Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia – Portal Plural
Connect with us

Política

Morre Maguito Vilela, prefeito licenciado de Goiânia

Publicado

em



 

 

Político lutava contra uma infecção de bactérias e fungos nos pulmões após se recuperar da Covid-19. Ele estava há mais de 80 dias em UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

 

O ex-governador de Goiás e prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), faleceu nesta quarta-feira (13), aos 71 anos. A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da capital, Bruno Rocha Lima. O político estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência do coronavírus, do qual já havia se recuperado.

A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital informou que Maguito deve ser sepultado em Jataí, “sua terra natal”. O corpo dele saiu, às 13h do Aeroporto de Congonhas, em SP. A previsão é que, ao chegar em Goiás, aconteça uma breve cerimônia, por volta de 15h30, em Aparecida de Goiânia, onde ele já foi prefeito. Em seguida, o corpo seguirá em um carro do Corpo de Bombeiros para o Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, onde será velado.

O Hospital Albert Einstein confirmou a morte do político. Segundo a unidade de saúde, Maguito faleceu às 4h10 desta quarta-feira.

No último dia 7, Maguito chegou a apresentar uma melhora no estado de saúde e o filho dele, Daniel Vilela, que também é presidente estadual do partido, disse que o pai estava mais “falante”. A família tinha expectativa que Maguito pudesse passar o aniversário em casa. No próximo dia 24, ele completaria 72 anos.

Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em intervalo de menos de dez dias em agosto de 2020. No dia 19, morreu Nelma Vilela Veloso, de 76 anos, que tinha diabetes e problemas pulmonares, comorbidades que agravaram o quadro. Já no dia 28, a irmã mais velha, Nelita Vilela, de 82 anos, também faleceu.

O político passou por vários cargos públicos em Goiás: vereador, prefeito, governador e senador. Foi eleito gestor da capital com 52% dos votos no 2º turno das Eleições 2020, tomou posse de forma virtual e se licenciou do cargo. Relembre a carreira dele.

Com a morte de Maguito, Rogério Cruz (Republicanos) vai assumir a administração de Goiânia.

 

 

Internações e tratamento

Luiz Alberto Maguito Vilela testou positivo para o coronavírus em 20 de outubro de 2020. Dois dias depois, ele foi internado em um hospital de Goiânia.

No dia 27 de outubro, o político recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, ele foi transferido para São Paulo.

Maguito foi entubado três dias depois, após piora no quadro respiratório. No dia 8 de novembro, ele foi extubado, mas o político ainda precisava de suporte de oxigênio.

No dia 15, data do primeiro turno da eleição, o emedebista foi entubado pela segunda vez para fazer uma broncoscopia para verificar as causas da piora na inflamação dos pulmões.

Dois dias depois Maguito começou um tratamento respiratório com uma máquina chamada ECMO, que funciona como os pulmões e o coração de forma artificial. Além do procedimento, o político passou por uma hemodiálise para ajudar as funções dos rins.

No dia 24, ele passou por uma cirurgia de traqueostomia, que consiste em abrir um pequeno buraco na garganta, diretamente na traqueia, para auxiliar na respiração.

Em 3 de dezembro, após testar negativo para Covid-19, Maguito foi transferido para um leito de UTI comum do hospital. Depois de dois dias, a ECMO foi retirada.

No dia 9 de dezembro, os médicos começaram a redução intensa dos sedativos. Filho dele, Daniel Vilela chegou a dizer que o pai demonstrou plena consciência sobre ser o prefeito eleito de Goiânia.

Ainda na UTI, Maguito tomou posse por meio de assinatura eletrônica. Segundo o médico Marcelo Rabahi, que acompanhou e tratou o político, nesse dia ele demonstrou boas chances de recuperação.

Em 11 de dezembro, o político apresentou um sangramento nos pulmões e passou por uma cirurgia para controlar o quadro. Após o procedimento, ele não teve mais hemorragias nos órgãos e voltou a ter um quadro estável, com redução dos sedativos.

Na tarde do mesmo dia que ele apresentou melhora – último dia 7 de janeiro, Maguito teve, novamente, uma piora no quadro de saúde com uma infecção grave nos pulmões provocada por bactérias e fungos. A equipe médica iniciou tratamento com antibióticos e remédios vasoativos para controlar a pressão arterial de forma artificial.

O advogado e político goiano Luiz Alberto Maguito Vilela, de 71 anos, nasceu em Jataí, no sudoeste do estado, em 24 de janeiro de 1949. Ele foi casado com Sandra Regina Carvalho Vilela. Após a separação, casou-se com Carmen Silva, com quem viveu até 2013. Atualmente era casado com Flávia Teles.

Ele deixa quatro filhos: Vanessa, Daniel, Maria Beatriz e Miguel; e uma enteada: Anna Liz.

 

 

FONTE: G1

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vereadores Petistas indicam fechamento de quadras cobertas das escolas

Publicado

em



Vereador Dado Silva indicou matéria, em conjunto com Marcia Carvalho e Regis Bonmann, ao Executivo Municipal, que, parte do recurso de R$ 4.700.000,00 (quatro milhões e setecentos mil reais), oriundos do repasse da empresa CEEE-Distribuidora, referente a dívidas com ICMS, destinados ao Município, seja utilizado para o fechamento das quadras cobertas das escolas municipais, transformando-as em pequenos ginásios. Como a exemplo da escola da Linha 15 de Novembro, onde existia a quadra coberta e com o fechamento da mesma, a comunidade escolar pode utiliza-la para a prática de esportes bem como atividades culturais com qualquer tempo. Hoje temos escolas municipais com quadras cobertas, na Comunidades da Gloria, Jardim, Santos, Valdemar Pisoni, Planalto, Candeia, Balneária e São Francisco.

“É sabido que foi amplamente noticiado na imprensa local, que o Município de Santa Rosa foi contemplado com o valor de mais de R$ 4.700.000,00, oriundos da dívida da CEEE com ICMS. E é de grande importância para as escolas terem um espaço para abrigar seus alunos e a comunidade escolar em suas atividades, de forma a preservar a saúde e bem-estar dos mesmos”. Diz Dado Silva.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Vereadores fazem homenagem ao professor Dr. Antólio Gakh

Publicado

em



Vereador Dado Silva indicou à Mesa Diretora, subscrito por Marcia Carvalho, Regis Bonmann e Rafael R. da Costa, o envio de Menção Honrosa, ao santa-rosense e filho ilustre, Professor Dr. ANTÓLIO GAKH – primeiro professor da Língua Portuguesa no Leste Europeu.

Anatólio Gakh nasceu em 18 de setembro de 1937, no então Povoado de Pratos, Município de Santa Rosa, RS.

Aos 15 anos, Anatólio Gakh deixou o Rio Grande do Sul e foi com a família para o leste europeu, mais precisamente para a antiga União Soviética. Lá, construiu a carreira como professor catedrático da Universidade de São Petersburgo e, na década de 60, ajudou a fundar o primeiro centro de estudos da língua portuguesa no país. Hoje, ao completar 83 anos, Gakh carrega o título de ser o primeiro e mais importante professor de português na Rússia.

Professor Antólio manteve contato com sua antiga terra e levou a língua portuguesa e alguns costumes deste povo, aos seus alunos na Rússia. Se tornando atualmente, naquele país, a pessoa mais importante em relação a Língua Portuguesa.

A história deste santa-rosense levou professores/as do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa, a prestar uma homenagem ao Professor Antólio, na tarde do dia 01 de julho deste ano. O professor ensinou não só o conhecimento sobre a língua, mas também em suas aulas ecoava o amor pela literatura, pela terra brasileira, o solo gaúcho e sua querida Santa Rosa. Os participantes destacaram que centenas de jovens russos puderam entrar em contato com a língua portuguesa, a cultura e a literatura brasileiras por meio do trabalho do professor. Seu amor por sua língua de origem marcou positivamente e encantou muitos, uma vez que autores brasileiros, como Jorge Amado, José de Alencar e tantos outros, ficaram conhecidos na Rússia e no Leste Europeu por sua influência. O Brasil, que hoje se divulga por telenovelas e músicas através da mídia comercial, há décadas se fazia conhecer por um homem só, com a sua paixão e a força de rio-grandense.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Política

Cléo Brinhol faz duas indicações na sessão da Câmara

Publicado

em



A vereadora Cléo Brinhol do Cidadania23, na última sessão da Câmara de Vereadores de Santa Rosa, realizou duas indicações.

“Analisado e tomado as providências cabíveis, para a realização do serviço de máquinas de forma gratuita para nivelamento, escoamento, ensaibramento e recolocação dos acessos as residências rurais de pessoas enquadradas como beneficiaria de programa social governamental ou laudo emitido por assistente social, destinado as pessoas de baixa renda. Que a inexistência de um acesso com as possibilidades de trafegabilidade acaba dificultando a locomoção, principalmente em pessoas idosas ou enfermas, inclusive para consulta médica em que depende de outras pessoas para auxiliar na locomoção”, indicou a vereadora.

A outra indicação trata da Instalação de um redutor de velocidade e Sinalização no asfalto, na Avenida Expedicionário Weber, mais precisamente em frente a Churrascaria Gaúcho n° 3427 até a Rótula Albino Ritt. “Estou pedindo providências, pois esta via é de intenso movimento de carros, motos, caminhões e ônibus. Onde inclusive ocorreram vários acidentes”, finalizou a vereadora.

[mailpoet_form id="1"]
Continue Lendo

Trending

PLURAL AGÊNCIA DE PUBLICIDADE LTDA
ME 33.399.955/0001-12

© 2021 PORTALPLURAL.COM.BR Todos os direitos reservados.


×

Powered by WhatsApp Chat

×