

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Geral

Projeto Prefeito Mirim em Santa Rosa

Publicado

em



Mais uma turma de crianças esteve na Prefeitura. Elas participaram do Projeto Prefeito Mirim. O prefeito Anderson Mantei e o vice Aldemir Ulrich receberam as crianças no Gabinete. O objetivo é oportunizar que as crianças conheçam a prefeitura e que possam contribuir com sugestões.

Nesta visita participaram crianças de diferentes localidades. A visita começou com um encontro na Sala de Reuniões, onde todos puderam apresentar suas demandas e sugestões para melhorias do município. Pedidos de praça, melhorias na escola, asfalto, cuidados com os animais da cidade, foram algumas das demandas entregues em “ofícios” personalizados com desenhos. Os encontros do projeto são sempre emocionantes, segundo o prefeito, “Cada encontro é uma surpresa e uma emoção diferente, eu fico extremamente feliz por ver essas crianças terem interesse em participar da comunidade”.

Patrick Drutzmann do Lajeado Tigre agradeceu a oportunidade de conhecer o gabinete, falou sobre as demandas do interior e entregou um melado de presente para o prefeito e o vice, “Estou muito feliz por estar aqui e conhecer onde o senhor trabalha, tenho muita admiração por você prefeito”. Anderson agradeceu e mostrou para o Patrick e para as demais crianças como é o seu dia a dia e sobre o seu trabalho. O Deputado Sérgio Turra que estava visitando a cidade também participou do projeto.

Os participantes conheceram a Prefeitura e o gabinete do vice-prefeito Aldemir Ulrich, “A curiosidade e o interesse de todos é muito motivante, queremos com o projeto estimular ainda mais que essas crianças sejam jovens e adultos participes da sociedade”, destaca Aldemir. O projeto Prefeito Mirim é organizado pela Secretaria de Comunicação. Quem tiver interesse deve entrar em contato para agendar a visita.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×